(FUVEST) Brasil: Estabelecimentos de agricultura familiar e não familiar
Sobre a produção agrícola brasileira e os dados apresentados nos cartogramas, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
Durante muito tempo, os fungos foram considerados vegetais, mas hoje são considerados um Reino à parte, pois apresentam um conjunto de características próprias: não sintetizam clorofila, em sua grande maioria não possuem celulose e não armazenam amido como substância de reserva. Com relação aos fungos considere as afirmações a seguir.
I - As leveduras são capazes de fermentar carboidratos e, portanto, são indispensáveis à indústria de bebidas alcoólicas na produção de cerveja, vinho e vodka.
II - Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pacientes imunodeprimidos, como, por exemplo, portadores do vírus HIV.
III - Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos relacionados ao desenvolvimento de câncer hepático em pessoas.
É correto o que se afirma em:
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
História e variações do cuscuz
O kuz-kuz ou alcuzcuz nasceu na África Setentrional. Inicialmente, feito pelos mouros com arroz ou sorgo, o prato se espalhou pelo mundo no século XVI, sendo feito com milho americano. No Brasil, a iguaria foi trazida pelos portugueses na fase Colonial. Estava presente apenas nas mesas das famílias mais pobres e era a base da alimentação dos negros. Em São Paulo e Minas Gerais, o prato se transformou em uma refeição mais substancial, recheado com camarão, peixe ou frango e molho de tomate. No Nordeste, a massa de milho feita com fubá é temperada com sal, cozida no vapor e umedecida com leite de coco com ou sem açúcar.
Disponível em: www.mundolusiada.com.br. Acesso em: 3 mar. 2020.
Apesar do alimento descrito no texto ser uma das delícias da culinária da nossa terra, uma dieta baseada predominante nesse alimento deveria ser evitada por pessoas que tivessem
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
(UNESP) Uma coleção de artrópodes é formada por 36 exemplares, todos eles íntegros e que somam, no total da coleção, 113 pares de patas articuladas. Na coleção não há exemplares das classes às quais pertencem o caranguejo, a centopeia e o piolho-de-cobra.
Sobre essa coleção, é correto dizer que é composta por exemplares das classes Insecta e:
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
A organização dos mapas e guias de ruas de uma cidade é fundamental para a exata localização do lugar a que se deseja ir.
Nas buscas feitas pela internet, pode-se, por exemplo, informar, entre outras coisas, o número do imóvel, o nome da rua, o bairro, a cidade, o estado, o país e o continente.
Por outro lado, ao se estudar a vida, também se podem distinguir diversos níveis hierárquicos de organização, que vão do nível submicroscópico (átomos e moléculas) até, por exemplo, ao nível do organismo.
Comparando os níveis de organização para a identificação de um endereço com alguns níveis de organização estudados em Biologia e, admitindo-se que:
– o nível submicroscópico corresponde comparativamente ao número do imóvel, e
– o nível de organismo corresponde comparativamente ao continente.
Pode-se afirmar corretamente que o nome da rua, do bairro, da cidade, do estado e do país correspondem, respectivamente, aos seguintes níveis de organização biológica:
- História - Fundamental | 09. Nordeste Açucareiro
Para resolver a questão, leia o trecho retirado do livro de Mário Maestrini.
A feliz convivência entre batavos e luso-nordestinos durou pouco. Rompeu-se quando a Companhia passou a pressionar crescentemente sua galinha dos ovos de ouro – a Nova Holanda. A maior taxação do açúcar e dos transportes e a ameaça de execução dos engenheiros insolventes terminaram levando a elite pernambucana do mais desenfreado colaboracionismo ao mais indigno nacionalismo.
MAESTRI, Mário. Uma história do Brasil: colônia. São Paulo: Contexto, 1997. p. 104.
O nacionalismo da elite colonial nordestina ficou evidente a partir do momento em que