Para resolver a questão, leia o trecho retirado do livro de Mário Maestrini.
A feliz convivência entre batavos e luso-nordestinos durou pouco. Rompeu-se quando a Companhia passou a pressionar crescentemente sua galinha dos ovos de ouro – a Nova Holanda. A maior taxação do açúcar e dos transportes e a ameaça de execução dos engenheiros insolventes terminaram levando a elite pernambucana do mais desenfreado colaboracionismo ao mais indigno nacionalismo.
MAESTRI, Mário. Uma história do Brasil: colônia. São Paulo: Contexto, 1997. p. 104.
O nacionalismo da elite colonial nordestina ficou evidente a partir do momento em que
Questões relacionadas
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(FITS) O petróleo é um líquido cuja coloração varia do âmbar ao negro. Sua composição complexa compreende vários compostos, com predominância dos hidrocarbonetos. Além de gerar a gasolina, utilizada como combustíveis, na grande maioria dos automóveis que circula no mundo, vários produtos são derivados do petróleo, como, por exemplo, parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
Com relação ao petróleo e seus derivados obtidos por meio de destilação, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, interprete cada imagem com os alunos.
Pergunte aos alunos:
a) Por que é importante persistir quando iniciamos alguma coisa?
b) Como devo agir para ter foco e determinação?
c) O que devo fazer para não distrair e manter o foco?
Disponível em: <http://www.maisqualidadedevida.com.br/wp-content/uploads/2017/02/o-que-e-o-foco1.jpg>. Acesso em: 23 abr. 2018.
Disponível em: <http://marketingeblog.com.br/wp-content/uploads/2016/07/como-manter-o-foco.jpg>. Acesso em: 23 abr. 2018.
Disponível em: <http://edikalsing.com/wp-content/uploads/2012/08/Manter-o-foco.jpg>. Acesso em: 23 abr. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, apresente e reflita com os alunos quatro estratégias que os ajudarão a manter o foco para que tenham um bom desempenho na rotina do dia a dia.
Quatro estratégias para manter o foco
Marque o tempo de cada atividade – Uma ótima estratégia para aumentar a produtividade na sua rotina é criar o hábito de calcular o tempo que você gasta para cada atividade do seu dia. Quando conhecemos melhor o tempo necessário para cada tarefa, nos organizamos melhor e nos dedicamos mais a uma determinada atividade durante o período estabelecido.
Não ignorar os intervalos de descanso – Reserve um tempo para brincar com seus amigos.
Fique longe das redes sociais durante uma tarefa – Você vai iniciar uma tarefa? Desligue o celular, o computador e a televisão: qualquer distração que você tiver nesse momento vai ser extremamente prejudicial.
Estabeleça prioridades – Você provavelmente tem tarefas no seu dia que são mais importantes ou mais urgentes do que outras. Quer usá-las para poder se tornar mais produtivo? Opte por realizar todas essas tarefas primeiro, dando prioridade a elas em detrimento de outras que você pode entregar mais tarde ou no dia seguinte. Quando você estabelece prioridades, seu dia fica mais organizado e você se dedica às tarefas que tomam mais tempo, podendo relaxar ao final do dia cumprindo suas atividades mais fáceis.
Disponível em: <https://clinicanasnuvens.com.br/blog/2015/09/5-estrategias-para-manter-o-foco-no-trabalho-e-aumentar-a-produtividade/>. Acesso em: 23 abr. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos se eles são daqueles que não conseguem manter o foco por muito tempo. Que tal usar essa característica para melhorar a rotina?
3.2. Organize com os alunos um quadro de horários com a rotina deles.
- Química | 2.4 Cinética Química
A utilização de sabões para limpeza data de mais de 4000 anos. Os sabões são constituídos de moléculas anfifílicas, que contêm uma porção hidrofóbica e uma hidrofílica, e consequentemente atuam como tensoativos. Além da ação física do sabão no processo de remoção de sujeiras, há também a ação química, em que ocorre reação entre as moléculas anfifílicas e a sujeira, principalmente gorduras. Mesmo sem conhecimento científico, muitas pessoas constatam que a lavagem com sabão utilizando água quente é mais eficiente que com água fria. Com relação à ação dos sabões, considere as seguintes afirmativas:
1. A velocidade de remoção de sujeiras (à base de gorduras) de uma roupa é aumentada em altas temperaturas, pois nessa condição há maior frequência de choques entre as moléculas.
2. O processo de solubilização da sujeira envolve interação entre a parte hidrofóbica do tensoativo e a gordura, deixando a parte hidrofílica exposta na superfície que interage com o solvente.
3. A maior eficiência de lavagem em temperaturas mais altas implica que a reação entre o tensoativo e a sujeira é um processo endotérmico.
4. Em temperaturas superiores à temperatura de fusão de gorduras da sujeira, a velocidade de remoção é aumentada, em função da maior superfície de contato.
Assinale a alternativa correta.
- Matemática - Fundamental | 3.1 Conjunto dos Números Racionais
Dos números que estão representados nos papéis sobre a mesa, Andrea sabe que existem dois com o mesmo valor.
Esses números são aqueles representados nos papéis com as letras
- Química | 1.4 Ligações Químicas
Nanopartículas de sílica recobertas com antibióticos foram desenvolvidas com sucesso como material bactericida, pois são eficazes contra bactérias sensíveis e resistentes, sem citotoxicidade significativa a células de mamíferos. As nanopartículas livres de antibióticos também foram capazes de matar as bactérias E. coli sensíveis e resistentes ao antibiótico estudado. Os autores sugerem que a interação entre os grupos hidroxil da superfície das nanopartículas e os lipopolissacarídeos da parede celular da bactéria desestabilizaria sua estrutura.
CAPELETTI, L. B. et al. Tailored Silica – Antibiotic Nanoparticles: Overcoming Bacterial Resistance with Low Cytotoxicity. Langmuir, n. 30, 2014 (adaptado).
A interação entre a superfície da nanopartícula e o lipopolissacarídeo ocorre por uma ligação: