Explicaê

01

Há uma lenda sobre o jogo de xadrez, que pode ser encontrada em vários livros, como "O homem que calculava", de Malba Tahan, e "Matemática Recreativa", de Yakov Perelman.

Segundo essa lenda, um rei, empolgado com as tramas possíveis de serem construídas com esse jogo, pede ao sábio responsável por sua invenção que escolha qualquer coisa do seu reino como forma de gratificação pelo trabalho. O sábio pede como prêmio grãos de trigo.

O rei, bastante surpreso pela simplicidade do pedido, pergunta imediatamente qual é a quantidade desejada. O sábio – deixando o rei ainda mais assustado e intrigado – pede ao soberano que coloque no tabuleiro 1 grão de trigo na primeira casa, 2 grãos na segunda, 4 grãos na terceira, 8 grãos na quarta, 16 na quinta e assim por diante, dobrando sempre até 64ª casa.

Disponível em: https://educacao.uol.com.br. Acesso em: 12 fev. 2019 (adaptado).

Considerando que um grão de trigo tem massa igual a 0,00000135 g, a massa total de trigo, em tonelada, da última casa do tabuleiro de xadrez preenchida, de acordo com o pedido do sábio, é igual a

Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.