(FUVEST) Entre os fatores que permitem associar o contexto histórico de Portugal, na década de 1970, às independências de suas colônias na África, encontram-se:
Questões relacionadas
- Filosofia | 3. Medieval
(UFU) Segundo o texto abaixo, de Agostinho de Hipona (354-430 d. C.), Deus cria todas as coisas, a partir de modelos imutáveis e eternos, que são as ideias divinas. Essas ideias ou razões seminais, como também são chamadas, não existem em um mundo à parte, independentes de Deus, mas residem na própria mente do Criador, [...] a mesma sabedoria divina, por quem foram criadas todas as coisas, conhecia aquelas primeiras, divinas, imutáveis e eternas razões de todas as coisas, antes de serem criadas [...].
Sobre o Gênese, V
Considerando as informações acima, é correto afirmar que se pode perceber:
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
(IFPE) O cartaz de uma lanchonete anuncia: dois sanduiches iguais mais três sucos iguais custam R$ 9,00 e três sanduiches iguais mais dois sucos iguais custam R$ 11,00 Se você deseja comer nessa lanchonete apenas um desses sanduíches da oferta, você irá pagar por ele a quantia de:
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(UFLA) De acordo com a análise comparativa entre plantas dos grupos:
I ‐ Briófitas
II ‐ Pteridófitas
III ‐ Gimnospermas
IV ‐ Angiospermas
É CORRETO afirmar que
- Física | B. Força Magnética
(UEFS) Realizando experiências para observar o movimento de partículas lançadas na região de um campo magnético, um estudante lançou, inicialmente, um feixe de elétrons com velocidade na região de um campo de indução magnética uniforme, , e, em seguida, mantendo os vetores e , repetiu a experiência, lançando, sequencialmente, um feixe de prótons, um feixe de átomos neutros de sódio e um feixe de íons negativos de flúor que tem, em relação ao elétron, a mesma carga e a massa maior. Com o auxílio de uma câmara de bolhas, observou as trajetórias das partículas, representando-as na figura.
Uma análise da figura permite afirmar corretamente que I, II, III e IV são as trajetórias descritas, respectivamente, pelas partículas
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
A ganância ilimitada de ganho não se identifica, nem de longe, com o capitalismo, e menos ainda com seu “espírito”. O capitalismo pode eventualmente se identificar com a restrição, ou pelo menos com uma moderação racional desse impulso irracional. O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do lucro, que é sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional.
WEBER, M. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1981 (adaptado).
Segundo o texto, o capitalismo weberiano pode ser entendido como um(a)