(FUVEST 2009 1ª FASE) Considere duas hipóteses sobre a origem do homem americano, que teria ocorrido há mais de 10.000 anos.
Hipóteses:
I. Migrações oriundas da Ásia, passando pelo estreito de Bering.
II. Migrações oriundas da Polinésia, via Oceano Pacífico.
Quanto a fatos geográficos que as sustentam, é correto afirmar que a hipótese
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
(Ufla ) Assinale a alternativa que contém características APENAS de monocotiledôneas.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto abaixo para responder à questão. O verbete não foi encontrado Dia desses, ao parar o carro numa vaga demarcada no estacionamento do shopping, soltei uma palavra muito usada em minha terrinha natal e que não consta de nenhum dicionário. A vaga não era paralela às demais, mas em um ângulo diferente, oblíquo, por estar entre duas colunas. Então a Jane achou estranha a posição em que estacionara o veículo e me perguntou se estava correta. Eu disse que sim e acrescentei: — A vaga é de vangüê! (Usei o banido e injustiçado trema, para que o leitor saiba exatamente a pronúncia do vocábulo.) Perguntei a ela, então, se em Miracema, sua terra, também se usava isso. [...] E veio, em seguida, pela força da memória que me resta, o seu sinônimo, também não dicionarizado: revesguete (com /e/ fechado em todas as sílabas e também com a pronúncia do /u/). Veja, caro leitor, que para enviesado, quer dizer, de viés, usamos com frequência vanguê e revesguete. Desta forma, um olhar de soslaio é um olhar de vanguê ou de revesguete. Sair de fininho de uma situação embaraçosa também significa, por metáfora, sair de revesguete ou de vanguê. A bola que se chuta e sai pela tangente, não indo na direção pretendida pelo jogador, é uma bola de vanguê ou de revesguete. A peça mal encaixada num conjunto é porque entra de revesguete ou de vanguê. [...] Saint-Clair Mello. Disponível em: <http://asfaltoemato.blogspot.com.br/
2017/02/o-verbete-nao-foi-encontrado.html>.
Acesso em: 2 mar. 2017.
O que motivou o autor a lembrar do termo “revesguete”?
- Língua Inglesa | 2.05 Adjetivos
(UEPA) Dear Readers,
Were you bullied at school today? Did you see someone else being bullied? According to a 2005 study by researchers at the University of California at Los Angeles, nearly one half of middle-school students reported being bullied at least once during five school days. Even more kids had seen others being bullied. Bullying is harmful not only to the kids that are bullied, but to every kid in school. Hitting, teasing, name-calling and other forms of bullying create an atmosphere of fear and dread. Every kid wonders, Will I be bullied next?
At TIME For Kids, we want every kid to feel comfortable, safe and confident at school, so everyone can focus on learning and growing. That’s why we are so proud that the Department of Health and Human Services has sponsored this supplement “Stop Bullying Now!” This is the first of three issues you will receive this year presenting bullying scenarios and showing you ways to cope with them. Share this comic book, and the two that follow, with your family and friends.
Bullying behavior has probably been around for as long as human beings have walked the earth. We hope to give kids the tools they need to react appropriately to bullying situations. Bullying should not be rewarded or tolerated.
Sincerely yours,
Martha Pickerill
Managing Editor, TIME For Kids
(Fonte: adaptado de http://www.edpubs.gov/document/ed005149p.pdf?ck=308; acesso em 06.09.2011)
A expressão “cope with” indica a ideia de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.09 Aposto e Vocativo
Leia o texto:
O Noviço
Florência: O rapaz não tem inclinação nenhuma para ser frade. [...] Mestre: O dia que o Sr. Carlos sair do convento será para mim um dia de descanso. [...] Não se passa só um dia em que se não tenha de lamentar alguma travessura desse moço [...]. Florência: Foi sempre assim, desde pequeno. Ambrósio: E seria uma crueldade violentar-lhe o gênio. Mestre: E se o conheciam, senhores, para que o obrigaram a entrar no convento, a seguir uma vida em que se requer tranquilidade de gênio? Florência: Ah, não foi por meu gosto, meu marido é que persuadiu-me. Ambrósio, com hipocrisia: Julguei assim fazer um serviço agradável a Deus. Mestre: Deus, senhores, não se compraz com sacrifícios alheios. PENA, Martins. O noviço. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp081949.pdf>.
Acesso em: 20 dez. 2017.
O vocativo destacado no texto produz o efeito de:
- Matemática | B. Sistemas
Cada grama de sal de cozinha contém 0,4 grama de sódio, íon essencial para o organismo, pois facilita a retenção de água. Porém, o consumo excessivo de sal pode sobrecarregar o sistema cardiovascular. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 5 gramas de sal por dia, entretanto pesquisas apontam que os brasileiros consomem, em média, 10 gramas de sal diariamente.
A tabela a seguir mostra a quantidade de sódio (em miligramas) presente em alguns alimentos.
Bebidas
Refrigerante
(1 copo)
Água de coco
(1 unidade)
10 mg
66 mg
Pratos
Macarrão instantâneo
(1 pacote)
Hambúrguer com fritas
(1 porção)
1951 mg
1810 mg
Sobremesas
Paçoca (1 unidade)
Sorvete de flocos
(1 bola)
41 mg
37 mg
Disponível em: http://www.drauziovarella.com.br/hipertensao/o-sal-na-dieta.
Acesso em: 15 set. 2014. (adaptado)
Com base na tabela, o número de refeições com uma bebida, um prato e uma sobremesa que não ultrapassa o limite diário de sódio recomendado pelo Ministério da Saúde é igual a