Texto para a questão:
Durante uma aula de Física, a professora explicou que quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato direto, ocorre um processo chamado de equilíbrio térmico.
Explique o conceito de equilíbrio térmico e cite um exemplo que ilustre essa situação.
Questões relacionadas
- Matemática | 14.4 Cilindro
( ENEM 2009 CANCELADA ) Um chefe de cozinha utiliza um instrumento cilíndrico afiado para retirar parte do miolo de uma laranja. Em seguida, ele fatia toda a laranja em secções perpendiculares ao corte feito pelo cilindro. Considere que o raio do cilindro e da laranja sejam iguais a 1 cm e a 3 cm, respectivamente.
A área da maior fatia possível é
- Física
Um gaúcho deseja tomar chimarrão, para isso vai aquecer 0,8 litros de água de 20ºC até 70ºC Ele conta com um aquecedor de imersão que deverá ser ligado a uma fonte de 120V. Sendo a resistência do mesmo de 30(OHMS), quanto tempo ele deverá esperar, em segundos, até que água atinja a temperatura desejada?
- Física | B. Força Magnética
(UESB)
Considere uma partícula com massa igual a 3,2.10-17g eletrizada positivamente, lançada com velocidade de módulo igual a 50,0 m/s na região de um campo magnético uniforme de intensidade 5,0 T, que forma um ângulo de 30° com as linhas de indução magnética, conforme a figura. Admitindo-se a carga fundamental, em valor absoluto, como sendo 1,6.10-19 C, o raio do movimento helicoidal uniforme descrito pela partícula, em m, é igual a
- Biologia
(PUC-RS) Assim como o crescimento corporal, o envelhecimento tem características diferentes nos variados grupos de organismos. Um fator que contribui para a incapacidade da manutenção da integridade das células e dos tecidos é o acúmulo de danos causados pelos radicais livres de oxigênio (RLO). No interior da célula, os RLO alteram fosfolipídeos e nucleotídeos, causando danos, respectivamente, às estruturas de
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(CFT-MG) A figura abaixo mostra uma sequência de experimentos em que um feixe de luz incide sobre um espelho plano. No experimento I, o espelho está na horizontal e, nos experimentos II e III, o espelho é inclinado de um ângulo α, para esquerda e para a direita, respectivamente. As linhas tracejadas mostram três possíveis trajetórias que o feixe pode seguir, após refletir-se no espelho:
As trajetórias corretas, observadas na sequência dos experimentos I, II e III, após a reflexão, são, respectivamente,