Na imagem, da década de 1930, há uma crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.01 Intergenericidade e Hibridismo
Leia o texto e a charge a seguir para responder à questão. Mesmo repleto de rios, mares e oceanos, nosso planeta tem disponível apenas cerca de 2,5% a 3% de água doce, isto é, água propícia para o consumo de cerca de 7 bilhões de seres humanos. Estes percentuais seriam suficientes para abastecer toda a população global, mas há um problema: água doce é um recurso natural que não se distribui igualmente e boa parte é de difícil acesso (localizada em rios, lagos, geleiras e aquíferos). Abundante em alguns países, escasso em outros, é usado intensamente pela agricultura, indústria e em atividades domésticas – só que de forma cada vez mais insustentável. Além das razões acima, ainda se pode acrescentar os desequilíbrios ambientais (poluição dos rios, seca, enfraquecimento dos lençóis freáticos, etc.), o desperdício e a má distribuição da água por parte dos órgãos gestores. Quando a demanda por água de um número de habitantes e o consumo médio por habitante supera a oferta, ou seja, a quantidade e a capacidade de distribuição de água existente em uma determinada cidade ou região, está caracterizada uma situação de estresse hídrico. A falta de acesso à água potável deixa os países mais pobres ou marcados por histórico de conflitos militares, instabilidades políticas e sociais, como é o caso dos países do Oriente Médio e África, em grave estado de vulnerabilidade: o estresse hídrico pode limitar (e limita) o crescimento econômico, restringindo atividades empresariais e agrícolas. E também afeta a capacidade de produzir alimentos suficientes para alimentar as populações. [...] Disponível em: <http://www.superinteressante.com.br>. Acesso em: 1º out. 2013. Disponível em: <http://www.charge.com.br>. Acesso em: 1º out. 2013
Relacione o texto lido à crítica presente na charge dos peixinhos.
- História | 1.1 Pré-Colonial
(MARINHA)
A charge acima representa os primeiros anos logo após a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. É correto afirmar que entre as principais características desse período temos a:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o trecho de um texto de Gilberto Freyre.
“Existem diversos modos de ser brasileiros, como por exemplo, sertanejos do nordeste, caboclos da Amazônia, crioulos do litoral, caipiras do sudeste e centro do país, gaúchos do sul”...
Você concorda com Gilberto Freyre? Justifique
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee un poco sobre la rutina de Mila.
Cada cual tiene su rutina. Yo por ejemplo lo primero que hago cuando me levanto es darle comida a los gatos si es que nadie más lo ha hecho. Luego voy al baño, hago pipí y me lavo la cara. De ahí parto a tomar el desayuno porque tampoco puedo ducharme primero y dejar el desayuno para después. El desayuno para mi tiene que ser relajado y ojalá siempre en pijama, esa es mi manera de comenzar bien el día. Me da lo mismo ducharme apurada, maquillarme apurada o vestirme a la velocidad de la luz, pero mi desayuno tiene que ser decente y tengo que tomarlo con calma.
Disponible en: http://www.milapuntocom.com/2014/07/29/comenzar-bien-el-dia/. Acceso el: 26 mar. 2015. (Fragmento.)
Enunciado:
Ahora, siguiendo el modelo del texto, describe tu rutina. Habla sobre tus actividades durante los días de la semana.
- História | 5.7 Iluminismo
(UPF) “A revolução francesa consigna-se desta maneira um lugar excepcional da história do mundo contemporâneo. Revolução burguesa clássica, ela constitui, para a abolição do regime senhorial e da feudalidade, o ponto de partida da sociedade capitalista e da democracia liberal na história da França”.
SOBOUL, Albert. A revolução francesa. São Paulo: DIFEL, 1985, p. 122.
A grande Revolução Francesa, como outras revoluções burguesas do século XVIII, refletiu as ideias dos filósofos iluministas. Dentre as características a seguir relacionadas, assinale a alternativa que apresenta a base do Iluminismo.