(FUVEST 2019 1° FASE) Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã‐Bretanha. É evidente que isto não foi acidental.
Eric Hobsbawm, A Era das Revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 19ª edição, p. 52.
A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII,
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
Quando analisamos nossos pensamentos ou ideias, por mais complexos e sublimes que sejam, sempre descobrimos que se resolvem em ideias simples que são cópias de uma sensação ou sentimento anterior. Mesmo as ideias que, à primeira vista, parecem mais afastadas dessa origem mostram, a um exame mais atento, ser derivadas dela.
HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
Depreende-se deste excerto da obra de Hume que o conhecimento tem a sua gênese na
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. O trecho abaixo foi retirado de uma resenha crítica do filme A chave de Sarah, cujo assunto é o período nazista.
O nazismo trouxe ao povo alemão uma espécie de culpa inconsciente pelo ocorrido, devido às barbaridades patrocinadas por Hitler. Situação compreensível diante do ufanismo que cegou boa parte das pessoas, seja pela visão torta dos direitos humanos ou pelo real desconhecimento do que estava acontecendo.
Disponível em: <www.adorocinema.com/filmes/filme-171087/criticas-adorocinema/>. Acesso em: 18 fev. 2016.
Glossário:
Ufanismo – orgulho exagerado de algo ligado ao país; excesso de patriotismo.
Considerando o que você estudou sobre o período, leia as afirmativas que explicam o texto e indique a(s) correta(s):
I. A “culpa inconsciente” a que o autor se refere se deve ao fato de que a maior parte da população alemã apoiou o governo de Hitler e suas medidas extremas.
II. A “visão torta dos direitos humanos” pode ser entendida pelo fato de grande parte da população ter apoiado a perseguição aos judeus, ciganos, homossexuais, comunistas, Testemunhas de Jeová, aceitando que essas pessoas poderiam ser presas e mortas.
III. O “ufanismo que cegou boa parte das pessoas” pode ser explicado pelo nacionalismo alemão, que fez com que as pessoas vissem em Hitler um líder capaz de retomar a grandeza alemã e vingar as humilhações sofridas na Primeira Guerra.
Está(ão) correta(s):
- Física | B. Vetorial
(UNIT) A figura representa um sistema de duas engrenagens muito utilizado para acoplar sistemas mecânicos em rotação.
Considerando-se os raios das engrenagens iguais a 6,0 cm e 2,0 cm, e admitindo-se que a engrenagem menor se encontra acoplada ao eixo de um motor que gira com 600 rpm e que π é igual a 3, é correto afirmar que o módulo da velocidade angular da engrenagem maior é, em rad/s, igual a
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A resistência das vigas de dado comprimento é diretamente proporcional à largura (b) e ao quadrado da altura (d), conforme a figura. A constante de proporcionalidade k varia de acordo com o material utilizado na sua construção.
Considerando-se S como a resistência, a representação algébrica que exprime essa relação é:
- Física
Considere uma mola de comprimento inicial igual a Lo e um bloco de massa igual a m conforme a figura 1. Com esses dois objetos e mais uma prancha de madeira, constrói-se um sistema mecânico, em que uma das extremidades da mola foi presa a uma das faces do bloco e a outra extremidade presa a um suporte na prancha de madeira, conforme mostra a figura 2. O sistema permanece em equilíbrio estático após a mola ter sofrido uma deformação x assim que o bloco foi abandonado sobre a prancha. Sabe-se que o coeficiente de atrito estático entre as superfícies de contato do bloco e da prancha é igual a O sistema está inclinado de um ângulo igual a em relação ao plano horizontal e o módulo da aceleração da gravidade, no local do experimento, é igual a g Com base nessas informações, a expressão algébrica que permite determinar o valor da constante elástica k da mola é dada por: