Um fazendeiro doa, como incentivo, uma área retangular de sua fazenda para seu filho, que está indicada na figura como 100% cultivada. De acordo com as leis, deve-se ter uma reserva legal de 20% de sua área total. Assim, o pai resolve doar mais uma parte para compor a reserva para o filho, conforme a figura.
De acordo com a figura anterior, o novo terreno do filho cumpre a lei, após acrescentar uma faixa de largura x metros contornando o terreno cultivado, que se destinará à reserva legal (filho). O dobro da largura x da faixa é:
Questões relacionadas
- Biologia | 07. Taxonomia
(UNIGRANRIO) “Há quatro espécies de girafa – não uma, como se acreditava”
“A ciência reconhecia até hoje a existência de uma única espécie de girafa, dividida em diversas subespécies mais ou menos iguais. Mas um grupo de cientistas da Alemanha realizou a maior análise genética feita até hoje sobre o animal e concluiu que existe não uma, mas quatro espécies de girafa no mundo. Assim, o cruzamento entre as quatro não gera descendentes férteis, o que pode estar contribuindo para o declínio da população desses animais na natureza. Duas das espécies já nascem ameaçadas de extinção”.
(Modificado de Veja, Ciência: http://veja.abril.com.br/ciencia/ha-quatro-especies-de-girafa-nao-uma-como-se-acreditava/).
Assim sendo, sabe-se que dentro de uma definição clássica o táxon em destaque na matéria acima pode ser definido como:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Textos para a questão. TEXTO 1 TEXTO 2 Leia último texto publicado no blog de José Saramago Desde setembro de 2008, José Saramago escrevia um blog , o Outros Cadernos. A página, que reunia textos inéditos e antigos, reflexões e trechos de entrevistas realizadas com o escritor português, que acreditava que a ferramenta fez as pessoas escreverem pior. Pelo site , onde escreveu crônicas pessoais da atualidade com o olhar crítico que lhe era característico, estabeleceu uma nova forma de comunicação com seus leitores, que diariamente puderam compartilhar seus comentários, opiniões e reflexões sobre os mais variados eventos. “Me impressiona, sobretudo, a rapidez da resposta dos leitores e a franqueza com que se expressam, como se estivéssemos entre colegas...”, declarou. Ao longo de sua experiência na internet, o prêmio Nobel de Literatura vivenciou em seu blog acontecimentos como a explosão da crise financeira mundial e o triunfo eleitoral de Barack Obama nos Estados Unidos. No ano passado, ele avisou aos leitores que daria um tempo a suas atividades de blogueiro para se dedicar à produção de um novo livro. “Se alguma vez sentir necessidade de comentar ou opinar sobre algo, virei bater à porta do Caderno”, escreveu. Nesta sexta-feira (18), dia de sua morte, o blog traz “Pensar, pensar”, uma pequena reflexão do autor sobre a sociedade atual. — “Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma”. Os textos do blog de Saramago foram reunidos há um ano em um livro, intitulado “O caderno ”, que dedicou a sua esposa e tradutora, Pilar del Rio, inspiradora de sua experiência na internet. Disponível em: <http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/06/leia-ultimo-texto-
publicado-no-blog-de-jose-saramago.html>. Acesso em: 5 mar. 2017. Adaptado.
A finalidade do texto 2 é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe as imagens abaixo relacionadas a formas de trabalho existentes ao longo da história brasileira.
As imagens acima retratam
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Analise a imagem a seguir.
A imagem retrata protestos contra a Ditadura militar no Brasil que teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964 e estendeu-se até 1985. Neste período, marcado pela repressão e pela censura, cinco presidentes militares governaram o país.
Associe os presidentes com realizações do seu governo.
- Castelo Branco
- Costa e Silva
- Médici
- Ernesto Geisel
- João Baptista Figueiredo
( ) iniciou no seu governo o lento processo de transição para a democracia – a abertura política.
( ) decretou a lei de anistia e a lei que restabelecia o pluripartidarismo no Brasil.
( ) foi o primeiro presidente da ditadura, estabeleceu eleições indiretas para presidente e o bipartidarismo.
( ) instituiu o AI-5 no final de 1968, diante do crescimento da oposição ao regime militar.
( ) foi considerado o governo mais duro e repressivo, sendo denominado de “anos de chumbo”.
A sequência correta é:
- História | 6.12 Nazifascismo
(MACKENZIE) (...) conceitualizar o fascismo como populista é um erro, embora a intensidade da propaganda política, a mobilização das massas e o carisma pessoal aparentemente possam identificar o populismo com fascismo.
Mario Sznajder. “Fascismo e Intolerância”. In: Maria Luiza Carneiro e Frederico Croci (orgs). Tempos de fascismos: Ideologia – Intolerância – Imaginário. São Paulo: EDUSP/ Imprensa Oficial/ Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2010, p.30
O erro citado consiste no fato de que: