(UNIT)
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde novo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...
Com toda licença poética e observando-se a estrofe da canção Luz do Sol, de Caetano Veloso, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Texto base: No dia 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas tornou pública a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Esse documento foi elaborado por representantes de todas as regiões do mundo como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações e estabeleceu, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos. Desde sua adoção, a DUDH foi traduzida em mais de 360 idiomas e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias recentes. Leia o artigo 19º dessa Declaração: Artigo 19º Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, este direito implica a liberdade de manter as suas próprias opiniões sem interferência e de procurar, receber e difundir informações e ideias por qualquer meio de expressão independentemente das fronteiras. Disponível em: <www.dudh.org.br/declaracao/>. Acesso em: 26 jan. 2016.
Enunciado:
Considerando as diferentes teorias que os pensadores iluministas propuseram, o artigo 19º pode ser relacionado a qual dos iluministas abaixo.
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UFJF) Para uma feira de ciências, os alunos pretendem fazer uma câmara “antigravidade”. Para isso, os estudantes colocaram duas placas metálicas paralelas entre si, paralelas à superfície da Terra, com uma distância de 10,0 cm entre elas. Ligando essas placas a uma bateria, eles conseguiram criar um campo elétrico uniforme de 2,0 N/C. Para demonstrar o efeito “antigravidade”, eles devem carregar eletricamente uma bolinha de isopor e inseri-la entre as placas. Sabendo que a massa da bolinha é igual a 0,50g e que a placa carregada negativamente está localizada no fundo da caixa, escolha a opção que apresenta a carga com que se deve carregar a bolinha para que ela flutue.
Considere que apenas a força elétrica e a força peso atuam sobre a bolinha.
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(FUVEST 2009 1ª FASE) Uma barra isolante possui quatro encaixes, nos quais são colocadas cargas elétricas de mesmo módulo, sendo as positivas nos encaixes claros e as negativas nos encaixes escuros. A certa distância da barra, a direção do campo elétrico está indicada na figura a seguir.
Uma armação foi construída com quatro dessas barras, formando um quadrado, como representado na figura abaixo.
Se uma carga positiva for colocada no centro P da armação, a força elétrica que agirá sobre a carga terá sua direção e sentido indicados por:
Desconsidere eventuais efeitos de cargas induzidas.
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
(EPCAR) Uma fábrica vende por mês 30 camisas ao preço de 25 reais cada. O custo total de cada camisa para a fábrica é de R$10,00.O gerente da fábrica observou que, a cada redução de R$0,50 no preço unitário de cada camisa, são vendidas 5 camisas a mais.Considerando essas observações, se a fábrica vender 150 camisas, o lucro obtido na venda de cada camisa é de y%.O número de divisores de y é:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
O kite é um esporte incrível que cresce e ganha popularidade pelos ‘cantinhos com vento’ ao redor do mundo. Liberdade, adrenalina, saúde e contato com a natureza...são muitos os motivos para aprender o kitesurf! Vamos enumerar alguns desses motivos para encorajar e motivar a galera que ainda está se perguntando alguns ‘POR QUÊS’!
1º Contato com a natureza
O kite, em sua essência, conecta as pessoas com a água e com o vento. Dois elementos e forças poderosíssimas da natureza que revigoram as energias de qualquer ser vivo.
2º Desbravar e conhecer novos picos
O velejador sempre busca diferentes maneiras para viver sua experiência preferida: velejar!
Por isso, vai em busca de novos destinos, lugares onde o vento sopra e, consequentemente, desfruta de paisagens alucinantes e únicas que fazem tudo valer a pena.
(photo: Albrecht Fietz em Pixabay)
3º Conhecer novas culturas e amizades
No pico de kite, o interesse comum da galera é: ‘e aí...que horas entra o vento?!’.
Nesse ambiente, novas amizades e boas risadas acabam surgindo. O alto astral está sempre presente e a troca de conhecimento e bons momentos é fruto de quem vive o kite.
4° Um esporte democrático e inclusivo
Desde crianças que parecem ‘super heróis atômicos’ até os mais idosos que, com certeza, também são super guerreiros! Homens, mulheres, baixos, altos, magrinhos e gordinhos, o kitesurf abrange diferentes portes físicos e uma faixa etária enorme, garantindo diversão a todos. Basta ter força de vontade para aprender!
5º ‘Cabeça feita’, com certeza!
Dar um velejo é ‘fazer a cabeça’. Bastam alguns bordinhos para lá e para cá, que a pessoa já se sente mais leve e relaxada. O kite proporciona uma satisfação para o corpo e mente, ótimo para desestressar da rotina e liberar tensões. Uma válvula, perfeitamente, saudável.
6º Adrenalina máxima ou puro relax
São muitas as modalidades dentro do esporte. Das piruetas mais malucas às corridas mais velozes, dos saltos que são verdadeiros voos aos ‘tubos’ das ondas mais insanas. Ou também, só descer ‘de boa’ no sentido do vento, vislumbrando as paisagens mais paradisíacas em um fantástico downwind. A verdade é que o kite pode trazer diferentes experiências para diferentes gostos. Vale ir provando e descobrindo do que mais curte!
7º Hobby, lifestyle ou trabalho
O kite pode ser um passatempo, um esporte para relaxar e curtir nas férias ou tempo livre. Mas tem aqueles (tipo a gente!) que o ‘bichinho pica’ e pronto! Bate uma brisinha, tem um tempinho sobrando: bóra velejar! Lifestyle total.
Fora quem escolhe o esporte como profissão, trabalhar com aulas, organizar trips e ‘viver de vento’!
8º Um esporte bonito, sustentável e único
Aquelas pipas colorindo o céu formam um cenário alucinante quando harmonizam com o pôr do sol. Já viu ou imaginou isso?!
O esporte é sustentável, usa energia limpa, alavanca a economia em diversas regiões através do turismo de aventura, gera renda para muitas pessoas e famílias e fomentar em seu público a essa consciência ambiental e social.
Só quem dá aquele ‘primeiro bordo’ sobre a água, vive uma sensação que não dá para esquecer nunca mais: é kitesurf!
Disponível em: https://localkiteboarding.com. Acesso em: 15 maio 2021.
O esporte pode ser considerado de diferentes maneiras por quem o pratica: uma ferramenta para a promoção da saúde, um estilo de vida, uma forma de interação social, por exemplo. O kitesurf pode ser considerado modalidade que minimiza discursos de intolerância quando