(UFRGS) Cada vez mais, países como o Brasil, que buscam inserir-se na economia globalizada, empenham-se em atrair investimentos produtivos estrangeiros, que geram riquezas e estimulam o crescimento econômico. Ao mesmo tempo, economias mais desenvolvidas impõem uma série de barreiras protecionistas aos fluxos de circulação de mercadorias.
Assinale a alternativa que identifica a função das barreiras protecionistas.
Questões relacionadas
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
A “ética do discurso” constitui provavelmente a tentativa filosófica mais ampla e coerente de uma ética universal edificada sobre bases não metafísicas no sentido clássico. O programa habermasiano que postula a validez normativa do consenso na comunidade universal da comunicação, deve necessariamente incluir a proposta de uma teoria da verdade na qual o predicado do verdadeiro seja intrinsecamente atribuído ao consenso de uma argumentação racional e dotada de uma normativa própria.
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, 1999.
Segundo a análise do texto, a concepção de ética para o pensador alemão Habermas se fundamenta a partir do(a)
- História | 3.4 Ditadura Militar
Atente para a charge a seguir
HENFIL. Diretas Já!, 1984. In: LEMOS, R. (Org.). Uma história do Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Letras & Expressões, 2001.
A imagem faz referência a uma intensa mobilização popular e pode ser traduzida como
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Que hay de cierto en la fábula de la cigarra y la hormiga
Cuenta una conocida fábula que, tras pasar todo un verano cantando y ociosa, una cigarra se encontró sin alimento y decidió pedir a su vecina la hormiga algo que llevarse a la boca. Ésta le ofreció granos de arroz acompañados de una moraleja: más vale prevenir que lamentar. ¿Merecen su fama de previsoras y afanosas las hormigas? Sin duda. las hormigas cortadoras de hojas (Atta cephalotes), por ejemplo, son consideradas las primeras agricultoras del planeta, dedicadas a cortar, acarrear e integrar hojas en el jardín de hongos del que se alimentan. Otro dato curioso es que se ha comprobado que, prácticamente en todas las especies de hormigas, las más ancianas asumen trabajos de mayor riesgo. De acuerdo con Dawid Moron de la Universidad de Jagiellonian (Polonia), esto se debe a que es mejor para la colonia sacrificar una vida que está cerca de su fin que a un individuo joven.
En cuanto a las cigarras, no se les puede acusar de perezosas. Lo que sí es cierto es que los machos pasan el verano "cantando" – un sonido que producen con unas membranas llamadas timbales – y encaramados a un árbol, de cuya savia se alimentan.
Disponível em: www.muyinteresante.es. Acesso em: 31 out. 2012. Adaptado.
A fábula é um gênero de ampla divulgação frequentemente revisitado com diversos objetivos. No texto, a fábula A cigarra e a formiga é retomada para
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto e a charge a seguir para responder à questão. Mesmo repleto de rios, mares e oceanos, nosso planeta tem disponível apenas cerca de 2,5% a 3% de água doce, isto é, água propícia para o consumo de cerca de 7 bilhões de seres humanos. Estes percentuais seriam suficientes para abastecer toda a população global, mas há um problema: água doce é um recurso natural que não se distribui igualmente e boa parte é de difícil acesso (localizada em rios, lagos, geleiras e aquíferos). Abundante em alguns países, escasso em outros, é usado intensamente pela agricultura, indústria e em atividades domésticas – só que de forma cada vez mais insustentável. Além das razões acima, ainda se pode acrescentar os desequilíbrios ambientais (poluição dos rios, seca, enfraquecimento dos lençóis freáticos, etc.), o desperdício e a má distribuição da água por parte dos órgãos gestores. Quando a demanda por água de um número de habitantes e o consumo médio por habitante supera a oferta, ou seja, a quantidade e a capacidade de distribuição de água existente em uma determinada cidade ou região, está caracterizada uma situação de estresse hídrico. A falta de acesso à água potável deixa os países mais pobres ou marcados por histórico de conflitos militares, instabilidades políticas e sociais, como é o caso dos países do Oriente Médio e África, em grave estado de vulnerabilidade: o estresse hídrico pode limitar (e limita) o crescimento econômico, restringindo atividades empresariais e agrícolas. E também afeta a capacidade de produzir alimentos suficientes para alimentar as populações. [...] Disponível em: <http://www.superinteressante.com.br>. Acesso em: 1º out. 2013. Disponível em: <http://www.charge.com.br>. Acesso em: 1º out. 2013
O texto apresenta um problema relacionado à presença de água doce no planeta. Identifique-o.
- Filosofia | 5. Contemporânea
A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores: a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo.
FOUCAULT. M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes. 1999
O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é