Atente para a charge a seguir
HENFIL. Diretas Já!, 1984. In: LEMOS, R. (Org.). Uma história do Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Letras & Expressões, 2001.
A imagem faz referência a uma intensa mobilização popular e pode ser traduzida como
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
INSTRUÇÃO: Responder à(s) questão(ões) com base no texto a seguir, sobre a história da cerveja.
Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se há mais de 5 mil anos na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Gravuras, inscrições, poemas e registros arqueológicos deste período sugerem o uso da cerveja. Outros documentos históricos mostram, em 2100 a.C., sumérios alegrando-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Mais tarde, a cerveja passou a ser produzida por padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída e moldada em bolos, aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.
Com o passar do tempo, cada família produzia a sua própria bebida. A expansão da produção se deu com o Império Romano. E foram os gauleses que cunharam o nome atualmente usado, denominando essa bebida de cevada de “cerevisia”, ou “cervisia”, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja, e os monges reproduziram em manuscritos a técnica de fabricação. Artesãos, pequenas fábricas e, por fim, grandes indústrias trouxeram, de então, esse nobre líquido aos dias atuais.
Elaborado com base em informações obtidas em http:// www.brejas.com.br
(Pucrs) O lúpulo (Humulus lupulus) é uma liana que cresce em regiões temperadas e frias, cuja inflorescência também é usada na fabricação da cerveja. Ao observar o lúpulo, constata-se que nele
- Geografia | 2. Cartografia
“Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver: deve ter sido mais de seis mil quilômetros, por aí...” (como se vê, Alice tinha aprendido uma porção de coisas desse tipo na escola, e embora essa não fosse uma oportunidade lá muito boa de demonstrar conhecimentos, já que não havia ninguém por perto para escutá-la, em todo caso era bom praticar um pouco) “... sim, deve ser mais ou menos essa a distância... mas então qual seria a latitude ou longitude em que estou?” (Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude ou longitude, mas achou que eram palavras muito imponentes).
CARROLL, L. Aventuras de Alice: no País das Maravilhas, Através do espelho e outros textos.São Paulo: Summus, 1980.
O texto descreve uma confusão da personagem em relação
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, Michael Phelps foi considerado uma máquina de bater recordes. Naquele ano, ele completou 23 anos. Bob Bowman era seu treinador desde que ele tinha 11 anos.
Há quanto tempo Bob Bowman já treinava Phelps nas Olimpíadas de Pequim?
- Matemática | 12.1 Triângulos
O guindaste da figura possui dois braços, um móvel e um fixo. O braço móvel OB pode se movimentar pela ação de um macaco hidráulico posicionado próximo de O, aproximando-o ou afastando-o do braço fixo OA, que mede 13 m.
Em determinado momento, o macaco hidráulico faz um ângulo de 60° com os dois braços. Nessa posição, a medida do cabo de aço AB é 43 m.
Sabendo que = 83, a medida, em metro, do braço maior OB é
- Física | 2.4 Gravitação Universal
Considere dois corpos, A e B, de massas MA=M e MB=(500 kg-m) respectivamente. Os corpos estão separados por uma distância fixa d Para que o módulo da energia potencial gravitacional do sistema seja a maior possível, o valor de M em kg é: