(FUVEST 2019 1ª FASE) Uma seta aponta para a posição zero no instante inicial. A cada rodada, ela poderá ficar no mesmo lugar ou mover‐se uma unidade para a direita ou mover‐se uma unidade para a esquerda, cada uma dessas três possibilidades com igual probabilidade.
Qual é a probabilidade de que, após 5 rodadas, a seta volte à posição inicial?
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(UEL) O começo aqui foi muito difícil para nós. O pior foi a adaptação. Vocês conheceram nossa maravilhosa moradia em Berlim-Dahlen e iam se assustar vendo em que primitividade vivemos agora. Moramos em uma casa de madeira com cozinha, sala e dois pequenos quartos, um para mim e nosso filho adotivo Bobby, o outro para a minha esposa, a filha dela Magdi e Marlies, filha adotiva.
BEHREND, S. Carta de Rudolf Isay. 1936. NDPH-UEL.
A desestruturação da vida cotidiana na Alemanha, após 1932, expressa na carta do jurista Rudolf Isay, deveu-se à ascensão de um partido:
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Na escola a criança ou adolescente tem o direito de:
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A extinção da escravatura foi encaminhada por etapas até o final, em 1888. (...) O que teria levado o governo a propor uma lei que, sem ter nada de revolucionário, criava problemas nas relações com sua base social de apoio? O encaminhamento da questão servil, mesmo ferindo interesses econômicos importantes, era visto como um mal menor diante do risco potencial de revoltas. Já a classe dominante via no projeto um grave risco de subversão da ordem. Se libertar os escravos por um ato de generosidade do senhor gerava reconhecimento e obediência, por outro lado, poderia gerar no escravo a ideia de um direito, o que conduziria o país à guerra entre raças.
Fausto, Boris. História do Brasil. 14ª edição, 2ª reimpressão. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2015. Texto adaptado. VOT2021
O movimento abolicionista era visto com preocupação pela elite brasileira no final do século XIX. Tal preocupação parte do pressuposto de que a
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A adição de um soluto à água altera a temperatura de ebulição desse solvente. Para quantificar essa variação em função da concentração e da natureza do soluto, foram feitos experimentos, cujos resultados são apresentados abaixo. Analisando a tabela, observa-se que a variação de temperatura de ebulição é função da concentração de moléculas ou íons de soluto dispersos na solução.
Volume
de
água
(L)
Soluto
Quantidade de
matéria de
soluto
(mol)
Temperatura
de
ebulição
(°C)
1
-
-
100,00
1
NaCℓ
0,5
100,50
1
NaCℓ
1,0
101,00
1
sacarose
0,5
100,25
1
CaCℓ 2
0,5
100,75
Dois novos experimentos foram realizados, adicionando-se 1,0 mol de Na2SO4 a 1 L de água (experimento A) e 1,0 mol de glicose a 0,5 L de água (experimento B). Considere que os resultados desses novos experimentos tenham sido consistentes com os experimentos descritos na tabela. Assim sendo, as temperaturas de ebulição da água, em °C, nas soluções dos experimentos A e B, foram, respectivamente, de
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os quadrinhos a seguir para responder às questões.
Disponível em: culturamix.com / Acesso em: 03 out. 2012.
Releia a seguinte fala de Calvin:
“Eu já olhei em todo canto! Debaixo da cama, em cima da cadeira...”
O verbo destacado no trecho está conjugado no pretérito