O preparador físico de um time de basquete dispõe de um plantel de 20 jogadores, com média de altura igual a 1,80 m. No último treino antes da estreia em um campeonato, um dos jogadores desfalcou o time em razão de uma séria contusão, forçando o técnico a contratar outro jogador para recompor o grupo.
Se o novo jogador é 0,20 m mais baixo que o anterior, qual é a média de altura, em metro, do novo grupo?
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNIT) A natureza deu ao homem um instrumento óptico maravilhoso: o olho. Ele possui uma lente que é atravessada pela luz focalizando-a na retina, onde a imagem é formada.
Com base nos conhecimentos sobre a Óptica, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A difração é um fenômeno que ocorre exclusivamente com a luz.
( ) A imagem de um objeto real, formada por uma lente divergente é real, invertida e maior que o objeto.
( ) Um objeto colocado perpendicularmente ao eixo de uma lente de distância focal f = 12,0 cm e a uma distância da mesma de 18,0 cm, terá sua imagem formada a 36,0 cm da lente.
( ) Quando a luz se propaga em um meio material com índice de refração igual a 2,0, sua velocidade de propagação é reduzida à metade do seu correspondente valor no vácuo, cujo índice de refração é igual a 1,0.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
Leia a música a seguir:
Alma não tem cor
Composição: André Abujamra
Alma não tem cor
Porque eu sou branco?
Alma não tem cor
Porque eu sou preto?
Branquinho, neguinho
Branco, negão
Percebam que a alma não tem cor
Ela é colorida, sim
Ela é multicolor
Percebam que a alma não tem uma só cor
Ela é colorida, sim
Ela é multicolor
Azul, amarelo
Verde, verdinho, marrom
Você conhece tudo
Você conhece o reggae
Você conhece tudo
Você só não se conhece [2]
Branquinho,neguinho
Branco, negão
Azul, amarelo
Verde, verdinho, marrom
(http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/1319634/)
a) Ao afirmar ao longo da canção que “alma não tem cor”, o eu lírico faz uma crítica. Que crítica é essa e que figura de linguagem é utilizada nesse trecho para reforçar seus argumentos?
b) Em uma estrofe da canção, o eu lírico dirige-se diretamente ao seu interlocutor. Que trecho é esse? Aponte elementos que possam justificar sua resposta.
c) Observe os fragmentos a seguir:
- “Percebam que a alma não tem cor”
- “Branquinho, neguinho ⁄ Branco, negão ⁄ Azul, amarelo ⁄ Verde, verdinho, marrom.”
Quantas orações existem nesses trechos da canção? Justifique sua resposta.
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UERN) A equação de uma onda mecânica transversal é expressa por y = cos 2π(5t-4x), no SI. A velocidade de propagação dessa onda é igual, em m/s, a
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Ciudad de Dios resulta un fresco social, un film de iniciación
y también un film apocalíptico. La durísima realidad de las favelas y los
barrios más carenciados de Brasil ha sido llevada al cine en varias
[4] ocasiones, tal vez la más célebre haya sido Orfeo Negro, en clave
romántica. Algo de ese romanticismo subsiste bajo la cruda violencia
de Ciudad de Dios, que relata la trayectoria de varios chicos habitantes
[7] del barrio llamado así ¿paradójica, irónicamente? y situado en las
afueras de Río de Janeiro. En este caso no se trata de estrechas calles
colgadas de los morros sino de una urbanización construida en los años
[10] ‘60 con el propósito de albergar familias sin vivienda, y que en poco
tiempo devino ciudad marginal regida por sus propias leyes e
impenetrable a quienes no fueren sus residentes. Los chicos de Ciudad
[13] de Dios juegan al fútbol como todos los chicos brasileños, pero el
tiempo les enseñará que es muy difícil transitar cualquier camino que
no pase por el delito: la película nos muestra a través de dos décadas por
[16] qué muchos eligen el tráfico de droga, el robo y el asesinato mientras
unos pocos intentan alejarse de ese mundo cerrado.
Narrado en primera persona desde el punto de vista de
[19] Buscapé, uno de los jóvenes habitantes del barrio, el film tiene la
estructura de un relato enmarcado: las imágenes iniciales, en un montaje
agilísimo de impresionantes tomas de muerte y cacería en la Ciudad de
[22] Dios anuncian el nivel de barbarie de lo que vendrá. Sigue con la
prehistoria del barrio en los ‘60 y la creciente criminalidad de los niños
comandados por un precoz muchachito, quien en los ‘70 se ha
[25] transformado en el jefe de una banda. Comparten el barrio con otra
pandilla, en sorda convivencia competitiva. Paulatinamente, el crimen
se hace más implacable, el tráfico más pesado, los mafiosos son cada
[28] vez más jóvenes. Cuando uno de los jefes se enamora e intenta eludir
su destino trágico, colapsa una paz forzosa y frágil, y sobreviene una
ola de muertes sangrientas, infames, vengativas.
[31] El tratamiento de la imagen, de la violencia está en este caso
al servicio de la puesta en escena de la dura realidad de la marginación
en Latinoamérica. Lo que más impacta del film de Fernando Meirelles
[34] es el testimonio de toda una nueva generación familiarizada con el
crimen, de chicos que matan a la edad de empezar a leer, de bandas de
vocês que instalam um ola de terror e quedan como amos
[37] Despiadados de ESE Microcosmos. El protagonista vive su destino
permanentemente cruzado com o seu tamanho. Si éstos decidieron
disparar las armas, Buscapé eligió disparar una cámara de fotos, y si
[40] demuestra ser un inepto total para el crimen, su condición de oriundo de
la favela lo coloca en una posición inmejorable para registrar como
fotógrafo las luchas en esos barrios herméticos. Meirelles presenta una
[43] Sutil observación de los diferentes grupos, tratando a sus personajes
como tipologías representantes de un ámbito social.
Internet: <www.cineismo.com> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras lingüísticas del texto, juzgue lo ítem
De acuerdo con el texto las películas brasileñas Orfeo Negro y Ciudad de Dios coinciden en dar destaque al tratamiento romanticista de la vida en las favelas.
- Química | 1.1 Introdução à Química
Um experimento simples, que pode ser realizado com materiais encontrados em casa, é realizado da seguinte forma: adiciona-se um volume de etanol em um copo de vidro e, em seguida, uma folha de papel. Com o passar do tempo, observa-se um comportamento peculiar: o etanol se desloca sobre a superfície do papel, superando a gravidade que o atrai no sentido oposto, como mostra a imagem. Para parte dos estudantes, isso ocorre por causa da absorção do líquido pelo papel.
Do ponto de vista científico, o que explica o movimento do líquido é a: