(UERN) A equação de uma onda mecânica transversal é expressa por y = cos 2π(5t-4x), no SI. A velocidade de propagação dessa onda é igual, em m/s, a
Questões relacionadas
- Literatura | 4.2 Realismo
(ENEM 2010 1ª APLICAÇÃO)
Capítulo III
Um criado trouxe o café. Rubião pegou na xícara e, enquanto lhe deitava açúcar, ia disfarçadamente mirando a bandeja, que era de prata lavrada. Prata, ouro, eram os metais que amava de coração; não gostava de bronze, mas o amigo Palha disse-lhe que era matéria de preço, e assim se explica este par de figuras que está aqui na sala: um Mefistófeles e um Fausto. Tivesse, porém, de escolher, escolheria a bandeja - primor de argentaria, execução fina e acabada. O criado esperava teso e sério. Era espanhol; e não foi sem resistência que Rubião o aceitou das mãos de Cristiano; por mais que lhe dissesse que estava acostumado aos seus crioulos de Minas, e não queria línguas estrangeiras em casa, o amigo Palha insistiu, demonstrando-lhe a necessidade de ter criados brancos. Rubião cedeu com pena. O seu bom pajem, que ele queria pôr na sala, como um pedaço da província, nem pôde deixar na cozinha, onde reinava um francês, Jean; foi degradado a outros serviços.
ASSIS, M. Quincas Borba. In: Obra completa. V.1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993 (fragmento).
Quincas Borba situa-se entre as obras-primas do autor e da literatura brasileira. No fragmento apresentado, a peculiaridade do texto que garante a universalização de sua abordagem reside
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La Casa de Papel
[1] A través de Tokio como narradora, la serie de
televisión La Casa de Papel nos cuenta la historia de un
atraco a la Fábrica Nacional de Moneda y Timbre. Liderados
[4] desde el exterior por El Profesor, un hombre planificador
hasta lo enfermizo que ve en este atraco la posibilidad de
hacer justicia por el trato que tuvo su padre años antes, la
[7] banda tendrá la difícil misión de fabricar y sacar todo el
dinero que puedan mientras intentan mantener a raya tanto a
la policía como a los rehenes.
[10] Hay un tema que me parece fascinante y es la
perversión del concepto de héroe a través del rol de
atracador. El Profesor, Berlín, Tokio y Nairobi y el hecho de
[13] que más que gente mala, estén ahí por “decisiones
cuestionables en la vida”, tal y como se les retrata a la
mayoría, hacen que nos creamos sus discursos de que lo que
[16] están haciendo no es un delito, sino justicia social, tras todo
el descalabro económico de la crisis y rescates bancarios.
Al igual que no faltan conversaciones sobre cómo
[19] van ganando apoyo del ciudadano de a pie e incluso de los
propios rehenes nosotros como espectadores también
deseamos que el atraco salga adelante, que la policía fracase
[22] y que nuestros héroes delincuentes triunfen.
Mención aparte merece el enfoque de los personajes
y sus relaciones. Si bien es cierto, y todos los que alguna vez
[25] hemos estado en un clima de convivencia y semiaislamiento
(un campamento o un viaje largo con amigos, por ejemplo)
podemos atestiguarlo, que las relaciones humanas se
[28] intensifican al máximo en pocos días, tengo la sensación de
que se han pasado un par de vueltas a la hora de desarrollar
las dinámicas románticas.
[31] Lo que han logrado con La Casa de Papel, con una
combinación entre un reparto estupendo, una realización a la
que se le puede poner muy pocos y pequeños peros y un
[34] guion que logra enganchar episodio a episodio, se ve pocas
veces en la televisión nacional.
Internet: <www espinof com> (con adaptaciones)
En conformidad con las ideas del texto La Casa de Papel,
En las líneas 21 y 22, las formas verbales “deseamos”, “salga”, “fracase” y “triunfen” son formas verbales que están en presente de subjuntivo.
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uefs) As pesquisas com a molécula de DNA desenvolvidas e publicadas pelos cientistas Watson e Crick, em 1953, e reconhecidas pela Academia de Ciência, com a premiação do Nobel de Medicina, em 1962, são consideradas como um marco histórico no desenvolvimento da Biologia Molecular. É correto afirmar que essas pesquisas permitiram
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
- O professor vai iniciar a aula falando sobre fotomontagem. "A fotomontagem é um processo de fazer composição fotográfica fazendo recorte de fotografias reunindo outras fotografias. Essa técnica tem quase dois séculos de história, surgiu logo após a primeira guerra mundial na Alemanha. A fotomontagem é o gênero de expressão que evoluiu através da história, da fotografia e da arte contemporânea do século XX.
A fotomontagem pode ser utilizada para comunicar uma experiência visual concreta que o autor elege para representar sentimentos e ideias. Em suas diversas manifestações, a fotomontagem dividiu-se entre vertentes. A fotomontagem dadaísta e a construtivista buscou sempre a comunicação com o observador anônimo das grandes cidades, já a fotomontagem surrealista tinha como princípio a própria incomunicabilidade, o desejo sempre manifesto de não dar-se entender totalmente a ninguém."
Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html
Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html
- Acima, fotomontagens de Raoul Hausmann. Seu trabalho é satírico, niilista - característica própria dos dadaístas.
- O professor vai pedir aos alunos para formarem duplas.
- Esta atividade vai ser feita em duplas.
- Com o uso de uma câmera fotográfica digital, o professor vai pedir aos alunos, em duplas, para tirar diversas fotos uns dos outros, em posições diferentes.
- Pedir aos alunos para colocarem algumas imagens em preto e branco e outras coloridas. Esta alteração de cor pode ser feita na própria máquina digital.
- O professor deverá auxiliar os alunos no momento que estiverem alterando as cores das fotos.
- O professor deverá levar os alunos para o laboratório de informática e lá, imprimir as imagens em tamanhos diferentes. Se na sua escola não tiver laboratório de informática, peça a algum profissional da área para fazer esta impressão.
- Peça aos alunos para escolher uma foto que vai ser recortada de revistas ou jornais, para ser o fundo da fotomontagem que vai ser trabalhada. Pode ser um cenário qualquer, uma praça, uma paisagem, um quarto, etc.
- Em seguida, recorte as imagens das suas figuras das fotos que foram tiradas pelas duplas, e para finalizar, cole sobre o fundo escolhido.
- Vai ser uma atividade muito interessante e legal!
- Faça uma exposição dos trabalhos.
- Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
A luta contra as infecções virais é difícil, pois a replicação viral é um processo intracelular, estando intimamente relacionada ao metabolismo das células infectadas. Um dos vírus mais estudados é o chamado vírus da imunodeficiência humana (HIV), um vírus da família dos retrovírus, capaz de parasitar o sistema imunológico humano. Para a obtenção de drogas eficazes no combate ao vírus HIV, é importante conhecer como o vírus infecta o organismo.
Disponível em: http://qnint.sbq.org.br. Acesso em: 16 nov. 2020 (adaptado).
Um medicamento que combata especificamente esse tipo de vírus pode atuar