LEONILSON. O recruta, o aranha e o penélope. Bordado sobre tecido, 1992. Disponível em: www.projetoleonilson.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012.
A obra do artista plástico Leonilson (1953-1993) marca presença no panorama da arte brasileira e internacional. Nessa obra, ele utilizou a habilidade técnica do bordado manual para:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
(UECE) Fatores ecológicos podem ser divididos em bióticos e abióticos. Sobre esses fatores, é correto afirmar que
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
(ENEM 2009 CANCELADO)
Texto A
Texto B
Metaesquema I
Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Nesta obra, como o próprio nome define: meta — dimensão virtual de movimento, tempo e espaço; esquema — estruturas, os Metaesquemas são estruturas que parecem movimentar-se no espaço. Esse trabalho mostra o deslocamento de figuras geométricas simples dentro de um campo limitado: a superfície do papel. A isso podemos somar a observação da precisão na divisão e no espaçamento entre as figuras, mostrando que, além de transgressor e muito radical, Oiticica também era um artista extremamente rigoroso com a técnica.
Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em: 02 maio 2009 (adaptado).
Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Levando-se em consideração o texto e a obra Metaesquema I, reproduzidos acima, verifica-se que
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(PUC) "Costumam alguns senhores dar aos escravos um dia em cada semana para plantarem para si, mandando algumas vezes com eles o feitor para que não se descuidem. E isto serve para que não padeçam fome, nem cerquem cada dia a casa de seu senhor pedindo-lhes a ração de farinha. Porém não lhes dar farinha nem dia para a plantarem, e querer que sirvam de sol a sol no partido, de dia e de noite com pouco descanso no engenho, como se admitirá no Tribunal de Deus sem castigo?"
Antonil. "Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas". 1711.
A partir da citação acima e de seus conhecimentos sobre a sociedade colonial da América Portuguesa, examine as afirmativas a seguir.
I - Na sociedade colonial, o prestígio social residia em ser senhor de terras e de homens, e a possibilidade de riqueza vinha da atividade comercial.
II - Os senhores de engenho permitiam que alguns de seus escravos possuíssem uma lavoura de subsistência, inclusive com direito à venda de excedentes.
III - Apesar da violência que marcava o cotidiano dos engenhos, os escravos conseguiram, em certa medida, criar e recriar laços culturais próprios, vários deles herdados de suas raízes africanas.
IV - Diante do risco de punições pelos senhores - surras, aprisionamento com correntes de ferro, aumento do trabalho, etc. - as tentativas de fugas escravas diminuíram ao longo do período colonial.
Assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia um pedaço de uma história em quadrinhos e responda à questão. (Fonte: Revista Você sabia? Turma da Mônica – Independência do Brasil – Editora Globo – 2004)
Enunciado:
Essa história em quadrinhos é uma fonte histórica? Justifique.
- Física | 1.2 Vetores
(UFLA) Num estacionamento, um coelho se desloca, em sequência, 12 m para o oeste, 8 m para o norte e 6 m para o leste. O deslocamento resultante tem módulo: