Um chefe de cozinha utiliza um instrumento cilíndrico afiado para retirar parte do miolo de uma laranja. Em seguida, ele fatia toda a laranja em secções perpendiculares ao corte feito pelo cilindro. Considere que o raio do cilindro e da laranja sejam iguais a 1 cm e a 3 cm, respectivamente.
A área da maior fatia possível é:
Questões relacionadas
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
Uma barra de coeficiente de dilatação(I), com comprimento 2,0 m e temperatura inicial de 25 °C está presa a uma parede por meio de um suporte de fixação S. A outra extremidade da barra B está posicionada no topo de um disco de raio R = 30 cm. Quando aumentamos lentamente a temperatura da barra até um valor final T, verificamos que o disco sofre um deslocamento angular (II) no processo. Observe a figura a seguir:
Supondo que o disco rola sem deslizar e desprezando os efeitos da temperatura sobre o suporte S e também sobre o disco, calcule o valor de T.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem a seguir e leia o texto sobre um movimento social que ocorreu durante a República Oligárquica.
Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/revolta-vacina-cidadania.htm>. Acesso em: 26 nov. 2012.
Tiros, gritaria, engarrafamento de trânsito, comércio fechado, transporte público assaltado e queimado, lampiões quebrados a pedradas, destruição de fachadas dos edifícios públicos e privados, árvores derrubadas: o povo do Rio de Janeiro se revolta contra o projeto de vacinação obrigatório proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz. (Gazeta de Notícias, 14 de novembro de 1904).
Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sociedade/novavellha-questao-da-seguranca-publica-no-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 26 nov. 2012.
Identifique o movimento social a que se referem a imagem e o texto.
Determine a razão principal do descontentamento do povo do Rio de Janeiro neste contexto.
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
A imigrante italiana que se formou em nutrição aos 87 anos escreveu o TCC inteiro à mão
Os cabelos brancos de Luísa Valencic Ficara contrastaram com a juventude dos colegas durante sua formatura. Nascida na Itália, Luísa imigrou para a América do Sul durante a Segunda Guerra Mundial, viveu em três países sul-americanos e se estabeleceu em Jundiaí, no interior de São Paulo. Aos 87 anos, ela acaba de se formar em nutrição.
Dona Luísa, como é conhecida, vive na cidade há 40 anos. Após o falecimento do marido e de sua irmã, ela decidiu voltar a estudar para se manter ocupada. Foi assim que surgiu a ideia de se matricular no curso de nutrição do Centro Universitário Padre Anchieta. A graduação foi concluída após seis anos de estudos, com um TCC sobre a cana-de-açúcar no Brasil. Segundo informações do Grupo Anchieta, todo o trabalho foi escrito à mão. Colegas, professores e funcionários da instituição ajudaram com a parte da digitação, configuração e impressão do trabalho, para apoiar Dona Luísa.
Mas a graduação não é o limite para a idosa. Ela, que também frequenta aulas de alemão, inglês e francês, já está pensando em ingressar em um curso de pós-graduação para continuar estudando, segundo contou ao G1.
Disponível em: http://www.hypeness.com.br. Acesso em: 23 set. 2017.
O texto acima, embora classificado como um gênero jornalístico “notícia”, apresenta muitas características do
- Matemática | 15.1 Ponto
Devido ao aumento do fluxo de passageiros, uma empresa de transporte coletivo urbano está fazendo estudos para a implantação de um novo ponto de parada em uma determinada rota. A figura mostra o percurso, indicado pelas setas, realizado por um ônibus nessa rota e a localização de dois de seus atuais pontos de parada, representados por P e Q.
Os estudos indicam que o novo ponto T deverá ser instalado, nesse percurso, entre as paradas já existentes P e Q de modo que as distâncias percorridas pelo ônibus entre os pontos P e T e entre os pontos T e Q sejam iguais. De acordo com os dados, as coordenadas do novo ponto de parada são:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIPÊ) Uma garota com massa corporal de 70,0 kg ingere um sundae com um valor alimentício de 1100,0 cal e, em seguida, pretende subir, correndo vários lances de escada, para dissipar a energia consumida. Considerando-se 1,0 cal igual a 4,2J e módulo da aceleração da gravidade local, 10 m/s², para atingir seu objetivo, a garota terá que subir até uma altura, em m, igual a