A distância aproximada, entre João Pessoa e Campina Grande, é de 120 km. Um ciclista deseja fazer esse percurso em sua bicicleta que, a cada pedalada, percorre 60 cm. O número de pedaladas necessárias, para fazer o percurso, é aproximadamente:
Questões relacionadas
- História | 2.3 Segundo Reinado
A imagem está relacionada a situação social dos negros no Brasil após a abolição da escravidão, em 13 de maio de 1888, é reflexo de
- Física | 4.3 Refração da Luz
(UNIT)
Com base na análise da figura que representa a reflexão total de um feixe luminoso que se propaga no meio B, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O ângulo de incidência do feixe é maior que arcsen
( ) O índice de refração do meio A é maior do que o do meio B.
( ) O índice de refração do meio B depende da cor do feixe incidente.
( ) A velocidade de propagação do feixe no meio B é menor do que a do meio A.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
Materiais necessários
- Cola bastão. (Uma para cada criança)
- Imagem de obra cubista de Pablo Picasso. Disponível em: http://www.udc.gal/tempo/cuestions20/docs_cub01.html
- - Acesso em 19 mar.2015.
- Papel A3 de gramatura pequena.
- Revistas velhas de moda ou de decoração de ambientes.
- Tesoura sem ponta. (Uma para cada criança).
- Papel fantasia preto. (O bastante para colocar paspatur nos trabalhos das crianças).
Pablo Picasso: "Mandolina y guitarra", 1924. Cubismo sintético
Procedimentos
1º. Mostrar a imagem da obra de Picasso que deverá ser ampliada para que as crianças percebam os detalhes. Explorar a obra explicando que esse artista cria e recria a maneira de vermos as coisas.
2º. Pedir aos alunos que escolham primeiro a imagem que será a base do trabalho. Pode ser um rosto de grandes dimensões ou uma sala decorada. (Seria interessante uma figura de página inteira). Elas também devem cortar partes de outros rostos e objetos de outras imagens.
3º. As crianças devem pegar a figura escolhida primeiro, e cortá-la em cinco partes. Auxilie as crianças nessa tarefa. Organizar a figura na mesa, mudando a posição das partes antes de colá-la no papel, é essencial.
4º. Depois de colar a figura base, as crianças devem colar sobre ela outras partes de rostos e objetos pertencentes a outras imagens, ou seja: uma outra boca sobre a boca, outro nariz sobre o nariz, um sofá sobre outro ou inserir objetos que não fazem parte do ambiente escolhido.
5º. A escolha de cabelos e acessórios como chapéu, óculos, bijuterias e outros adereços, pode resultar em trabalhos ainda mais ligados ao cubismo sintético.
6º. Por fim, pedir que encontrem palavras nas revistas, que gostariam de colar junto com as imagens.
7º. Com as colagens prontas, utilizar uma régua para marcar o excesso de papel branco da obra feita pelas crianças. Cortar o excesso. Colocar um paspatur preto para valorizar o trabalho e fazer uma exposição para a apreciação, buscando identificar as características do cubismo em cada uma.
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNESP) As figuras 1 e 2 representam dois esquemas experimentais utilizados para a determinação do coeficiente de atrito estático entre um bloco B e uma tábua plana, horizontal.
No esquema da figura 1, um aluno exerceu uma força horizontal F no fio A e mediu o valor 2,0 cm para a deformação da mola, quando a força F atingiu seu máximo valor possível, imediatamente antes que o bloco B se movesse. Para determinar a massa do bloco B, este foi suspenso verticalmente, com o fio A fixo no teto, conforme indicado na figura 2, e o aluno mediu a deformação da mola igual a 10,0 cm, quando o sistema estava em equilíbrio. Nas condições descritas, desprezando a resistência do ar, o coeficiente de atrito entre o bloco e a tábua vale
- Matemática | 3.6 Exponencial
Uma equipe de cientistas decidiu iniciar uma cultura com exemplares de uma bactéria, em uma lâmina, a fim de determinar o comportamento dessa população. Após alguns dias, os cientistas verificaram os seguintes fatos:
- a cultura cresceu e ocupou uma área com o formato de um círculo;
- o raio do círculo formado pela cultura de bactérias aumentou 10% a cada dia;
- a concentração na cultura era de 1 000 bactérias por milímetro quadrado e não mudou significativamente com o tempo.
Considere que r representa o raio do círculo no primeiro dia, Q a quantidade de bactérias nessa cultura no decorrer do tempo e do número de dias transcorridos. Qual é a expressão que representa Q em função de r e d ?
- a cultura cresceu e ocupou uma área com o formato de um círculo;