Durante um teste de desempenho, um carro de massa 1200kg alterou sua velocidade, conforme mostra o gráfico abaixo:
Considerando que o teste foi executado em uma pista retilínea, pode-se afirmar que força resultante que atuou sobre o carro foi de:
Questões relacionadas
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
O fenômeno da escravidão, ou seja, da imposição do trabalho compulsório a um indivíduo ou a uma coletividade, por parte de outro indivíduo ou coletividade, é algo muito antigo e, nesses termos, acompanhou a história da Antiguidade até o séc. XIX. Todavia, percebe-se que tanto o status quanto o tratamento dos escravos variou muito da Antiguidade greco-romana até o século XIX em questões ligadas à divisão do trabalho.
As variações mencionadas dizem respeito
- Matemática
Um setor de recursos humanos de uma empresa pretende fazer contratações para adequar-se ao artigo 93 da Lei nº. 8.213/91, que dispõe:
O número mínimo de empregados reabilitados ou com deficiência, habilitados, que deverá ser contratado pela empresa é:
- Química | 2.3 Termoquímica
Um inseto conhecido como besouro bombardeiro consegue afugentar seus predadores lançando sobre eles um “aerossol químico”, um vapor na forma de fina névoa. Esse aerossol resulta de uma reação química entre as substâncias hidroquinona, C6H4(OH)2, e o peróxido de hidrogênio, H2O2, catalisada por uma enzima. Além do efeito térmico da reação, a quinona, C6H4O2, produzida atua como repelente contra outros insetos e animais. A reação de formação do aerossol químico pode ser representada pela equação:
C6H4(OH)2(aq) + H2O2(aq) C6H4O2(aq) + 2H2O(ℓ)
Considere as reações representadas pelas equações I, II e III:
I. C6H4(OH)2(aq) C6H4O2(aq) + H2(g) ∆Hº = 177 kJ.
II. H2O2(aq) H2O(ℓ) + 1/2O2(g) ∆Hº = -94,6 kJ.
III. H2(g) + 1/2O2(g) H2O(ℓ) ∆Hº = -286 kJ.
Relacionando as equações I, II e III, pode-se afirmar que, para afugentar os predadores, o besouro bombardeiro libera uma quantidade de calor equivalente a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Leia o texto abaixo para responder à questão 5 MAUTNER, Anna Veronica. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/opiniao/2013/11/1367282-anna-veronica-mautner-entre-o-campo-e-a-cidade.shtml>.
Acesso em: 14 fev. 2014. Adaptado.
Enunciado:
O assunto principal do fragmento é
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Analise os fragmentos a seguir.
A sociologia, a antropologia e outras ciências humanas lançaram mão [dessa] categoria para demonstrar e sistematizar as desigualdades socioculturais existentes entre mulheres e homens, que repercutem na esfera da vida pública e privada de ambos os sexos, impondo a eles papéis sociais diferenciados que foram construídos historicamente e criaram polos de dominação e submissão. Impõe-se o poder masculino em detrimento dos direitos das mulheres, subordinando-as às necessidades pessoais e políticas dos homens, tornando-as dependentes.
Portanto, [esse] termo pode ser entendido como um instrumento, como uma lente de aumento que facilita a percepção das desigualdades sociais e econômicas entre mulheres e homens, que se deve à discriminação histórica contra as mulheres. Esse instrumento oferece possibilidades mais amplas de estudo sobre a mulher, percebendo a em sua dimensão relacional com os homens e o poder. Como uso desse instrumento, pode-se analisar o fenômeno da discriminação sexual e suas imbricações relativas à classe social, às questões étnico-raciais, intergeracionais e de orientação sexual.
TELES, Maria Amélia de Almeida & MELLO, Mônica. O que é violência contra a mulher. São Paulo: Brasiliense, 2003. p. 16-17. (adaptado)
Fundamental para os estudos históricos na atualidade, o texto se refere ao conceito de