Paulo emprestou R$ 5.000,00 a um amigo, a uma taxa de juros simples de 3% ao mês. Considere x o número de meses do empréstimo e M(x) o montante a ser devolvido para Paulo no final de x meses.
Nessas condições, a representação gráfica correta para M(x) é:
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Em uma seletiva para a final dos 100 metros livres de natação, numa olimpíada, os atletas, em suas respectivas raias, obtiveram os seguintes tempos:
A mediana dos tempos apresentados no quadro é
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Leia o texto e observe a imagem.
O multiculturalismo medieval
A verdade é que a Europa do tempo do domínio do romântico, isto é, dos séculos VI a XII, foi um campo de batalha de culturas diversas ou nos interregnos de paz, um cruzamento de caminhos de comércio e correntes religiosas rivais e um ponto de convergência de aptidões estéticas heterogêneas.
CHENEY, S. História da arte. v. 2. São Paulo: Rideel, 1995, p. 175.
Vocabulário:
Interregnos – intervalos, interrupções momentâneas.
Convergência – direção para um ponto comum.
Heterogêneas – compostas de partes ou elementos diferentes.
Conforme aponta o texto, o encontro entre cristãos e islâmicos durante as Cruzadas foi marcado por:
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(UNIT)
Enzimas são moléculas orgânicas de natureza proteica e agem nas reações químicas das células como catalisadoras, ou seja, aceleram a velocidade dos processos sem alterá-los. Geralmente, são os catalisadores mais eficazes, por sua alta especificidade.
Analisando-se o gráfico e com base nos conhecimentos a respeito dessas moléculas, é correto afirmar:
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Esse ônibus relaciona-se ao ato praticado, em 1955, por Rosa Parks, apresentada em fotografia ao lado de Martín Luther King. O veículo alcançou o estatuto de obra museológica por simbolizar o(a)
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(ENEM 2007) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.
K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: "Diversidade na educação: reflexões e experiências". Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.
Com relação ao assunto tratado no texto, é correto afirmar que