Uma pessoa comercializa picolés. No segundo dia de certo evento ela comprou 4 caixas de picolés, pagando R$ 16,00 a caixa com 20 picolés para revendê-los no evento. No dia anterior, ela havia comprado a mesma quantidade de picolés, pagando a mesma quantia, e obtendo um lucro de R$ 40,00 (obtido exclusivamente pela diferença entre o valor de venda e o de compra dos picolés) com a venda de todos os picolés que possuía.
Pesquisando o perfil do público que estará presente no evento, a pessoa avalia que será possível obter um lucro 20% maior do que o obtido com a venda no primeiro dia do evento.
Para atingir seu objetivo, e supondo que todos os picolés disponíveis foram vendidos no segundo dia, o valor de venda de cada picolé, no segundo dia, deve ser:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Para resolver as questões 36 e 37, leia o texto a seguir de Marcos Terena, fundador da União das Nações Indígenas.
O ponto de vista dos brancos em relação aos índios mudou ao longo da História? Justifique sua resposta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: Texto para a questão 10. Muito cedo para decidir Rubem Alves Gandhi se casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava sendo levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter. Casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber. Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro”. Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de ideia. Eu mudei de ideia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Texto adaptado do livro “Estórias de quem gosta de ensinar —
O fim dos Vestibulares”, editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 31.
Enunciado:
Para o autor, os jovens não deviam ser obrigados a escolher uma profissão porque
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
Uma corda inextensível tem uma de suas extremidades fixada em uma parede vertical. Na outra extremidade, um estudante de física produz vibrações transversais periódicas, com frequência de 2 Hz A figura abaixo ilustra a onda transversal periódica resultante na corda.
Com base nesses dados, o estudante determina a Amplitude em cm, o Período em segundos e a Velocidade de Propagação em m/s dessa onda. Esses valores são iguais a:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee las normas impuestas por las autoridades peruanas para la visita a Machu Picchu. Normas de visitas a Machu Picchu Protegiendo el Santuario: Normas establecidas por las autoridades peruanas: -Proporcionar a las autoridades y entidades oficiales la información que le sea solicitada. -Abonar los derechos por concepto de ingreso al Camino Inca u otro circuito. -Evitar la contaminación ambiental con desperdicios generados por acción del visitante. -Hacer uso de las áreas públicas, instalaciones o equipamiento, sin que ello signifique deterioro o destrucción de los mismos. -Está prohibido el encender de fogatas. -Estar terminantemente prohibida la extracción, depredación o adquisición, de cualquier especie de flora existente en el Santuario Histórico de Machu Picchu. -Está terminantemente prohibida la captura, caza, depredación o adquisición, de ejemplares de la fauna silvestre del Santuario Histórico de Machu Picchu. -Acampar solamente en los lugares señalados para ello en forma específica, no pudiendo hacerlo en el interior de grupos arqueológicos o zonas restringidas. -No está permitido pernoctar en el lugar. Si desea hacerlo, debe solicitar un permiso especial a las autoridades del Instituto Nacional de Cultura con sede en Machu Picchu o Cusco. -Observar un comportamiento que no perturbe la tranquilidad de otros usuarios. -No está permitido el ingreso a las ruinas con alimentos. -No se permite el ingreso con equipos de sonido. -No se permite el ingreso con mascotas. -Las infracciones a las normas mencionadas obligará a la intervención de la policía o del personal de control para la aplicación de las sanciones que ello trae consigo. Disponible en: <http://www.enjoy-machu-picchu.com/machu-picchu/informacion-util-machu-picchu-reglas-vistar-santuario.php>. Acceso el: 10 oct. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
¿Algunas veces has estado en un sitio que tenía normas específicas? Haz un breve resumen de ellas. Sigue el modelo de las normas que has leído en el texto.
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(CFTMG) As principais substâncias que compõem o sêmen humano são enzimas, ácido cítrico, íons (cálcio, zinco, e magnésio), frutose, ácido ascórbico e prostaglandinas, essas últimas de natureza lipídica. Tais compostos desempenham papel específico na reprodução, possibilitando o sucesso da célula apresentada abaixo.
Nessa célula, a substância que será utilizada na estrutura 2, permitindo a movimentação de 3, é um(a):