Os lipídios constituem uma classe de biomoléculas com inúmeras aplicações. Desde relações ao fornecimento de energia até atuações como isolante térmico as moléculas lipídicas influenciam diretamente no bom funcionamento de um organismo. Quando vai ser utilizada como molécula energética deve primeiro sofrer hidrólise formando um ácido graxo que será utilizado em uma reação chamada de beta oxidação, assim podendo gerar energia para o organismo.
Considere a cadeia lipídica apresentada a seguir.
A molécula obtida a partir da cadeia lipídica que será utilizada na beta oxidação como fonte de energia é
Questões relacionadas
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
Estampada em diversos jornais no mundo, a notícia a seguir se torna acessível desde a comunidade acadêmica à população humana, visto que se trata de uma nova alternativa viável para combater a malária e algumas verminoses:
Essas descobertas fornecerão à população humana novos e poderosos meios de combater doenças como a malária, conforme estudos de uma das pesquisadoras premiadas pelo Nobel. Sobre essa doença tropical, tem-se o seguinte:
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
O ciclo menstrual nas mulheres compreende um período médio de 28 a 30 dias. Durante esse período, uma série de eventos ocorre com o objetivo de promover a ovulação, a fixação do embrião ou a menstruação.
Assinale a única alternativa que descreve corretamente fenômenos ocorridos no organismo feminino durante o seu ciclo menstrual.
- História | 6.05 Revoluções Liberais
(UFSJ) Analise as afirmativas abaixo.
I. As revoluções liberais do século XIX foram originadas a partir das Revoluções Americana (1776), Inglesa (1688) e Francesa (1789), bem como da Revolução Industrial Inglesa, que vinha acontecendo desde meados do século XVIII.
II. As revoluções liberais do século XIX atingiram seu ápice em 1848, trazendo, além do seu caráter liberal e burguês, um novo elemento: a participação da classe operária vinculada à indústria, com tendências socialistas.
III. As bases do liberalismo defendido pelos revolucionários liberais do século XIX eram: propriedade privada, individualismo econômico e liberdade de comércio, de produção e de contrato de trabalho sem controle do Estado.
IV. As revoluções liberais do século XIX tiveram caráter socialista e anarquista e defendiam uma sociedade livre, sem classes sociais, fim da propriedade privada e da livre concorrência.
Sobre as revoluções liberais do século XIX, estão CORRETAS apenas as afirmações:
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UESB) Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
I. A estrutura química do antioxidante evidencia a presença do grupo funcional da classe dos ácidos carboxílicos.
Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
II. Apresenta os grupos funcionais das classes dos éteres e das aminas.
Observe o composto abaixo e julgue as afirmativas que se seguem:
III. A presença do flúor na estrutura da atorvastatina indica que esse fármaco é um composto de Grignard.
IV. Os grupos funcionais — CONH — e — COOH pertencem à classe das amidas e dos ácidos carboxílicos.
Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
V. O nome oficial do composto representado pela estrutura I é 2,6-dimetil-5-octenal.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é (são):
- Língua Portuguesa
O texto a seguir foi extraído do livro de memórias do escritor e jornalista carioca, que nasceu em 1926, Carlos Heitor Cony.
Um livro de memórias é “relato que alguém faz, frequentemente, na forma de obra literária, a partir de acontecimentos históricos dos quais participou ou foi testemunha, ou que estão fundamentados em sua vida particular”. Não deve ser confundido com autobiografia.
O suor e a lágrima
Fazia calor no Rio, quarenta graus e qualquer coisa, quase quarenta e um. No dia seguinte, os jornais diriam que fora o dia mais quente deste verão que inaugura o século e o milênio. 2Cheguei ao Santos Dumont, o voo estava atrasado, decidi engraxar os sapatos. Pelo menos aqui no Rio são raros 3esses engraxates, só existem nos aeroportos e em poucos lugares avulsos.
Sentei-me 4naquela espécie de cadeira canônica, de coro de abadia pobre, que também pode parecer o trono de um rei desolado de um reino desolante.
O engraxate era gordo e estava com calor — o que me pareceu óbvio. Elogiou 7meu sapato, cromo italiano, fabricante ilustre, os Rossetti. 6Uso-o pouco, em parte para poupá-lo, em parte porque quando posso estou sempre de tênis.
Ofereceu-me o jornal que eu já havia lido e começou seu ofício. Meio careca, o suor encharcou-lhe a testa e a calva. 5Pegou aquele paninho que dá brilho final nos sapatos e com ele enxugou o próprio suor, que era abundante.
Com o mesmo pano, executou com maestria aqueles movimentos rápidos em torno da biqueira, mas a todo o instante o usava para enxugar-se — caso contrário, o suor inundaria o meu cromo italiano.
E foi assim que a testa e a calva do valente filho do povo ficaram manchadas de graxa e o meu sapato adquiriu um brilho de espelho, à custa do suor alheio. Nunca tive sapatos tão brilhantes, tão dignamente suados.
Na hora de pagar, alegando não ter nota menor, deixei-lhe um troco generoso. Ele me olhou espantado, retribuiu a gorjeta me desejando em dobro tudo o que eu viesse a precisar no resto dos meus dias.
Saí daquela cadeira com um baita sentimento de culpa. Que diabo, meus sapatos não estavam tão sujos assim, por 45 míseros tostões fizera um filho do povo suar para ganhar seu pão. 1Olhei meus sapatos e tive vergonha daquele brilho humano salgado como lágrimas.CONY, Carlos Heitor. In: Eu aos pedaços: memórias. São Paulo: Leya, 2010. p. 114-115.
No seguinte enunciado — “Cheguei ao Santos Dumont, o voo estava atrasado, decidi engraxar os sapatos” (ref. 2) — a relação entre as orações está implícita. Marque a única alternativa que explicita o sentido que esse enunciado tem no texto.