(PUCRJ) Em estudos conduzidos, ao longo da costa sul do Alasca, foi feita uma comparação entre áreas com e sem lontras-marinhas (um mamífero predador de ouriços-do-mar). Nos locais com lontras-marinhas, havia muitas algas e poucos ouriços-do-mar; já em locais sem lontras, havia muitos ouriços-do-mar e poucas algas. Considerando o papel ecológico desempenhado pelas lontras-marinhas nessas áreas, podemos supor que ela é uma espécie de que tipo?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto 7
Comer ou não comer chocolate, eis a questão…
O chocolate é uma das guloseimas mais consumidas em todo o mundo e também uma das primeiras a sair do cardápio quando a intenção é começar “aquele” regime. É verdade que se trata de um alimento bastante calórico, portanto que engorda. Mas, ao contrário do que pensa a maioria das pessoas e para a felicidade de quem não vive sem uma barrinha ou um bombom, o chocolate pode fazer bem à saúde.
Além de gordura, ele contém proteínas, cálcio, zinco, ferro, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C, e magnésio (importante, por exemplo, para o fortalecimento dos ossos e dos dentes). Fonte alimentar rica em nutrientes, o chocolate tem sido objeto de pesquisa de muitos cientistas. Eles têm divulgado os benefícios obtidos a partir do consumo moderado do produto.
Recentemente, estudos concluíram que o chocolate preto e amargo faz bem ao coração. Os flavonoides, substâncias presentes no cacau (ingrediente base do chocolate), possuem propriedades antioxidantes. Eles ajudam a proteger o organismo contra a produção excessiva de radicais livres, que contribuem para o envelhecimento natural e aumentam os riscos de problemas cardíacos. Além de auxiliar no bom funcionamento das artérias e de prevenir o aparecimento de doenças, o chocolate contém uma gordura que não eleva o colesterol.
Contudo, não se deve abusar. O ideal é fazer o consumo duas vezes por semana; afinal, o chocolate é altamente calórico. Quem está de regime deve evitar, também, os lights e diets. Desmentindo o mito de que seriam mais “saudáveis”, esses produtos, normalmente, têm as mesmas calorias que os chocolates com açúcar, e são algumas vezes até mais gordurosos. Portanto, são indicados aos diabéticos e não aos que querem perder peso.
(Adaptado de: <http://www.gostodeler.com.br/materia/47/comer_ou_nao_comer_chocolate_
eis_a_questao.html>. Acesso em: 9 abr. 2012.)
A tese apresentada pelo texto é que o chocolate
- Inglês - Fundamental | 01. Saudações/Palavras Mágicas (Greetings)
Match the text to the picture.
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
El Camino de la lengua nos lleva hasta el siglo X, época en la que aparecen las Glosas Emilianenses en el monasterio de Suso en San Millán (La Rioja). Las Glosas Emilianenses están consideradas como el testimonio escrito más antiguo del castellano. Paso a paso y pueblo a pueblo, el viajero llegará al siglo XV para asistir al nacimiento de la primera Gramática de la Lengua Castellana, la de Nebrija. Más tarde, escritores como Miguel de Cervantes, Calderón de la Barca, Miguel de Unamuno, Santa Teresa de Jesús o el contemporáneo Miguel Delibes irán apareciendo a lo largo del itinerario.
Pero la literatura no es el único atractivo de este viaje que acaba de comenzar.
Nuestra ruta está llena de palacios, conventos, teatros y restaurantes. La riqueza gastronómica de esta región es algo que el viajero debe tener muy en cuenta.
Revista Punto y Coma. Espanha, n°9, nov./dez. 2007.
O “Camino de la lengua”, um percurso para turistas na Espanha, conduz o viajante por um roteiro que, além da temática original sobre a língua e a literatura espanholas, envolve também os aspectos
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Escucha la lectura del profesor.
Texto para el profesor: Por la mañana en mi casa yo como siempre muchas frutas, piña, uva y manzana porque son saludables y hacen muy bien, me dan mucha energía.
http://www.123dibujos.com/images/dibujos-frutas.jpg
Colorea las frutas que aparecieron en el texto del profesor.
- Ciências - Fundamental | 05.1. Higiene e prevenção de doenças
Os alunos do 3° ano estão fazendo um mural sobre a higiene e sua importância para a saúde. Colocaram o cartaz a seguir e cada grupo da turma escreveu um importante hábito de higiene para compor o mural.
Disponível em: http://www. eusousaudveletu.blogspot.com. Acesso em: 02 jan. 2012.
Escreva um hábito que pode fazer parte do mural e represente-o por desenho.