(UFRGS) Com base nas características dos moluscos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) Os moluscos apresentam simetria radial.
( ) O corpo é constituído por cabeça, pé e massa visceral.
( ) Os bivalves possuem sifões para a entrada e a saída de água.
( ) A composição da concha externa é calcária ou celulósica.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Questões relacionadas
- Biologia | 13.4 Heredogramas
A síndrome de Kartagener, também denominada de discinesia ciliar primária, é uma disfunção genética provocada por mutação no gene TBX5, localizado no cromossomo 12, que codifica a dineína ciliar, conectando pares de microtúbulos periféricos da ultraestrutura do axonema, necessária para o movimento dos cílios e flagelos. A incidência dessa desordem genética é de 1 : 20 000 a 1 : 60 000 indivíduos, sem apresentar predileção por grupos raciais. O heredograma a seguir representa uma família que possui alguns indivíduos afetados pela síndrome de Kartagener.
A análise do heredograma apresentado permite afirmar que o padrão de herança dessa característica é do tipo
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: .
Enunciado:
Leia a reportagem a seguir para responder a questão
Aprenda a dizer não!
Pode até ser chato contrariar os outros. Mas é muito pior deixar as suas vontades e as suas opiniões sempre em segundo plano.
Por Rita Trevisan
Diz aí!
Fizemos uma enquete no nosso site e perguntamos para as leitoras: Você receia dizer "não" para as pessoas, com medo de magoá-las? Das 15.575 garotas que responderam 75% disseram que sim e 25% falaram que não.
Sua amiga pede sua blusa novinha emprestada. Sua mãe quer que você pare de andar com a sua BFF. Quem já passou por pelo menos uma dessas situações sabe como é complicado simplesmente dizer não. Na verdade, falta coragem para frustrar o outro. Na nossa cabeça, é como se estivéssemos correndo o risco de perder de vez o vínculo com aquela pessoa, só porque estamos tomando a atitude de ir contra o que ela pensa e deseja.
Agora, vamos pensar juntas: será que esse medão que sentimos de ser rejeitadas faz mesmo sentido? Tente se lembrar de quantas vezes sua mãe, sua BFF e o garoto de quem você está a fim lhe responderam com um não bem dado, nas mais diversas situações. Isso fez você gostar menos deles? É bem provável que não! "Aprendemos ao longo da vida que dizer 'não' é algo errado, que essa é uma atitude egoísta e que, assim, vamos acabar machucando o outro. Mas é fundamental fazer esse exercício, isso vai nos tornar mais autoconfiantes", garante a psicóloga Deborah Toniolo, da Clínica SanVie.
Na prática, é como qualquer outro treino. Quando percebemos que as consequências do nosso 'não' nem são tão avassaladoras assim, nos sentimos mais seguras para ir colocando limites para tudo e para todos. E o mais legal é que, só dessa forma, aprendemos a respeitar as nossas possibilidades e as nossas vontades. E acredite: não tem nadinha de errado nisso!
Mil e uma utilidades
O não, em muitas ocasiões, é uma maneira eficiente de nos livrar de grandes enrascadas. Quando um amigo nos convida a fazer algo que vai contra os nossos valores, que não bate com aquilo que a família nos ensinou, por exemplo, vale a pena contrariar quem quer que seja. E, mesmo em situações mais corriqueiras, o não pode ser muito bem-vindo. Tipo: sua amiga a convida para sair e você está morrendo de preguiça. Diga que não, sem culpa! Seu pai quer que você fique paparicando aquela sua tia chata, no maior fingimento. Idem! "O fundamental é usar um tom de voz natural quando for explicar ao outro por que não pode fazer o que ele quer, mas sem se alterar. E, além disso, tentar justificar sua decisão, usando argumentos objetivos sempre que possível", ensina Toniolo.
Outra boa dica da especialista é tentar encontrar uma terceira alternativa, que fique no meio do caminho entre o desejo do outro e o seu. "Assim, ainda que você não a atenda, a pessoa se sentirá acolhida e valorizada", explica. Para isso, não precisa muito. Imagine que a sua amiga pede a você para ajudá-la a pintar o quarto dela, no fim de semana.
O problema é que você já tinha um cineminha programado pro sábado. Que tal, então, se oferecer para dar uma força nos retoques, mas só no domingo? Pode ter certeza de que, mesmo assim, ela vai ficar superagradecida. E tem outra: se ela encanar por causa de uma coisa tão pequena, é porque essa amizade já estava meio mal das pernas mesmo.
Revista Atrevida. Ediçao 196. Seção Comportamento.
a)No primeiro parágrafo há o lead da reportagem, que, assim, como na notícia, determina o assunto que será abordado. Escreva resumidamente o assunto de reportagem.
- b)Depois de determinar o assunto da reportagem, você pôde perceber a diferença entre a reportagem e a notícia. Determine essa diferença.
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Os lixões são o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de saúde pública. Nesses locais, o lixo é jogado diretamente no solo e a céu aberto, sem nenhuma norma de controle, o que causa, entre outros problemas, a contaminação do solo e das águas pelo chorume (líquido escuro com alta carga poluidora, proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo).
RICARDO, B.; CANPANILLI, M. Almanaque Brasil
Socioambiental 2008
São Paulo, Instituto Socioambiental, 2007.Considere um município que deposita os resíduos sólidos produzidos por sua população em um lixão. Esse procedimento é considerado um problema de saúde pública porque os lixões
- Biologia | Não Possui Tópico Definido
Para que uma célula possa produzir suas proteínas, ela precisa de aminoácidos, que podem ser obtidos de duas maneiras: ingeridos em alimentos ricos em proteínas ou produzidos pelas células a partir de outras moléculas orgânicas. Alguns organismos, particularmente os seres autotróficos, são capazes de sintetizar todos os 20 tipos de aminoácidos necessários para a produção de suas proteínas; consequentemente, eles não precisam ingerir proteínas para sobreviver. Outros organismos, entre os quais nossa espécie, não conseguem sintetizar alguns dos aminoácidos e, por isso, precisam recebê-los prontos na alimentação. Os aminoácidos que um organismo não consegue sintetizar são chamados aminoácidos essenciais.
(José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho. Biologia, 2004. Adaptado.)
O organismo humano não sintetiza alguns aminoácidos, chamados essenciais, porque suas células
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A prática de jogos, esportes, lutas, danças e ginásticas é considerada, no senso comum, como sinônimo de saúde. Essa relação direta de causa e efeito linear e incondicional é explorada e estimulada pela indústria cultural, do lazer e da saúde ao reforçar conceitos e cultivar valores, no mínimo contestáveis, de dieta, de forma física e de modelos de corpos ideais.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.
O texto demonstra uma compreensão de saúde baseada na