Os lixões são o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de saúde pública. Nesses locais, o lixo é jogado diretamente no solo e a céu aberto, sem nenhuma norma de controle, o que causa, entre outros problemas, a contaminação do solo e das águas pelo chorume (líquido escuro com alta carga poluidora, proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo).
RICARDO, B.; CANPANILLI, M. Almanaque Brasil
Socioambiental 2008
São Paulo, Instituto Socioambiental, 2007.
Considere um município que deposita os resíduos sólidos produzidos por sua população em um lixão. Esse procedimento é considerado um problema de saúde pública porque os lixões
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(UNIFESP) Analise a capa de um folder de uma campanha de trânsito.
Explicitando-se os complementos dos verbos em “Eu cuido, eu respeito.”, obtém-se, em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa:
- Matemática | 1.08 Potenciação
Nós os chamamos de “computadores” porque eles computam. Fundamentalmente, é tudo o que eles fazem. Todo o complexo e sofisticado mundo dos computadores é construído sobre a aritmética de 0s e 1s.
O primeiro passo na redução de tudo a 0s e 1s é a exprimir todos os números desse modo no sistema binário posicional, que é análogo ao sistema decimal indo-arábico, mas usa 2 como base em vez de 10. Isto é, os algarismos de um numeral da direita para a esquerda representam potências sucessivas de 2.
BERLINGHOFF, W.P.: GOUVÊA, F. Q. A Matemática através dos tempos: um guia fácil e prático para professores e entusiastas. São Paulo: Blucher. 2008.
Na representação posicional, o número binário 101100 é escrito como:
1 . 25 + 0 . 24 + 1 . 23 + 1 . 22 + 0 . 21 + 0 . 20
Considerando as informações anteriores, o número 100101 representa, no sistema binário posicional, a quantidade
- Biologia | 10.5 Cordados
Em um jogo de tabuleiro, cada jogador escolhe um rosto. O objetivo é, por meio de perguntas que serão respondidas com “sim” ou “não”, descobrir a personagem escolhida pelo adversário. A figura apresenta as peças de uma das versões desse jogo.
Um professor de biologia adaptou esse jogo para o contexto de uma aula. Nos tabuleiros e fichas, no lugar de rostos, foram inseridos animais. Os alunos foram divididos em dois grupos, o primeiro escolheu o animal A e o segundo o animal B. Os grupos fizeram as seguintes perguntas, na tentativa de descobrir o animal escolhido pelo seu oponente:
Perguntas sobre o animal A
Respostas
Possui coração com quatro câmaras?
Sim.
Apresenta glândula uropigiana?
Não.
Apresenta caninos desenvolvidos?
Não.
Depende de bactérias para a digestão do alimento?
Sim.
Possui rume?
Não.
Quando comparado à maioria das espécies de sua ordem, esse animal tem metabolismo mais baixo?
Sim.
A relação massa corporal x superfície corporal é característica de sua ordem?
Não.
Perguntas sobre o animal B
Respostas
Põe ovos?
Sim.
Produz ácido úrico dentre suas excretas?
Sim.
Pode voar?
Não.
A epiderme é espessa e muito queratinizada?
Sim.
O oxigênio chega aos tecidos por meio de traqueias?
Não.
Troca periodicamente a camada epidérmica mais externa?
Sim.
Possui membros locomotores funcionais?
Sim.
Os animais A e B são, respectivamente,
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Observe o gráfico.
Enunciado:
Responda de acordo com o gráfico:
a) Qual é a boa notícia sobre o trabalho infantil?
b) Qual é a má notícia sobre o trabalho infantil?
c) Qual a sua conclusão?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
“Os revolucionários aboliram os impostos recém-instituídos por D. João VI e implantaram novos costumes, próprios do sistema republicano: introdução do termo “patriota” e do pronome “vós” nas formas de tratamento, à moda francesa; nova bandeira e garantia de liberdade de consciência e imprensa, mas ficavam proibidos os ataques à Constituição e a religião. Eram assegurados aos cidadãos as garantias e os direitos individuais, como o de propriedade, incluindo a manutenção da escravidão.
Apesar da adesão da Paraíba e do Rio Grande do Norte, o apoio não foi suficiente para manter o movimento revolucionário. A repressão das tropas legalistas (...) pôs fim aos 75 dias da experiência revolucionária. Ocorreram vários fuzilamentos e enforcamentos dos liberais radicais, e medidas políticas foram tomadas por D. João, como o fechamento da Maçonaria (associação caracterizada pelo espírito de fraternidade e que teve expressiva atuação no contexto da independência brasileira) (...).
Ainda que caracterizada por idéias liberais, essa revolução teve caráter conservador, ao propor a manutenção da propriedade e da escravidão. Para a ótica do poder constituído, representou uma séria ameaça à estrutura política e econômica brasileira: a insurreição de Pernambuco poderia se transformar numa república negra, pois o número de negros era muito superior ao de brancos. Liberdade, irmandade e fraternidade eram temas perigosos, mesmo que defendidos pela pequena burguesia letrada, e esse perigo em potencial justificava a repressão violenta ao movimento”
BOTELHO, Ângela Viana; REIS, Liana Maria, Dicionário Histórico Brasil: Colônia e Império. Belo Horizonte: O Autor, 2001. P 298. Com base nessas informações, preencha o quadro: