(UPE) Um problema comum na arborização pública é a ocorrência de árvores ocas, ameaçando caírem, causando algum acidente. As prefeituras constantemente recebem chamados para diagnosticar o problema. Entretanto, na maioria das vezes, deparam-se com árvores velhas com aparência sadia, sem ameaça a sua sustentação e com a copa bastante preservada e frondosa, sinal de que há vitalidade no tecido vascular, mantendo a rede de circulação de substâncias ativas. Sobre o texto, assinale a alternativa CORRETA.
Questões relacionadas
- Geografia | 3.5 Vegetação
O Brasil, de acordo com Moraes, é o segundo maior consumidor de hidrogéis para agricultura do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos da América, onde o produto é usado também em jardins. “Aqui, a principal aplicação dos géis superabsorventes é em plantações de eucalipto, que exigem muita água. Estimamos que a demanda do produto pela agricultura gire em torno de 500 toneladas por ano. Em uma plantação de eucalipto, por exemplo, com cerca de 1.200 pés, são utilizados 1,5 quilo por hectare”.
Yuri Vasconcelos. Combate à terra seca. In: Revista FAPESP, edição 248, out./2016 (com adaptações).
Segundo o texto Combate à terra seca, de Yuri Vasconcelos, uma partícula do gel comercial distribuído pela Hydroplan-EB, após absorver água, pode ficar com seu volume até 100 vezes maior que o volume original. Além disso, o texto indica que, em um terreno de 1 hectare (1 ha = 10.000 m2), é possível plantar 1.200 pés de eucalipto.
A partir desses textos, julgue o item.
O eucalipto é uma planta típica de climas secos.
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
PEDRA SOBRE PEDRA
Algumas fazendas gaúchas ainda preservam as taipas, muros de pedra para cercar o gado. Um tipo de cerca primitiva. Não há nada que prenda uma pedra na outra, cuidadosamente empilhadas com altura de até um metro. Engenharia simples que já dura 300 anos. A mesma técnica usada no mangueirão, uma espécie de curral onde os animais ficavam confinados à noite. As taipas são atribuídas aos jesuítas. O objetivo era domar o gado xucro solto nos campos pelos colonizadores espanhóis.
FERRI, M. Revista terra da gente, n.96, abr.2012.
Um texto pode combinar diferentes funções de linguagem. Exemplo disso é Pedra sobre pedra, que se vale da função referencial e da metalinguística. A metalinguagem é estabelecida
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Se seu cão está vivo há mais de uma década, a crença generalizada é a de que ele envelheceu tanto quanto um humano ao longo de 70 anos. Esse fator de conversão – com cada ano de vida de um cão sendo equivalente a 7 anos humanos – vem da divisão da expectativa de vida humana, de cerca de 77 anos, pela expectativa de vida canina, de cerca de 11.
A suposição é que cada ano que um cão vive é equivalente a 7 anos humanos em qualquer estágio da vida do animal. No entanto, novas pesquisas sugerem que as coisas não são tão simples. Pesquisadores derivaram a seguinte fórmula para mapear a idade de um cão.
IdH = 16 ⋅ ln (IdC) + 31
Na fórmula, IdH indica a idade humana equivalente, IdC indica a idade cronológica do animal, e ln representa o logaritmo neperiano, ou natural.
Disponível em: https://www.bbc.com. Acesso em: 5 mar. 2020 (adaptado).
Considerando ln 2 = 0,69, a idade canina de 8 anos é equivalente, em ano, a que idade humana?
- Física
Dentro de um calorímetro que contém 4 litros de água a 15ºC colocam-se 600g de gelo a 0ºC e deixa-se atingir o equilíbrio térmico. Considerando que o calor específico da água é 1cal/gºC o calor latente de fusão do gelo é 80cal/g e a massa específica da água, 1kg/L a temperatura aproximada do equilíbrio térmico será :
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2011 1º APLICAÇÃO)
O café tem origem na região onde se encontra a Etiópia, mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe. Aportou à Europa por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o café chegou à região europeia, alguns clérigos sugeriram que o produto deveria ser excomungado, por ser obra do diago. O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma "bebida verdadeiramente cristã".
THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e livros, 1998 (adaptado).
A postura dos clérigos e do papa Clemente VIII diante da introdução do café na Europa Ocidental pode ser explicada pela associação dessa bebida ao