Releia a primeira frase da carta da leitora de Florianópolis.
O termo assinalado é um pronome relativo, utilizado para se referir a outro termo dentro da frase. O pronome que retoma
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- Matemática | 10. Estatística
Em uma escola, cinco atletas disputam a medalha de ouro em uma competição de salto em distãncia. Segundo o regulamento dessa competição, a medalha de ouro será dada ao atleta mais regular em uma série de três saltos. Os resultados e as informações dos saltos desses cinco atletas estão no quadro.
A medalha de ouro foi conquistada pelo atleta número
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
A primeira Guerra do Golfo, genuinamente apoiada pelas Nações Unidas e pela comunidade internacional, assim como a reação imediata ao Onze de Setembro, demonstravam a força da posição dos Estados Unidos na era pós-soviética.
HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.
Um aspecto que explica a força dos Estados Unidos apontada pelo texto, reside no(a)
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
1. OS BRINQUEDOS TÊM HISTÓRIA
Texto base: Leia a seguinte situação. A mãe de Luiza queria sugestões de brincadeiras do tempo de seus pais e avós, sem regras pré-estabelecidas, para comemorar o Dia das Crianças em família, dentro do seu apartamento. Assim, aproveitaria para se distrair com seus filhos, ensinando-os outras formas de diversão.
Enunciado:
De acordo com as necessidades da mãe de Luiza, quais dessas brincadeiras você sugeriria a ela?
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que – embora amasse muito seu pai – estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã – não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.
ZIZEK. S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo. 2003.
A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a)
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
A bem dizer, sou Ponciano de Azeredo Furtado, coronel de patente, do que tenho honra e faço alarde. Herdei do meu avô Simeão terras de muitas medidas, gado do mais gordo, pasto do mais fino. Leio no corrente da vista e até uns latins arranhei em tempos verdes da infância, com uns padres-mestres a dez tostões por mês. Digo, modéstia de lado, que já discuti e joguei no assoalho do Foro mais de um doutor formado. Mas disso não faço glória, pois sou sujeito lavado de vaidade, mimoso no trato, de palavra educada. Trato as partes no macio, em jeito de moça. Se não recebo cortesia de igual porte, abro o peito:
— Seu filho de égua, que pensa que é?
(...)
Meus dias no Sossego findaram quando fui pegado em delito de sem-vergonhismo em campo de pitangueiras. A pardavasquinha dessa intimidade de mato ganhou dúzia e meia de bolos e eu recriminação de fazer um frade de pedra verter lágrima. Simeão, sujeito severoso, veio do Sobradinho aquilatar o grau de safadeza do neto. Levei solavanco de orelha, fui comparado aos cachorros dos currais e por dois dias bem contados fiquei em galé de quarto escuro. No rabo dessa justiça, meu avô deliberou que eu devia tomar rumo da cidade:
— Na mão dos padres eu corto os deboches desse desmazelado.
(...)
CARVALHO, José Cândido de. O coronel e o lobisomem.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. p. 3-5.Quanto ao estilo e à linguagem empregada no trecho do romance de José Cândido de Carvalho, nota-se que