Um estudo da Consultoria Agroconsult indica que, seguindo o ritmo atual de incrementos tecnológicos, associado a uma expansão de área, a produção anual de grãos poderá aumentar 50% até 2023.
O texto indica a previsão de crescimento na produção de grãos da agricultura brasileira para 2023. Considerando os dados atuais do gráfico e que a produção dos demais países se mantenha constante, a produção brasileira em 2023
Questões relacionadas
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
O aquecimento de um material por irradiação com micro-ondas ocorre por causa da interação da onda eletromagnética com o dipolo elétrico da molécula. Um importante atributo do aquecimento por micro-ondas e a absorção direta da energia pelo material a ser aquecido. Assim, esse aquecimento é seletivo e dependerá, principalmente, da constante dielétrica e da frequência de relaxação do material.
O gráfico mostra a taxa de aquecimento de cinco solventes sob irradiação de micro-ondas.
No gráfico, qual solvente apresenta taxa média de aquecimento mais próxima de zero, no intervalo de 0 s a 40 s?
- Física
É possível passar a matéria do estado sólido diretamente para o gasoso, evitando a fase líquida. Tal fenômeno físico se verifica comumente no gelo seco e na naftalina, mas também pode ocorrer com a água, dependendo das condições de temperatura e pressão. A essa passagem dá-se o nome:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UECE) Um dado material com calor específico c recebe certa quantidade de calor Q e tem sua temperatura aumentada de ∆T. Caso não haja perda de calor do corpo, com essas informações, pode-se afirmar corretamente que sua massa é
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uern) O surgimento da vida, configurado na colonização da Terra primitiva pelas células procarióticas, é inerente à evolução da molécula informativa — o material genético — que mantém a ordem do sistema e propicia a sua reprodução.
Em relação à organização do material genético da célula procariótica, é correto dizer que
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UEFS) A habilidade da hemoglobina para captar ou liberar O2 depende da pressão parcial de O2 (PO2) no seu ambiente. Quando a PO2 do plasma sanguíneo é alta, como habitualmente acontece nos capilares dos pulmões, cada molécula de hemoglobina pode transportar sua carga máxima de quatro moléculas de O2. Assim, o sangue que circula através dos vasos pelo corpo encontra valores mais baixos de PO2. Nesses valores mais baixos de PO2, a hemoglobina libera algum O2 que estava transportando. [...] Isso significa que, em condições metabólicas normais à medida que o sangue circula ao longo do corpo, somente cerca de uma das quatro moléculas de O2, que a hemoglobina carreia é liberada para os tecidos. Isso parece ineficiente, mas é, na verdade, bastante adaptativo, pois a hemoglobina mantém 75% do seu oxigênio na reserva para satisfazer as necessidades de demandas máximas.
A partir do texto e da análise do gráfico apresentado, é possível concluir: