(UNIFOR) “Libertem Ana Paula, libertem nossos ativistas”. Recentemente, um grupo de ativistas foi preso após um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico, dentre eles, a brasileira Ana Paula.
Esses protestos decorriam do fato de que, com a exploração de petróleo no Ártico.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Available at: http://www.monica.com.br/ingles/comics/tabloide/tab088.htm. Accessed on Sep. 27th 2011.
Vocabulary:
Sworn - jurava
This text is a
- Matemática | 14.3 Pirâmide
(FUVEST) Cada aresta do tetraedro regular ABCD mede 10. Por um ponto P na aresta passa o plano ᵅ paralelo às arestas e Dado que AP = 3, o quadrilátero determinado pelas interseções de ᵅ com as arestas do tetraedro tem área igual a:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Somente em 1888, a escravidão foi definitivamente abolida no Brasil, com a assinatura de uma lei pela Princesa Isabel que estava regendo o governo, na ausência de seu pai, o imperador D. Pedro II. Mas, até hoje os negros lutam pelos seus direitos e ainda enfrentam muitos preconceitos.
Qual é o fato marcante que aconteceu no dia 20 de novembro de 1695, que marca o “ Dia da Consciência Negra” no Brasil?
- História | 1. Colônia
O comércio foi de fato o nervo da colonização do Antigo Regime, isto é, para incrementar as atividades mercantis processava-se a ocupação, povoamento e valorização das novas áreas. E aqui ressalta de novo o sentido da colonização da época Moderna; indo em curso na Europa a expansão da economia de mercado, com a mercantilização crescente dos vários setores produtivos antes à margem da circulação de mercadorias – a produção colonial era uma produção mercantil, ligada às grandes linhas do tráfico internacional.
(Fernando A. Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), 1981. Adaptado.)
O mecanismo principal da colonização foi o comércio entre colônia e metrópole, fato que se manifesta
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(ENEM 2021 2° APLICAÇÃO) A antiga condição de emprego construía, por assim dizer, a vida humana, que podia ser planejada. Tanto os trabalhadores como os donos de fábrica sabiam muito bem que iriam se encontrar novamente amanhã, no ano seguinte, pois os dois lados dependiam um do outro. E porque todos sabiam disso podiam brigar uns com os outros, mas no final tendiam a concordar com um modus vivendi. Bem, nada disso existe hoje. A maioria das pessoas não pode planejar seu futuro muito tempo adiante.
PALLARES-BURKE, M. L. G. Entrevista com Zygmunt Bauman.
Tempo Soc., n. 1, 2004 (adaptado).
No trecho da entrevista, o sociólogo Zygmunt Bauman analisa as modificações no mundo do trabalho e suas repercussões no que se refere à