(UFRN) Atualmente, a História da Ciência procura entender como o conhecimento foi construído em determinada época, de modo contextualizado, e considera que cada cultura e tempo têm questões peculiares a serem solucionadas. Nesse contexto, em relação às teorias evolutivas, Jean Baptiste de Lamarck
Questões relacionadas
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UFRGS) Considere que U é a energia potencial elétrica de duas partículas com cargas +2Q e -2Q fixas a uma distância R uma da outra. Uma nova partícula de carga +Q é agregada a este sistema entre as duas partículas iniciais, conforme representado na figura a seguir.
A energia potencial elétrica desta nova configuração do sistema é
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Um carcinicultor tem um viveiro de camarão cuja cerca na superfície tem formato de um trapézio isósceles. A base maior e a altura desse trapézio têm medidas, respectivamente, de 45 e 20 metros. Para manter uma produção de qualidade, ele segue o padrão de 10 camarões para cada metro quadrado da área delimitada para o viveiro, com uma produção atual correspondente a 6 000 camarões. Mantendo o mesmo padrão de qualidade, ele pretende aumentar a capacidade produtiva desse viveiro em 2 400 unidades de camarão, com a ampliação da área delimitada para o viveiro, modificando apenas a medida da base menor do trapézio.
Em quantos metros ele deverá aumentar a medida da base menor do trapézio para alcançar a capacidade produtiva desejada?
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
A instalação de determinado tipo de poste é feita em duas etapas. Na primeira, um guindaste inclina o poste, inicialmente apoiado no chão, de um ângulo de α graus. Em seguida, o poste é girado mais β graus, até que chegue à posição vertical. As figuras abaixo ilustram o processo.
Se o valor de β supera em 20° o valor de α, então α, em graus, é igual a:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
O Comissário apertou-lhe mais a mão, querendo transmitir-lhe o sopro de vida. Mas a vida de Sem Medo esvaía-se para o solo do Mayombe, misturando-se às folhas em decomposição.
[...]
Mas o Comissário não ouviu o que o Comandante disse. Os lábios já mal se moviam.
A amoreira gigante à sua frente. O tronco destaca-se do sincretismo da mata, mas se eu percorrer com os olhos o tronco para cima, a folhagem dele mistura-se à folhagem geral e é de novo o sincretismo. Só o tronco se destaca, se individualiza. Tal é o Mayombe, os gigantes só o são em parte, ao nível do tronco, o resto confunde-se na massa. Tal o homem. As impressões visuais são menos nítidas e a mancha verde predominante faz esbater progressivamente a claridade do tronco da amoreira gigante. As manchas verdes são cada vez mais sobrepostas, mas, num sobressalto, o tronco da amoreira ainda se afirma, debatendo-se. Tal é a vida.
[...]
Os olhos de Sem Medo ficaram abertos, contemplando o tronco já invisível do gigante que para sempre desaparecera no seu elemento verde.
Pepetela, Mayombe
(FUVEST 2017 1° FASE) Considerando-se o excerto no contexto de Mayombe, os paralelos que nele são estabelecidos entre aspectos da natureza e da vida humana podem ser interpretados como uma
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
Os sais são uma categoria de compostos com vasto campo de aplicação. Uma das maneiras de sintetizar um sal é a reação química entre um ácido e uma base, que pode ser do tipo de neutralização parcial ou total. O ácido sulfuroso, H2SO3, em um experimento foi submetido a uma neutralização parcial usando a base KOH por um grupo de estudante do curso de química em uma aula de laboratório.
A fórmula que representa o sal formado na neutralização realizada pelo grupo de estudante citado é: