(UNIT)
Observando-se o esquema que demonstra a ação da F0F1 ATP sintetase e com base nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia
Observe a tira abaixo.
Organismos transgênicos são aqueles que receberam e incorporaram genes de outras espécies. A aplicação da tecnologia do DNA recombinante na produção de alimentos apresenta várias vantagens, apesar de ser vista com cautela pela população.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos aspectos moleculares envolvidos no desenvolvimento de transgênicos.
( ) Os vírus podem ser usados como vetores para DNA de eucariontes.
( ) Os plasmídios são bons vetores por apresentarem replicação dependente da replicação bacteriana.
( ) As enzimas de restrição cortam o DNA em uma sequência de bases específica, chamada de sítio de restrição.
( ) As bactérias são utilizadas para expressar os genes humanos, por apresentarem os mesmos íntrons de um gene eucariótico.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- História | 6.08 Imperialismo
Comparando as duas pinturas de Gèrome, no contexto da expansão imperialista do século XIX, a visão europeia do Outro associava-se a uma subjetividade:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(CPS) Ao mesmo tempo mocinho e vilão, o ozônio presente na estratosfera (camada superior da atmosfera terrestre) atua na proteção contra os raios ultravioleta, porém, nas cidades, o ozônio presente na troposfera (camada inferior da atmosfera), em grande quantidade, prejudica a saúde humana. Assim, nas cidades, quando a qualidade do ar fica inadequada pela alta concentração de ozônio, devido às atividades antropogênicas, as pessoas podem sentir ardor nos olhos, nariz e garganta, além de tosse seca e cansaço.
Com a inalação do ozônio, os cílios das vias aéreas, que ajudam na remoção de impurezas do ar inalado, são os primeiros a serem destruídos, o que propicia o aparecimento de enfermidades. Sobre esse assunto, é correto afirmar que o ozônio
- Geografia | 2. Cartografia
(ENEM SIMULADO-2009)
O desenho do artista uruguaio Joaquín Torres-García trabalha com uma representação diferente da usual da América Latina. Em artigo publicado em 1941, em que apresenta a imagem e trata do assunto, Joaquín afirma:
“Quem e com que interesse dita o que é o norte e o sul? Defendo a chamada Escola do Sul por que na realidade, nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, senão em oposição ao nosso sul. Por isso colocamos o mapa ao revés, desde já, e então teremos a justa ideia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da América assinala insistentemente o sul, nosso norte.
TORRES-GARCÍA, J. Universalismo constructivo. Buenos Aires: Poseidón, 1941. (com adaptações).
O referido autor, no texto e imagem acima:
- História | 2.3 Segundo Reinado
(ULBRA)
Queremos Pedro II,
Ainda que não tenha idade
A nação dispensa a lei.
Viva a Maioridade!
Por subir Pedrinho ao trono,
Não fique o povo contente;
Não pode ser coisa boa
Servindo com a mesma gente.
(Disponível em http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/antecipacao.html)
Os dois versos se referem ao processo que culminou com a antecipação da maioridade de D. Pedro II em 1840 e permitem vislumbrar as preocupações na transição para o Segundo Império.
I. A ideia de a nação dispensar a lei encobria a ilegalidade de alçar ao trono um nobre com 14 anos de idade, assim como encerrar o período denominado como Regencial.
II. Grafar Pedro no diminutivo induz ao pensamento de que o momento correto para a coroação do Imperador deveria respeitar o período de amadurecimento estabelecido pelo projeto das Regências.
III. Nos dois últimos versos da segunda estrofe, a discussão é posta no sentido de que existe um grupo interessado na subida ao trono e que interesses políticos e econômicos específicos podem não satisfazer a nação como um todo.
Está(ão) correta(s):