Em uma loja, a potência média máxima absorvida pelo enrolamento primário de um transformador ideal é igual a 100W O enrolamento secundário desse transformador, cuja tensão eficaz é igual a 5,0V fornece energia a um conjunto de aparelhos eletrônicos ligados em paralelo. Nesse conjunto, a corrente em cada aparelho corresponde a 0,1A O número máximo de aparelhos que podem ser alimentados nessas condições é de:
Questões relacionadas
- História | 6.10 Revolução Russa
(UNESP) No final da primavera de 1921, um grande artigo de Lenin define o que será a NEP [Nova política econômica]: supressão das requisições, impostos em gêneros (para os camponeses); liberdade de comércio; liberdade de produção artesanal; concessões aos capitalistas estrangeiros; liberdade de empresa – é verdade que restrita – para os cidadãos soviéticos. [...] Ao mesmo tempo, recusa qualquer liberdade política ao país: “Os mencheviques continuarão presos”, e anuncia uma depuração do partido, dirigida contra os revolucionários oriundos de outros partidos, isto é, não imbuídos da mentalidade bolchevique.
(Victor Serge. Memórias de um revolucionário, 1987.)
O texto identifica duas características do processo de constituição da União Soviética:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos a seguir sobre as três matrizes religiosas do ocidente e em seguida responda a questão.
Texto 1
Ao contrário do que se pensa, os povos judeus e árabes conviveram em paz durante séculos. Na Torá e no Alcorão está escrito que judeus e árabes descendem do mesmo patriarca, que teria nascido na antiga Ur, na Mesopotâmia. Portanto, são “primos”. Na Espanha muçulmana, havia laços de amizade e de comércio. Por exemplo, o rabino, médico e filósofo judeu Moshe bem Maimon ( Maimônides, 1135-1204) escreve suas obras notáveis em árabe e era amigo de filósofos muçulmanos. Chegou a ser médico do vizir do Egito muçulmano e foi enterrado em Jerusalém, em solo sagrado judaico. Sua vida é monumento à tolerância e entendimento entre todos os homens.
SCHMIDT, Mario Furley. Nova História crítica: ensino médio. 1ª Ed. São Paulo, Nova Geração,
2005. p.68
Texto 2
Há várias distinções substanciais e vitais entre o judaísmo e o cristianismo. Claro, também há muitas semelhanças, basicamente porque o cristianismo surgiu do judaísmo. Todavia, o cristianismo seguiu um outro caminho desde o início, pois suas lideranças romperam com o judaísmo e formaram uma nova religião. Portanto, é um grande equívoco acreditar que ambas as religiões têm a mesma essência, ou ver o cristianismo como uma continuação natural do judaísmo. Nada é mais distante da verdade.
http://www.conversaojudaica.org/diferencas.php. Acesso em 25/06/2011
Texto 3
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida. Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes. A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 a.C, Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã (atual Palestina). Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Este luta, num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem às doze tribos que formavam o povo judeu. Por volta de 1700 AC, o povo judeu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo judeu ocorre por volta de 1300 AC. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebe as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficam peregrinando pelo deserto, até receberem um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.
http://www.suapesquisa.com/judaismo/. Acesso em 25/06/2011
A partir das informações dos textos, indique um ponto em comum entre as três religiões.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Completa las definiciones de tipos de turismo con las palabras del recuadro.
Turismo De negocios descanso y esparcimiento cultural y científico
Enunciado:
A) El _______________ es formado por personas que se desplazan con el objetivo de autoeducarse o mejorar su horizonte a través de la participación en acontecimientos o visitas a alto valor
B) El ______________no involucra diversión, sino que prácticamente se viaja con el fin de intercambiar ideas entre profesionales de industrias o empresas, para así llegar a un acuerdo y adquirir experiencias propias de sus oficios.
C) El _________________es aquel que permite a las personas disfrutar, descansar y relajarse.
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
O governo, muitas vezes, promove campanhas a fim de chamar a atenção da sociedade civil para problemas sérios. Essa campanha da cidade de Nova York, que foi divulgada em pontos de ônibus e estações de metrô, tinha como objetivo tratar da gravidez na adolescência. Para abordar o problema, a campanha
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Os últimos anos da União Soviética foram uma catástrofe em câmera lenta. A queda dos satélites europeus em 1989 e a relutante aceitação por Moscou da reunificação alemã demonstraram o colapso da União Soviética como potência internacional, mais ainda como superpotência. [...] Em termos internacionais a URSS era como um país abrangentemente derrotado, como após uma grande guerra – só que sem guerra. [...] a desintegração da União não se deveu a forças nacionalistas. Deveu-se essencialmente à desintegração da autoridade central, que obrigou região ou subunidade do país a cuidar de si mesma e, não menos, a salvar o que pudesse das ruínas de uma economia que escorregava para o caos. A fome e a escassez então por trás de tudo o que aconteceu nos últimos dois anos da URSS. HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995 .p.476. (Fragmento)
Enunciado:
Analise o processo histórico que culminou no colapso da União Soviética, considerando a seguinte idéia defendida pelo historiador Eric Hobsbawn: “Os últimos anos da União Soviética foram uma catástrofe em câmera lenta”.