(UFLA) Um corpo se desloca sobre uma superfície horizontal sob ação de uma força resultante. Subitamente, a força resultante que atua sobre esse corpo se reduz a zero. Como consequência, é CORRETO afirmar que o corpo:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
A cada ano, a Amazônia Legal perde, em média, 0,5% de suas florestas. O percentual parece pequeno, mas equivale a uma área de quase 5 mil quilômetros quadrados. Os cálculos feitos pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apontam um crescimento de 23% na taxa de destruição da mata em junho de 2008, quando comparado ao mesmo mês do ano 2007. Aproximadamente 612 quilômetros quadrados de floresta foram cortados ou queimados em quatro semanas. Nesse ritmo, um hectare e meio (15 mil metros quadrados ou pouco mais de um campo de futebol) da maior floresta tropical do planeta é destruído a cada minuto. A tabela abaixo mostra dados das áreas destruídas em alguns Estados brasileiros.
Correio Braziliense, 29 jul. 2008.
Supondo a manutenção desse ritmo de desmatamento nesses Estados, o total desmatado entre agosto de 2008 e junho de 2009, em valores aproximados, foi:
- Biologia | 8.6 Verminoses
(CPS) O ser humano pode conseguir muitos benefícios por meio do solo, mas também pode contrair vários tipos de doenças, se o solo estiver contaminado. Entre essas doenças, destacam-se as verminoses, causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro. Uma das verminoses mais comuns em todo o mundo é a ascaridíase, doença causada pelo verme Ascaris lumbricoides, conhecido popularmente como lombriga. Para prevenir a contaminação do organismo humano por esse verme, é importante
- História | 6.01 Revolução Francesa
(ESPCEX) “Em fins do Século XVIII, enquanto a Inglaterra se industrializava rapidamente, a França era ainda um país agrário. [...]
Enquanto isso, na França, vigorava ainda uma organização social baseada em estamentos — chamados estados, ou ordens —, herdada da Idade Média.”
(ARRUDA & PILETTI, 2007)
Sobre o tema, leia as afirmações abaixo.
I. O primeiro estado era constituído pela nobreza.
II. O clero estava subdividido em alto clero e baixo clero.
III. O terceiro estado lutava pela abolição dos privilégios e por igualdade de tratamento em relação à nobreza e clero.
IV. Os sans-cullottes eram os pobres que não tinham os privilégios da nobreza.
V. A Assembleia Nacional era composta por representantes dos três Estados, que possuíam igualdade de votos.
Assinale a única alternativa em que todos os itens estão corretos.
- Matemática | 10. Estatística
O gerente de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de uma empresa solicitou o levantamento do número de reclamações recebidas e deferidas durante os seis primeiros meses do ano. Os resultados são mostrados na tabela.
Após a implementação de uma norma de padrão de qualidade, a média mensal das reclamações deferidas nos seis meses seguintes foi 20% menor que a média das deferidas nos seis primeiros meses do ano.
O valor da média mensal das reclamações deferidas nos seis últimos meses do ano foi
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento PrévioTEXTO I
Os séculos de escravidão são um aspecto triste da história brasileira. Tabu e vergonha, quando se pensa nas dores e humilhações desumanas por que passaram homens e mulheres negros trazidos da África; mas também — por que não? — orgulho, quando se evocam as lutas e estratégias de resistência e sobrevivência dos escravos, ex-escravos e descendentes. Histórias transmitidas de geração em geração, como narrativas que dão sentido e identidade.
Povos remanescentes de quilombolas são grupos unidos por esse passado comum, que têm território como base da reprodução física, social, econômica e cultural de sua coletividade. São reconhecidos na Constituição de 1988 como detentores de direitos territoriais coletivos e fazem parte do conjunto dos povos e comunidades tradicionais.
LOSCHT, M. Território e tradição. Retratos: a revista do IBGE, n 2, ago. 2017 (adaptado).
TEXTO II
exiba ao pai
nossos corações
feridos de angústia
nossas costas chicoteadas
ontem
no pelourinho da escravidão
hoje
no pelourinho da discriminação
sabes que em cada coração de negro
há um quilombo pulsando
em cada barraco
outro palmares crepita
os fogos de Xangô iluminando
nossa luta
atual e passada
NASCIMENTO, A. Axés do sangue e da esperança. Retratos: a revista do IBGE. n 2, ago. 2017.
Na comparação entre os textos 1 e II, percebe-se que ambos apresentam, em relação à história dos africanos escravizados, um(a)