(UFSCAR) Dois pequenos ímãs idênticos têm a forma de paralelepípedos de base quadrada. Ao seu redor, cada um produz um campo magnético cujas linhas se assemelham ao desenho esquematizado.
Suficientemente distantes um do outro, os ímãs são cortados de modo diferente. As partes obtidas são então afastadas para que não haja nenhuma influência mútua e ajeitadas, conforme indica a figura seguinte.
Se as partes do ímã 1 e do ímã 2 forem aproximadas novamente na região em que foram cortadas, mantendo-se as posições originais de cada pedaço, deve-se esperar que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Neurociência
A beleza do sorriso
Estampar um sorriso no rosto pode bastar para que comecemos a nos sentir bem
A felicidade começa no cérebro. Faça algo bem feito, receba um agrado ou um carinho ou ache graça em uma piada, e seu sistema de recompensa se encarrega de fazer com que as regiões do cérebro que cuidam de movimentos automáticos – aqueles que fazemos sem precisar pensar – estampem um belo sorriso em seu rosto.
Se ele é genuíno, essas regiões do cérebro tratam de elevar os cantos da boca, relaxar as sobrancelhas e, o mais importante, apertar levemente as pálpebras.
É acionado também o córtex órbito-frontal (OFC), parte do cérebro que registra quando algo de bom acontece – como a causa do sorriso.
O sorriso forçado, aquele que damos tantas vezes para a câmera, é diferente. Ele parte de regiões do cérebro que comandam movimentos voluntários e não causa ativação do OFC. Não diz, portanto, ao resto do cérebro que algo de particularmente bom aconteceu. Ou seja: você pode até sorrir por fora, mas seu cérebro sabe que você não está sorrindo por dentro.
O incrível é que estampar um sorriso no rosto pode bastar para que comecemos a nos sentir bem. O truque funciona mesmo se você instruir um ator a montar um sorriso, músculo a músculo. [...]
HERCULANO-OUZEL, Suzana. “A beleza do sorriso.” Disponível em: <http://www.ufcg.edu.br/> Acesso em: 24 abr. 2011.
Assinale a alternativa em que o referente do pronome foi corretamente identificado.
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(FUVEST 2018 1ª FASE) Na figura, A e B representam duas placas metálicas; a diferença de potencial entre elas é VB – VA = 2,0 x 104 V. As linhas tracejadas 1 e 2 representam duas possíveis trajetórias de um elétron, no plano da figura.
Considere a carga do elétron igual a 1,6 x 10 19 Ce as seguintes afirmações com relação à energia cinética de um elétron que sai do ponto X na placa A e atinge a placa B:
I. Se o elétron tiver velocidade inicial nula, sua energia cinética, ao atingir a placa B, será 3,2 10 15 J.
II. A variação da energia cinética do elétron é a mesma, independentemente de ele ter percorrido as trajetórias 1 ou 2.
III. O trabalho realizado pela força elétrica sobre o elétron na trajetória 2 é maior do que o realizado sobre o elétron na trajetória 1.
Apenas é correto o que se afirma em
- Física | B. Resistores
(UNICENTRO) Um eletricista projeta a iluminação de um espaço de eventos, utilizando lâmpadas idênticas com especificação de 80W – 120V e uma fonte de tensão que mantém, em seus terminais, uma ddp constante de 120V. Admitindo-se que as lâmpadas devem fornecer brilho máximo e sabendo-se que o fusível da instalação suporta uma intensidade de corrente de até 30A, o número de lâmpadas que podem ser ligadas, sem danificar o fusível, é de, no máximo,
- Física | 3.2 Dilatação
Um frasco de capacidade para 10 litros está completamente cheio de glicerina e encontra-se à temperatura de 10°C. Aquecendo-se o frasco com a glicerina até atingir 90°C, observa-se que 352 ml de glicerina transborda do frasco. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação volumétrica da glicerina é 5,0 × 10-4°C-1, o coeficiente de dilatação linear do frasco é, em °C-1.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Quatro crianças levaram suas figurinhas, para a escola , para realizar um jogo de tapão na hora do recreio. Observe quantas figurinhas cada um tinha e quantas foram perdidas na brincadeira.
Enunciado:
Qual dos meninos que ficou com o maior número de figurinhas após a brincadeira?