Três amigos realizaram uma viagem de carro entre duas cidades, num tempo total de 31 horas. Para não fazer paradas, revezaram na direção, de forma que cada um deles dirigisse um terço da quilometragem total. O primeiro, mais prudente, dirigiu a uma velocidade média de 75 quilômetros por hora; o segundo, a uma velocidade média de 90 quilômetros por hora; e o último, mais apressado, dirigiu a uma velocidade média de 100 quilômetros por hora.
A distância percorrida por eles, em quilômetros, foi de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 14 e 15 referem-se à tirinha a seguir, que diz respeito às Variações Linguísticas.
Leia-a e observa-a com muita atenção.
Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blog.educacional.com.br/ – 23/11/2010 – adaptado.
A variação de uma língua é o modo pelo qual ela se diferencia, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sócio-cultural em que os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Varia%C3%A7%C3%A3o_(lingu%C3%ADstica) – 23/11/2010 – adaptado.
Observando na tirinha a língua verbal manifestada pelo personagem representado como ‘novo namorado da filha’, e o conceito de Variação Linguística, o humor confirma ou não confirma a crítica do ‘pai-personagem’, dizendo que o namorado era bem mais velho do que a filha de dezoito anos? Justifique sua resposta.
- Química | 1.7 Gases
(UNIOESTE) Em um episódio de uma série dos anos oitenta, chamada “MacGyver, profissão perigo”, o protagonista foi trancado em um quarto e conseguiu escapar de seus perseguidores ao fazer uma fumaça branca (NH4Cl) misturando vapores de HCl e NH3 presentes em produtos de limpezas.
A relação CORRETA entre as velocidades médias V e as massa M das moléculas dos vapores envolvidos (HCl e NH3) neste experimento é:
Dados: Massas Molares (g/mol) : N=14; H=1, Cl=35,5
- História
Considere a ilustração a seguir.
A partir dos conhecimentos da história do feudalismo europeu, pode-se inferir que, na ilustração,
- Biologia | 07. Taxonomia
(UESC) 15 de setembro — O arquipélago de Galápagos consiste de dez ilhas principais, cinco das quais excedem em tamanho às demais. São todas formadas de origem vulcânica. Com exceção de uma estação muito breve, raramente chove na ilha e, mesmo assim, irregularmente, entretanto as nuvens geralmente pairam a pouca altura. Por conseguinte, enquanto as partes inferiores das ilhas são estéreis, as superiores, a partir de uma altura de 300 metros, têm clima úmido e a vegetação medra com bastante exuberância. A história natural das ilhas é extremamente curiosa. Dos pássaros terrestres, pude conseguir 26 espécies, todas peculiares ao grupo e não encontradas em nenhum outro lugar, com exceção de uma. Dentre essas, aparece o singularíssimo grupo de fringellas com treze espécies relacionadas entre si pela estrutura do bico, a curteza da cauda forma do corpo e cor da plumagem... O fato mais curioso a ser observado é a perfeita gradação do tamanho do bico nas diferentes espécies do gênero Geospiza, partindo de um bico grande, como o de um fringilídeo de bico afiado, ao de um tentilhão e até mesmo o bico de um trinador. Vendo essa gradação e diversidade de estrutura num grupo pequeno e intimamente relacionado, poder-se-ia imaginar que, devido à pouquidade de pássaros neste arquipélago, uma mesma espécie se tivesse modificado, a fim de atender a finalidades diferentes. O singularíssimo grupo de fringellas identificado por Darwin inclui-se na maior família de aves, — Fringillidae”.
(DARWIN, 1985, p. 96-97)
Família é a categoria sistemática que, no sistema taxonômico intrusivo, mantém, entre as outras, a seguinte situação:
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UFOP) A figura abaixo mostra a curva de ligação ao oxigênio para a hemoglobina nas hemácias. Essa curva é representada por meio de um traçado da fração de saturação contra a pressão parcial de oxigênio. O BPG (2,3-Bisfosglicerato) é um ligante que regula a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio.
Ao se analisar o gráfico acima, é correto afirmar: