Observando com atenção o contexto da tirinha, percebemos que o humor primordial está implícito (subtendido) no(a)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.04 Cartum
Texto base: Leia o cartum.
Ivan Cabral. Disponível em: <http://www.ivancabral.com/2015/02/charge-do-dia-pulinhos.html>. Acesso em: 26 fev. 2015
Enunciado:
No período “O carnaval acabou, mas o dólar...”, a segunda oração mantém uma relação de adversidade com a primeira.
Levando em conta essa informação, explique o trecho “continua dando seus pulinhos”.
- Geografia - Fundamental | 05. Composição e Diversidade da Sociedade Local
Texto base: Joana é uma menina de 7 anos. O pai dela nasceu em Goiás e sua mãe no Mato Grosso. Recentemente eles se mudaram para o estado do Amazonas. Mas Joana gosta mesmo é do Maranhão, estado em que nasceu e que mora seus tios e primos.
Enunciado:
A identidade geográfica de Joana é
- Geografia - Fundamental | 05. A formação inicial do povo e da cultura brasileira
Leia o trecho da música que fala sobre a mistura de etnias que formam a população brasileira.
Somos todos juntos uma miscigenação
E não podemos fugir da nossa etnia
Índios, brancos, negros e mestiços
Nada de errado em seus princípios
SCIENCE, Chico. Etnia. Afrociberdelia (CD). Chaos, 1996.
(A) Cite as três etnias que formaram a população brasileira.
(B) Qual das três etnias já habitava as terras brasileiras antes da chegada dos portugueses em 1500?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Texto Literário e Não Literário
Leia o texto.
Plutão entra em uma nova classificação
A União Astronômica Internacional (UAI) define como planeta o corpo que tem massa celeste suficiente para ficar sozinho em sua órbita. Assim, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são os oito planetas que compõem o Sistema Solar. Plutão, o novo objeto UB313 e Ceres entram numa nova categoria, sendo chamados de planetas anões. Objetos menores que orbitam em torno do Sol, como asteroides, cometas e satélites naturais, serão classificados como pequenos corpos do Sistema Solar.
O astrônomo Peter Lerox explica que um planeta, no processo de formação e evolução, limpa toda a região ao seu redor. “Mas, em torno da órbita de Plutão existem vários outros corpos menores, o que impede que ele tenha status de planeta”. Além disso, o ex-planeta foi desqualificado porque tem plano de órbita diferente dos demais.
ESTADO DE MINAS. Plutão entra em uma nova classificação.
Belo Horizonte, set. 2006. (Adaptado)
São pequenos corpos do Sistema Solar
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
TROCA-TUDO — Esse menino tem a cabeça no mundo da lua. Nunca sabe onde estão as coisas e vive trocando de lugar tudo o que passa por sua mão.
A reclamação era constante na boca da mãe, pois, conforme dizia, vivia sempre às voltas com as trocas que o filho fazia.
— Onde está o cobertor que estava no guarda-roupa, Zeca?
Zeca, cara limpa de alegria, respondia:
— Na geladeira, mãe.
— Na geladeira? Fazendo o quê?
Zeca explicava:
— Ele estava quentinho, com calor. Achei que queria refrescar-se.
A mãe insistia:
— Cada coisa tem seu lugar, Zeca. Cada macaco no seu galho.
Mas o Zeca ouvia e esquecia. Tinha outros planos.
— Zeca, cadê a faca de cortar pão?
— Pendurada no varal, mãe.
— Mas... onde está o varal?
— O varal?... está enrolado nas roupas sujas, dentro do cesto.
A mãe foi ao banheiro procurar o cesto. Mas não havia cesto ali.
— Meu Deus, Zeca, outra vez... Onde está a vassoura?
Cara tranquila, resposta sossegada:
— Está no jardim.
— No jardim? O que você fez com a vassoura no jardim?
— Eu, nada. A vassoura é que foi passear! Estava tão sozinha, pendurada no gancho, que parecia pedir companhia.
Ela foi ao jardim buscar a vassoura. Zeca foi junto.
De fato, lá estava a vassoura em boa companhia. Enfiada na terra fofa do jardim, enrolada por alguns ramos de trepadeira, servia de poleiro para dois alegres beija-flores.
— Onde está o cesto, Zeca? Ai você me deixa louca!
— Ah! Mãe, eu já mudei tudo de lugar, novamente. O cesto está no fundo do quintal, as roupas sujas estão nos cabides, o varal eu amarrei no rabo do Totó e a faca eu guardei no estojo da Rosinha.
— Eu não aguento mais, Zeca!
E por uns tempos ele deixava cada coisa no seu lugar, mas logo vinha uma vontade grande de mudar tudo...
— Você tem razão, Zeca. Há tempos que não aparecem passarinhos por aqui. Ela gostou mesmo dos novos amigos.
E tão contente ficou que deixou a vassoura dormir no jardim.
Daquele dia em diante, a mãe implicou menos com o filho, quando ele trocava as coisas de lugar. Às vezes, até o defendia:
— Ele tem razão. Tem coisa que fica muito tempo no mesmo lugar e precisa ser trocada. O Zé sabe, como ninguém, trocar as coisas de lugar e o lugar das coisas.
GARCIA, Edson Gabriel. Meninos e meninas – histórias, brincadeiras e fantasias em casa. São Paulo: Edições Loyola, 2000. p. 15-17.
Zeca tinha uma explicação para algumas trocas que fazia.
a) Complete o quadro com as informações pedidas.
Objeto Onde deveria estar Onde Zeca deixou Explicação dada por Zeca para a troca
Cobertor
Vassoura
b) Ao observar as explicações dadas por Zeca, você acredita que ele era um menino pequeno ou uma criança da sua idade? Justifique sua resposta.