Sabendo-se que a temperatura em A é 227°C que os calores específicos molares do gás, a volume constante e a pressão constante, valem, respectivamente, 2/3R e 5/2R e que R vale aproximadamente 8 J/mol.K. O rendimento dessa máquina, em porcentagem, está mais próximo de
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base:
Leia o trecho da notícia.
Tráfico de pessoas
Dados do Ministério Público e da Polícia Federal revelam que o número de brasileiros levados para o Exterior por traficantes já soma 70 mil
De acordo com a PF, as quadrilhas que comandam o tráfico de pessoas só perdem em lucratividade para as de tráfico de drogas e de armas. A ONU estima que a máfia de pessoas movimenta por ano mais de US$ 30 bilhões. Cerca de 10% desse dinheiro passa pelo Brasil. A principal dificuldade do poder público para enfrentar essas quadrilhas é a falta de um órgão dedicado exclusivamente ao tema. Outro problema, até mais grave, é o alto grau de corrupção que envolve essa modalidade de crime. “O tráfico é diretamente dependente da corrupção. No caso do Brasil, esbarramos também na falta de informações oficiais. Um país sem controle e sem números sobre um crime é um país sem ordem”, [...].
Disponível em:< http://www.istoe.com.br/reportagens/170188_TRAFICO> Acesso em: 12 abr. 2015.
Enunciado:
Tendo como referência a notícia, compare o tráfico negreiro do século XVI com o tráfico de pessoas do século XXI, citando uma semelhança e uma diferença.
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
Arroz e feijão formam um “par perfeito”, pois fornecem energia, aminoácidos e diversos nutrientes. O que falta em um deles pode ser encontrado no outro. Por exemplo, o arroz pobre no aminoácido lisina, que é encontrado em abundância no feijão, e o aminoácido metionina é abundante no arroz e pouco encontrado no feijão. A tabela seguinte apresenta informações nutricionais desses dois alimentos.
Silva, R. S. Arroz e feijão, um par perfeito. Disponível em: http://www.correpar.com.br. Acesso em: 01 fev. 2009.A partir das informações contidas no texto e na tabela, conclui-se que :
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNIPÊ) Os raios luminosos que chegam aos olhos dos seres humanos sofrem refração ao passarem pela córnea, pelo humor aquoso, pelo cristalino e pelo corpo vítreo. Esse conjunto funciona como um sistema de lentes convergentes e forma uma imagem na parte sensível do olho.
Com base nos conhecimentos sobre Óptica Geométrica, é correto afirmar:
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(PUCPR) Genes bailarinos
Equipe do Incor reduz de 2 mil para 80 os fragmentos de DNA candidatos a explicar a origem da hipertensão
Recebemos como carga genética os mecanismos controladores da pressão, eles fazem a síntese dos mecanismos pressores e depressores. Essa carga pode facilitar a produção de substâncias pressoras ou formar menos substâncias hipotensoras. Essa predisposição, entretanto, não basta. Para o problema eclodir, há que se ter o concurso decisivo do meio ambiente, que está o tempo todo suscitando regulação da pressão arterial. E esse meio ambiente é o sal, a inatividade, a obesidade, o estresse, todas essas coisas que, de uma forma ou de outra, mexem com o sistema de regulação. Alguém com um sistema de regulação muito bom pode ser submetido a todas as pressões ambientais e seguir com a pressão normal. Mas outro, com um sistema muito ruim, pode ficar sem comer um grama de sal, deitado numa rede, e vai ficar hipertenso. É esse “o estado da arte atual” sobre a hipertensão essencial ou primária. Sabe-se dessa “combinação do terreno com o meio ambiente” e não se sabe “mexer no terreno” preventivamente, mas é o que se quer conseguir. Se os genes envolvidos na hipertensão forem identificados, se for possível saber a carga genética de cada um e, com base nisso, trabalhar com aconselhamento genético, talvez a hipertensão essencial que atinge 50% dos adultos acima de 60 anos se torne uma epidemia do passado.
Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9642&revista_caderno=15.
Acesso em: 9 fev. de 2016.
A identificação dos fragmentos de DNA possibilitará uma proposta de intervenção, uma vez que:
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
Ao longo das três últimas décadas, houve uma explosão de movimentos sociais pelo mundo. Essa diversidade de movimentos — que vão desde os movimentos por direitos civis e os movimentos feministas dos anos de 1960 e 1970, até os movimentos antinucleares e ecológicos dos anos de 1980 e a campanha pelos direitos homossexuais da década de 1990 — é normalmente denominado pelos comentadores do tema como novos movimentos sociais.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (adaptado).
Uma explicação para a expansão dos chamados novos movimentos sociais nas últimas três décadas é a