Sabendo-se que a temperatura em A é 227°C que os calores específicos molares do gás, a volume constante e a pressão constante, valem, respectivamente, 2/3R e 5/2R e que R vale aproximadamente 8 J/mol.K. O rendimento dessa máquina, em porcentagem, está mais próximo de
Questões relacionadas
- Física | 2.5 EstáticaEm um experimento, um professor levou para a sala de aula um saco de arroz, um pedaço de madeira triangular e uma barra de ferro cilíndrica e homogênea. Ele propôs que fizessem a medição da massa da barra utilizando esses objetos. Para isso, os alunos fizeram marcações na barra, dividindo-a em oito partes iguais, e em seguida apoiaram-na sobre a base triangular, com o saco de arroz pendurado em uma de suas extremidades, até atingir a situação de equilíbrio.Nessa situação, qual foi a massa da barra obtida pelos alunos?
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
HTT
- Antes de iniciar o aquecimento com os alunos, prepare-se consultando os links indicados
abaixo para organizar o seu trabalho e saber mais. Comece a sequência com uma conversa
sobre as tecnologias digitais e os recursos que elas proporcionam, quando pensamos em
produção de imagem. Comente sobre as ferramentas, recursos e meios tecnológicos que
fazem parte do cotidiano dos alunos, como fotos e vídeos produzidos por meio de celulares,
imagens veiculadas por meio das redes sociais, etc.
Disponível: Link do livro digitalizado: Máquina e imaginário – O desafio das Poéticas
Tecnológicas, Por Arlindo Machado.
http://enciclopedia.itaucultural.org.br - definição de Surrealismo
http://obviousmag.org/archives/2010/11/colagens_de_marek_haiduk.html
https://www.flickr.com/photos/12392884@N00/
https://bronx1985.wordpress.com/2010/11/09/a-arte-delicada-e-surreal-de-miraruido/
-O professor vai fazer as seguintes perguntas para a turma:
. Na maioria das vezes, porque tiramos fotos com os telefones celulares?
. Fotos tiradas por celular têm a mesma intenção das fotos tirada por uma câmera digital?
. Alguém já editou uma foto no computador?
. É possível pensar em produzir uma foto artística utilizando o celular ou a câmera digital?
. Como?
- Depois dessa conversa, apresente para turma as produções dos artistas Marek Haiduk e
Joseba Elorza.
Disponível: http://www.flickr.com/photos/12392884@N00/ - Marek Haiduck http://bronx1985.wordpress.com/2010/11/09/a-arte-delicada-e-surreal-de-miraruido/ - Joseba Elorza
- Comente o processo de construção das imagens por esses artistas, a partir de fotografias e
gravuras prontas. Por meio de montagem em computador, criam um mundo imaginário,
inventando paisagens, situações e cenários inusitados.
- Reflita com eles sobre as diferenças que poderão existir entre uma fotografia e uma
fotomontagem.
- Perguntas que poderão ser interessantes:
. Essas fotomontagens nos contam alguma história?
. Se compararmos as fotomontagens desses artistas com as fotos que estamos acostumados a
tirar, encontraremos narrativas distintas? Por quê?
- Finalize a conversa apresentando para os alunos os conceitos sobre o mundo imaginário
constituído pelo movimento surrealista.
Disponível: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=_M_TnM8UQNwC&oi=fnd&pg=PA9&dq=novas+tecnologias+na+arte&ots=rydbasCn06&sig=w4i-D3nHUEp4MKLhv_jrKLO98bc#v=onepage&q=novas%20tecnologias%20na%20arte&f=false
- Para ilustrar a sua apresentação, você poderá recorrer às próprias imagens das produções de
Marek Haiduk e Joseba Elorza, assim como aos trabalhos de artistas como Max Ernest, René
Magritte e Man Ray.
- Organize os alunos em pequenos grupos.
- Distribua revistas e jornais para cada grupo e peça para pesquisarem imagens de modo que,
relacionando-as umas com as outras, possam constituir uma narrativa surreal.
- Com as imagens selecionadas, intervenha junto aos grupos pedindo para que mostrem e
comentem sobre suas escolhas.
- Oriente-os se precisarão tirar fotos das imagens selecionadas para depois descarregá-las no
computador, ou se utilizarão diretamente o scanner.
- Com as imagens já no computador, ajude cada grupo a organizar suas imagens em uma pasta
com as devidas identificações, que poderão ser o título de suas fotomontagens.
- Para essa etapa, é importante considerar o tempo que poderá envolver a produção final da
fotomontagem.
- Caso tenha apenas um computador a ser utilizado em aula, ou então se o equipamento não
for suficiente para manter todos os grupos em suas tarefas, você poderá dar atividades
paralelas como alternativa. Por exemplo, enquanto alguns grupos elaboram suas
fotomontagens, peça para os outros explorarem, com as máquinas e celulares, outras
imagens em busca de novas narrativas.
-A proposta é captar imagens do entorno, de objetos, pessoas, etc. E não mais imagens
prontas e editadas em revistas e jornais.
- Com um programa de edição de imagens, oriente os grupos a editarem as imagens que
selecionaram, explorando recursos como corte, alteração das cores, eliminação de fundos,
transparências, sobreposições, justaposições etc.
- Com as imagens editadas, peça para que façam uma colagem digital, organizando as imagens
de tal forma que resulte numa composição narrativa.
- Caso o programa que tenha disponível dificulte alcançar o resultado esperado, você poderá
então orientar os alunos a primeiro editarem as imagens separadamente, depois imprimi-las
para fazer a composição com tesoura e cola.
- Finalizada a colagem, digitalize o resultado final por meio do scanner e, por fim, caso o grupo
ache necessário, deixe-os reeditarem a imagem novamente.
- Por fim, elabore com eles etiquetas com os títulos dos trabalhos, seus autores e turma.
- Quando todos os grupos tiverem finalizado seus trabalhos, imprima as etiquetas juntamente
com os resultados e exposição-os em um mural, ou qualquer lugar na sala de aula que seja
adequado para se fazer uma apreciação coletiva.
Fonte: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/colagem-digital/
- Geografia | 6.5 Indústria
Tal fenômeno não pode ser reduzido a alguns núcleos urbanos no topo da hierarquia. É um processo que conecta serviços avançados, centros produtores e mercados em rede com intensidade diferente e em diferente escala, dependendo da relativa importância das atividades localizadas em cada área face à rede mundial.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000 (adaptado).
A estrutura descrita depende da ocorrência da seguinte característica espacial:
- Química | 2.3 Termoquímica
(PUCRJ) A sociedade contemporânea vem usando combustíveis fósseis em grande escala, e isso está causando uma série de problemas ambientais. Um dos mais graves é a mudança climática que vem se desencadeando com o aumento da concentração de CO2 na atmosfera. Um modo de amenizar o problema, sem contudo solucioná-lo, seria dar preferência àqueles combustíveis fósseis que fornecem mais energia para uma mesma quantidade de CO2 produzido.
Com base nas informações, assinale a alternativa correta:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Em primeiro lugar, o Egito foi uma das primeiras terras antigas a tecer os fios da civilização com uma cultura realmente marcante.(...)
O despertar do Egito foi acompanhado da introdução da escrita, condição essencial para o êxito do governo centralizado. Foi possível manter registros, baixar instruções e escrever a história. Métodos de calcular seguiram o ritmo da escrita. Foi possível fixar os impostos com exatidão, fazer o levantamento topográfico da terra, medir pesos e distâncias e marcar o tempo.
Pode-se dizer que a medicina começou no Egito. Com assombrosa rapidez, surgiu uma arquitetura digna dos deuses e reis. Monumentos de pedra que se equiparam aos mais majestosos de qualquer época. Nos três mil anos seguintes, o Egito produziu uma arte graciosa e vigorosa. Os edifícios importantes dos antigos egípcios resplandeciam de cor.
CASSON, Lionel. O Antigo Egito. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969, p.11.
O trecho do texto que confirma a relação entre a escrita no Antigo Egito e as atividades políticas é: