(CFT-MG) “O eclipse total do Sol, ocorrido em 22 de julho de 2009, pôde ser visto da Índia, Nepal, Butão, centro da China e em várias ilhas do Pacífico. Um eclipse parcial também foi visto no Sudeste asiático e em parte da Oceania; tratou-se da penumbra da Lua. Esse foi e será o eclipse total mais longo, com duração máxima da fase de totalidade de 6 minutos e 43 segundos, acontecido no século XXI.”
Disponível em: http\\www.pt.wikipédia.org>. Acesso em 6 set. 2009. (adaptado)
Durante um eclipse solar, um observador situado na (o) .................... vê .................... . A alternativa que completa, corretamente, as lacuna é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
exto base: O texto a seguir serve de base para a questão: (Superinteressante, dezembro de 2009, nº 273, p. 28) VERSÃO AMPLIADA: Liberou geral? Popeye, Drácula e Elvis estão caindo em domínio público. Mas, antes de sair mexendo com as obras envolvendo os caras, saiba o que pode e o que não pode Acuado num canto pelo vilão Brutus, Popeye recorre ao seu segredo para obter uma força descomunal: um fatia de queijo brie acompanhada de uma taça de Châteauneuf du Pape. Se um animador francês quiser dar vida a esse roteiro, está liberado. É que, a partir deste ano, as aventuras do marujo e sua turma caíram em domínio público. Mas, por enquanto, só na Europa. Nos EUA, o personagem ainda está condenado ao espinafre até, pelo menos, 2034. “O direito autoral vem em camadas. Sempre temos que perguntar o que exatamente caiu em domínio público e onde”, diz Ronaldo Lemos, advogado e diretor do Criative Commons Brasil. Na Inglaterra, por exemplo, o direito sobre as gravações musicais termina 50 anos depois de seu lançamento. Ou seja, em 2012 as primeiras canções dos Beatles cairão em domínio público. Mas as composições continuarão tendo dono. O que vai estar liberado é o comércio e a edição das faixas gravadas pelo quarteto. Quem resolver fazer uma versão cover de “Love Me Do” continuará tendo que pagar. No Brasil e nos EUA, os direitos sobre uma obra duram até 70 anos depois da morte do autor. Mas, diferentemente do Brasil, personagens controlados por empresas americanas são tratados de outra forma: a contagem é feita a partir de sua criação. É o caso do Mickey, que deveria ter caído em domínio público em 2003, não fosse um lobby ferrenho da Disney. Em 1998, o Congresso aumentou o prazo de direito autoral de uma de 75 para 95 anos. Ou seja, Mickey só em 2023.
Enunciado:
O texto publicado na revista Superinteressante agrega dois gêneros textuais, apresentando o que o linguista Luiz Antonio Marcuschi chama de intergenericidade. Analisando as imagens e palavras que compõem essa página, pode-se afirmar que:
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
Um estúdio adquiriu um equipamento de edição de som que terá o pagamento feito através um financiamento em 20 prestações mensais. A primeira prestação terá valor igual a R$ 500 e será paga no momento da aquisição do produto. Cada prestação seguinte terá seu valor acrescido em 1% em relação ao valor da prestação anterior. Utilize a aproximação 1,0120 = 1,22.
Ao terminar o pagamento de todas as prestações, o total pago pelo equipamento foi
- História | 4. Patrimônio Cultural
O arrojado projeto arquitetônico e urbanista da nova capital federal fez com que Brasília fosse, no ano de 1987, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, porque o Plano Piloto de Brasília concretizava os princípios do
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNIT) Considere um bloco de 20,0kg que está apoiado em uma balança que se encontra sobre o piso de um elevador. Sabendo-se que o elevador que está descendo chega ao repouso com uma aceleração de módulo 2,0m/s² e que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10m/s², a leitura da balança durante a descida do elevador, em N, é igual a
- História | 6.09 Primeira Guerra Mundial
(PUC-CAMPINAS) “O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Pense nas estrelas que vemos à noite, esses vastos mundos que jamais poderemos atingir. Eu anexaria os planetas, se pudesse; penso sempre nisso. Entristece-me vê-los tão claramente e ao mesmo tempo tão distantes.”
(Cecil Rodes)
Ao mesmo tempo, essas palavras refletem e, em última instância, remetem ao fator determinante, para muitos historiadores especialistas no tema, da Primeira Guerra Mundial: o Imperialismo.
(In: BERUTTI, Flavio. Tempo, Espaço & História. São Paulo: Saraiva, 2004, p. 404)
Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a Guerra de 1914: