(PUC-CAMPINAS) “O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Pense nas estrelas que vemos à noite, esses vastos mundos que jamais poderemos atingir. Eu anexaria os planetas, se pudesse; penso sempre nisso. Entristece-me vê-los tão claramente e ao mesmo tempo tão distantes.”
(Cecil Rodes)
Ao mesmo tempo, essas palavras refletem e, em última instância, remetem ao fator determinante, para muitos historiadores especialistas no tema, da Primeira Guerra Mundial: o Imperialismo.
(In: BERUTTI, Flavio. Tempo, Espaço & História. São Paulo: Saraiva, 2004, p. 404)
Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a Guerra de 1914:
Questões relacionadas
- Geografia | 6.3 Mineração
(ULBRA) O território brasileiro apresenta uma grande diversidade de minerais e possui algumas das maiores reservas de minerais do mundo. Exemplo disso são as reservas de ferro do mundo que estão no Brasil, sendo esse o principal minério extraído no país. Leia as afirmações abaixo e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I. Apesar de representarem um potencial econômico, são pouco explorados no território brasileiro.
II. A região sul, ao longo da história, explora o carvão, que é vastamente utilizado na produção industrial.
III. Na região norte do País, o estado do Pará é destaque pela exploração de Ferro, Bauxita, Manganês.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la definición de materiales orgánicos a continuación.
Materiales orgánicos: Son así considerados cuando contienen células de vegetales o animales.
Disponible en: <http://www.itescam.edu.mx/principal/sylabus/fpdb/recursos/r68764.PDF>. Acceso el 02 dic. 2013.
De acuerdo con el texto, son materiales orgánicos y restos:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.2 Aliteração, Assonância e Onomatopeia
Leia o conto a seguir e responda à questão.
Traços Traçados
Era uma vez um traço. E era outra vez outro traço. Os dois foram traçados por um menino que gostava muito de desenhar trecos com muitas tramas.
A transação dos traços deu uma trança.
E essa trança, trançada com outros tantos traços, deu ‘trocentos’ troços traçados!
“Trocentos troços traçados fazem muitas trocas”, ele pensou, já tonto com tantos tês e ‘trs’.
Então, no meio de tantos traços e tantas letras, sem travas nem trapaças, o menino fez uma descoberta transcendental!
Foi assim, entre traços entrelaçados e letras tresloucadas, que ele descobriu que é assim que se fazem...
Os livros.
(ALVES. J. C. & BOLLOS, A. Traços e Traçados. Nova Escola – Edição Especial CONTOS, v. 5. p. 34 – 35)
Para a construção do conto Traços Traçados, os autores escolheram palavras que apresentam semelhanças tanto na grafia quanto no som. Percebe-se, ao fazer essa escolha, que houve uma repetição de um mesmo fonema para realçar determinado som ou dar ritmo às orações e períodos que constituem o texto. Que a figura de construção (ou sintaxe) é responsável por esse efeito?
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
El puzle del coloso del faraón hallado en el barro
[1] Resucitó hace un año del fango de un
[2] descampado de El Cairo. Y desde entonces
[3] miles de fragmentos han ido apareciendo en
[4] los alrededores. El coloso del faraón Psamético
[5] I ha sumado una colección de 4.500 nuevos
[6] fragmentos que permitirán dar forma a una
[7] estatua de cuarcita castigada por el tiempo y
[8] que llegó a medir ocho metros de altura.
[9] El ministerio de Antigüedades egipcio ha
[10] anunciado un hallazgo que ayuda a
[11] recomponer el puzle de la figura del monarca
[12] (664-610 a.C.) que estableció la dinastía saita,
[13] por tener su capital en Sais, ubicada en el
[14] delta del Nilo. Según Ayman Ashemawi, jefe
[15] de antigüedades egipcias del ministerio, la
[16] misión germano-egipcia que excava el área de
[17] Suq al Jamis, en el barrio cairota de Matariya,
[18] ha rescatado durante la actual campaña 4.500
[19] piezas que, sumadas a las recuperadas el
[20] pasado año, alcanzan los 6.400 fragmentos.
[21] El tesoro desempolvado del lodo confirma que
[22] se trata de una efigie en la que el faraón es
[23] representado de pie pero con alguna
[24] peculiaridad como la posición del brazo
[25] izquierdo. En la parte trasera del pedestal
[26] aparece tallada una escena en la que Psamético
[27] I se arrodilla ante el dios solar Atum. Los
[28] fragmentos fueron hallados precisamente al sur
[29] del pedestal, en un pozo abierto en época fatimí
[30] cuando las paredes del templo fueron usadas
[31] como cantera para la construcción de otros
[32] edificios.
[33] Las piezas recuperadas serán trasladadas al
[34] Museo Egipcio de la céntrica plaza cairota de
[35] Tahrir, en cuyo jardín se hallan expuestas las
[36] dos primeras y colosales piezas -la corona y
[37] parte del torso- recuperadas en marzo de
[38] 2017. El pasado octubre se sumaron unas
[39] 2.000 piezas, entre ellas, tres dedos y partes
[40] de la falda real. Uno de los fragmentos, un
[41] pilar tallado con el nombre del monarca, fue
[42] clave para arrojar luz sobre un hallazgo que
[43] fue inicialmente adjudicado a Ramsés II.
[44] Durante el longevo reinado de Psamético I,
[45] que duró 54 años, Egipto dejó de estar
[46] sometido al imperio asirio; recuperó la
[47] independencia; experimentó el renacimiento
[48] de la civilización faraónica; y cuidó sus lazos
[49] con los gobernantes helenos.
http://www.elmundo.es/ciencia-ysalud/ ciencia/2018/04/17/5ad5f721e5fdeaec088b45d7.html
Según al autor, la descubierta de trozos del coloso de Psamético I es un verdadero
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
TEXTO
Cartas para minha avó
Querida vó Antônia,
Minhas lembranças de você têm gosto de manga
verde e doce de abóbora. Têm cheiro de feijão e
jantar às seis da tarde. Você me adoçava a boca e
[5] benzia a alma. “É cobreiro, tem que benzer.” Ou:
“Essa menina está aguada, dê o que ela quer
comer”. Eu amava passar minhas férias na sua casa,
sentir o amor em sua melhor forma.
Guardo na memória os mimos, as broncas
[10] na minha mãe quando ela brigava comigo, o cheiro
do Yamasterol no cabelo. As mesadas que me dava
escondido, os passeios com o tio Edson. Como
meus pais não tinham carro, uma das minhas
maiores alegrias era saber que o tio Edson estava
[15] indo a Santos me buscar para passar férias com
você em Piracicaba. Lá em casa, só quem passava
de ano direto tinha esse benefício. Muitas vezes fui
sozinha, sem Denis, Helder e Dara — o que eu
adorava, confesso, pois sem meus irmãos por perto
[20] teria você só pra mim. Quando Dara ia, a gente não
somente disputava sua atenção, mas também
disputava para ver quem atenderia aquele telefone
bonito que você tinha. A vencedora sempre
acabava caçoando da perdedora.
[25] Como morava em apartamento, eu
adorava brincar pela sua casa, vó, correr pelo
quintal, subir nas árvores, fugir dos meus primos
que colocavam cigarras no bolso para meter medo
em mim. “Parem de assustar sua prima”, você
[30] dizia. Eu admirava sua coragem em acender uma
tocha de fogos para queimar a casa que os
marimbondos insistiam em construir na entrada da
sua casa no bairro São Dimas. “Quando algum te
picar, quero ver você sentir pena”, dizia quando eu
[35] lamentava a morte dos bichos. Aliás, foi numa
dessas férias com você que eu fui picada pela
primeira vez por uma abelha. Voltei chorando para
casa, aos berros, e você gritando “O que foi,
menina?”. Foi toda uma operação de guerra para
[40] conseguir tirar o ferrão. Depois, você passou uma
mistura de ervas que fez meu braço desinchar
rápido, e logo eu estava na rua de novo.
Lembro também, vó, de seu colo quente e
amoroso, das suas mãos rápidas que benziam meu
[45] corpo enquanto sussurrava rezas quase
incompreensíveis. As mesmas mãos que benziam
eram as que preparavam comidas fartas e
apetitosas no domingo. Que saudade de suas mãos
lindas, mãos com história, com calos, mas macias
[50] ao acarinhar e trançar meus cabelos. Hoje tento
entender o significado de certo mistério que te
envolvia.
Quando você ia a Santos nos visitar, eu
mal dormia na véspera, de tanta ansiedade. Como
[55] era gostoso tê-la em casa nos mimando. Sempre
trazia na mala presentes para os netos, fazia doces
deliciosos para todos, cuidava para que ninguém
brigasse. O que eu mais gostava era ter você
comigo, trançando meus cabelos. Todas as vezes
[60] que você ia embora, eu chorava. Até hoje
despedidas são difíceis pra mim.
Nunca consegui perguntar a você como foi
criar sete filhos com meu avô. Como foi ser a mãe
da Edna, do João, do José Roberto, da Erani
[65] Benedita, do Avelino, do Edson e do Edmilson.
Como foi ser a esposa de José dos Santos. Como
você se sentiu ao construir uma boa casa depois de
uma vida inteira trabalhando fora, em casa de
família. Como foi ser a matriarca de uma das
[70] poucas famílias negras de São Dimas, bairro que
depois se tornaria de classe média. Como você
lidava com o racismo. Será que pensava sobre isso
ou foi forçada a naturalizá-lo? Eu não tive tempo
de lhe perguntar nada disso. Quais eram os seus
[75] sonhos, seus medos.
Um bicho-barbeiro te picou, e você
precisou colocar um marca-passo. Com a saúde
muito fragilizada, aos 68 anos você nos deixou,
com muito ainda para viver. [...]
(RIBEIRO, Djamila. Cartas para minha avó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021, p.9-11. Trecho. Texto adaptado.)
O tom de um texto relaciona-se ao posicionamento — que deve ser consciente — do escritor. O texto I apresenta um tom