O arrojado projeto arquitetônico e urbanista da nova capital federal fez com que Brasília fosse, no ano de 1987, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, porque o Plano Piloto de Brasília concretizava os princípios do
Questões relacionadas
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(UNESP) Um experimento simples consiste em mergulhar a extremidade cortada de um ramo de planta de flores com pétalas brancas em uma solução colorida. Após algum tempo, as pétalas dessas flores ficarão coloridas.
(Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder. Biologia hoje, 2011.)
Considere os mecanismos de condução de seiva bruta e seiva elaborada nos vegetais. Nesse experimento, o processo que resultou na mudança da cor das pétalas é análogo à condução de
- Geografia | 5.2 Migração
Uma pesquisa feita em 2019 pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) mostra que 20% dos estrangeiros refugiados no Brasil vêm procurando trabalho, mas sem sucesso. Trata-se praticamente do dobro da taxa nacional de desemprego, que, segundo o IBGE, é de 12% da população economicamente ativa.
WESTIN, R. Disponível em: www12.senado.leg.br. Acesso em: 14 out. 2019 (adaptado).
A condição dos refugiados retratada no Brasil é explicada
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
ERLICH. Disponível em: mansunides.org. Acesso em: 5 dez. 2018.
A charge evoca uma situação de assombro frente a uma realidade que assola as sociedades contemporâneas. Seu efeito humorístico reside na crítica diante do(a)
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Descifran las palabras de un pergamino calcinado por la erupción del Monte Vesubio, en Nápoles, Italia.
[1] Científicos del Instituto de Microelectrónica y
Microsistemas en Nápoles (Italia) han conseguido leer un
antiguo pergamino carbonizado por la erupción del Vesubio
[4] Hace Casi 2.000 años. Los científicos pudieron escanear el
papiro usando una versión de la tomografía computarizada de
rayos X. Esta técnica é muy usada en medicina para ver las
[7] Estruturas de tecidos brilhantes, como o cérebro, os pulmões
o el pecho, y funciona mediante la detección del contraste de
cómo los materiales refractan, en lugar de absorber los rayos X.
[10] Los investigadores fueron capaces de descifrar un
alfabeto de letras griegas, y palabras ocasionales. Creen
provável que el texto sea una copia del escrito por el filósofo
[13] y poeta Filodemo (110 aC-40 aC), que se veía a sí mismo como
el defensor de las enseñanzas de Epicuro, filósofo que vivió
dos siglos antes y construyó un sistema de ética basado en una
[16] Visión materialista del mundo.
"Los textos son muy importantes para nuestra
comprensión de la filosofía helenística", dice David Blank, un
[19] clasicista de la Universidad de California, Los Ángeles, y uno
de los responsables del proyecto. Los investigadores esperan
hacer nuevos progresos y creen posible que más papiros sigan
[22] ocultos en Herculano, por lo que animan a que continúen las
excavaciones.
Internet: (con adaptaciones).
Con relación a las estructuras e ideas del texto de arriba, juzgue lo ítem subsiguiente.
El adjetivo "blandos" (l.7) significa en el texto tiesos.
- Ciências - Fundamental | 04.5. Animais em extinção
Texto base: Leia os textos a seguir e resolva a questão.
Texto 1 Cachorro-vinagre é registrado vivo em MG Espécie foi descrita há quase dois séculos. Filmagem aconteceu no Parque Estadual Veredas do Peruaçu. Por Aldem Bourscheit - WWF-Brasil Muito arredio e com hábitos praticamente desconhecidos pela Ciência, o cachorro-vinagre (Speothos venaticus) é apontado por pesquisadores como um “fantasma”. A espécie foi descrita em 1842 pelo dinamarquês Peter Lund, considerado o pai da paleontologia brasileira. Desde então, os últimos relatos oficiais em Minas Gerais foram rastros e dois animais mortos. Em outubro de 2012, um exemplar vivo foi filmado no Parque Estadual Veredas do Peruaçu, no norte do estado. A façanha foi possível com “armadilhas fotográficas” instaladas por meio de uma parceria entre o WWF-Brasil e o Instituto Biotrópicos. “Há sete anos tentávamos registrar a espécie. Nem acreditei quando vi a filmagem”, comemora o biólogo Guilherme Ferreira, do Biotrópicos. O cachorro-vinagre tem pelagem marrom escura, corpo alongado de até 70 cm, tem pernas e orelhas curtas e pesa cerca de 5 quilos. Pode ser encontrado no Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia e é um dos menores e mais sociais canídeos da América do Sul, pois forma bandos permanentes com até uma dezena de animais. “Isso permite ao grupo caçar presas de grande porte. Esse comportamento não é visto em outras espécies, como o lobo-guará, o graxaim ou a raposa-do-campo”, disse Frederico Lemos, professor na Universidade Federal de Goiás. A espécie está em situação vulnerável no país e criticamente ameaçada em Minas Gerais. Desmatamento, conflitos com populações, ataques e transmissão de doenças por animais de estimação são seus principais inimigos. Daí a importância da conexão entre áreas protegidas, do respeito à legislação em propriedades rurais e dos cuidados com a saúde de animais domésticos em todo o Vale do Rio Peruaçu, onde o registrou ocorreu. Disponível em: http://www.ecoagencia.com.br .Acesso em: 28 out. 2012. Fragmento.
Texto 2
Uma pesquisa inédita com o arredio cachorro-vinagre revelou que o animal vive em bandos formados por parentes. Os grupos chegam a 10 animais. “Os grupos são formados por um casal monogâmico, por filhotes e juvenis de crias anteriores”, conta o biólogo Edson Lima, um dos pesquisadores. Os grupos de cachorro-vinagre passam a maior parte do tempo abrigados em tocas subterrâneas. Para se alimentar, eles saem das tocas logo cedo em busca de sua presa mais comum: o tatu-galinha. A presa é localizada por meio do faro aguçado dos cachorros-vinagre, que seguem a trilha deixada pelo tatu durante a madrugada no retorno à sua toca. O bicho, também chamado de cachorro-do-mato-vinagre (Speothos venaticus), é misterioso para a ciência. Um dos motivos é a dificuldade de capturá-lo para estudos. Ele vive na região dos cerrados, em Mato Grosso, que sofre com acelerado desmatamento. É importante entender seu comportamento para descobrir estratégias para sua preservação. Disponível em: http://colunas.revistaepoca.globo.com. Acesso em: 28 out. 2012. Fragmento.
Enunciado:
O cachorro-vinagre está em situação vulnerável no país e criticamente ameaçado em Minas Gerais.
Escreva os fatores que contribuem para a situação atual do cachorro-vinagre.