(IFPE) O ácido salicílico foi originalmente descoberto devido às suas ações antipirética e analgésica. Porém, descobriu-se, depois, que esse ácido pode ter uma ação corrosiva nas paredes do estômago. Para contornar esse efeito foi adicionado um radical acetil à hidroxila ligada diretamente ao anel aromático, dando origem a um éster de acetato, chamado de ácido acetilsalicílico (AAS), menos corrosivo, mas, também, menos potente.
A estrutura química do ácido salicílico, representada acima, apresenta
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
• Tinta nanquim preta
• Copinhos de plástico para café
• Pincéis de diferentes tamanhos
• Água
• Papel toalha para limpar os pincéis
• Pincéis atômicos de ponta fina coloridos
• Cartolinas em tamanho A4
• Lixa dágua fina
• Caderno de desenho
Desenvolvimento:
1 - Em 5 copinhos com água pela metade misture gotas crescentes de nanquim: no primeiro copo 1 gota, no segundo 2 e assim sucessivamente. Distribua os copinhos para grupos pequenos de alunos. Entregue primeiro a cartolina lixada (veja item 2) , os pincéis e só depois que explicar como será feita a atividade, distribua os copinhos com nanquim.
2 – Prepare, anteriormente, as cartolinas, passando uniformemente e de forma suave a lixa d’água sobre ela apenas para deixá-la mais porosa.
3 - Ao receber os papéis, os alunos deverão fazer pequenas manchas no papel. De vez em quando poderão colocar cores escuras sobre as mais claras e deixar que as manchas se formem sozinhas obtendo um resultado parecido com este:
4 - Os alunos poderão fazer pingos, enfim, deve-se conseguir várias manchas de tamanhos e formas o mais variadas possível.
5 - Colocar nome nas folhas e deixar secar.
6 - Na aula seguinte cada aluno deverá experimentar olhar para as manchas feitas e ver dentro delas a forma de um personagem. Não precisa ser necessariamente humano. Pode ser um animal, uma planta, um extraterrestre, um robô, um carro, enfim, interessa aqui fazer surgir um personagem da mancha de nanquim. Assim que descobri-lo, contornar sua forma com canetinha. As formas serão intuídas, mas poderão ser completadas com linhas que não estão presentes nas manchas.
7 - Transferir o desenho do personagem para o caderno de arte a fim de definir olhos, cabelo, etc.
8 - Assim que o personagem estiver definido, realizar seu desenho definitivo em uma cartolina tamanho A4, inserir um balão (daqueles de desenho animado) e escrever uma frase criativa.
9 - Uma exposição poderá ser montada com as diferentes fases do processo.
Observações:
1 - Se o professor julgar conveniente, poderá incentivar os alunos a escrever uma pequena história em quadrinhos com seu personagem. Sugiro, no máximo, uma sequência de quatro quadrinhos. Neste contexto o aluno poderá inserir um cenário, se quiser. Poderá também montar sua história de modo que seu personagem dialogue com o personagem do colega.
- Geografia - Fundamental | 06. O Espaço Industrial Brasileiro
“A partir da mundialização do capital, o que veio a ser denominado de toyotismo assumiu a posição de objetivação universal da categoria da flexibilidade, tornando-se um valor universal para o capital em processo”.
(ALVES, G. Toyotismo como ideologia orgânica da produção capitalista. Revista Org & Demo. Vol. 01, nº 01, 2000. p.05.)
Uma das técnicas principais que assinalam a “categoria da flexibilidade” mencionada pelo trecho acima é:
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
The boxer
I am just a poor boy, though my story’s seldom told
I have squandered my resistance for a pocketful of mumbles, such are promises
All lies and jest, still a man hears what he wants to hear
And disregards the rest
[05] When I left my home and my family, I was no more than a boy
In the company of strangers
In the quiet of the railway station, runnin’ scared, laying low,
Seeking out the poorer quarters, where the ragged people go
Looking for the places only they would know
[10] Lie la lie, lie la la la lie lie
Asking only workman’s wages, I come looking for a job
But I get no offers
Just a come-on from the whores on 7th Avenue
I do declare, there were times when I was so lonesome
[15] I took some comfort there
Now the years are rolling by me
They are rockin’ evenly
I am older than I once was
And younger than I’ll be; that’s not unusual
[20] Nor is it strange
After changes upon changes
We are more or less the same
After changes we are more or less the same
And I’m laying out my winter clothes and wishing I was gone
[25] Goin’ home
Where the New York City winters aren’t bleedin’ me
Leadin’ me
Goin’ home
In the clearing stands a boxer and a fighter by his trade
[30] And he carries the reminders
Of every glove that laid him down or cut him
‘Til he cried out in his anger and his shame
“I am leaving, I am leaving”, but the fighter still remains
PAUL SIMON and ART GARFUNKEL
Adaptado de genius.com.
The lyrics to the songs The boxer and Morro velho mention characters who move to other cities.
A common feature concerning these characters’ lives is:
- Matemática | 8.2 Permutação
A quantidade de anagramas da palavra CONCURSO é:
- Ciências - Fundamental | 01. O Núcleo da Célula
(PUC-SP) A retirada do núcleo de uma célula resulta, depois de algum tempo, na parada de uma função que é especificamente por ela regulada. Essa função: