“A partir da mundialização do capital, o que veio a ser denominado de toyotismo assumiu a posição de objetivação universal da categoria da flexibilidade, tornando-se um valor universal para o capital em processo”.
(ALVES, G. Toyotismo como ideologia orgânica da produção capitalista. Revista Org & Demo. Vol. 01, nº 01, 2000. p.05.)
Uma das técnicas principais que assinalam a “categoria da flexibilidade” mencionada pelo trecho acima é:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Frações
Leia trechos da reportagem e responda o que se pede.
PROCURAM-SE ESTRANGEIROS
Mais de 22 000 imigrantes pediram autorização para trabalhar no Brasil apenas no primeiro semestre do ano. Esses profissionais são atraídos pelas perspectivas econômicas e pelos bons salários, contribuindo para suprir a carência de mão de obra qualificada
- a) Escreva, na forma fracionária, os números racionais usados nos dois trechos da reportagem.
- b) Qual desses números equivale a mais da metade do total?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Lãs de várias cores
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Xerox na folha A3 da obra “Galo - Aldemir Martins” em preto e branco
- Disponível: <http://anaeducarte.blogspot.com/2010/10/atividades-aldemir-martins.html>
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (data-show)
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar com as crianças sobre a obra “Galo – Aldemir Martins.”
- Disponível: http://artenarede.com.br/blog/index.php/o-galo-de-barcelos-e-os-galos- de-aldemir/
- Projetar algumas imagens dos “Galos – Aldemir Martins” para as crianças
- Disponível: <http://anaeducarte.blogspot.com/2010/10/atividades-aldemir-martins.html>
- Durante a projeção, o professor deve sempre lembrar e mostrar para as crianças sobre a variedade de cores intensas que o artista utilizava.
- Questione as crianças, sobre as cores que elas mais gostam . Deixe que elas falem livremente.
- Entregar a folha A3 , as lãs, cola e tesoura para cada criança.
- Instruir as crianças para primeiramente passar a cola ao redor do desenho e ir colando a lã. Depois que fizer todo o contorno do desenho, começar a preencher as partes internas do desenho até ficar todo coberto.
- Explicar para as crianças para elas passarem a cola em um espaço pequeno, colar a lã e continuar passando a cola e colando a lã. (Se elas passarem cola em uma parte muito grande do desenho, a cola pode secar).
- Cobrir o desenho todo com a lã.
- Sempre lembrar as crianças de fazerem uma composição bem bonita com as lã, misturando várias cores.
Fonte: <http://www.criandocomapego.com/atividades-de-recorte-e-colagem-para-fazer-com-as-criancas/atividade-de-artes-colagem-la/>
Fonte: <http://www.redesagradosul.com.br/noticias/releitura-da-obra-de-aldemir-martins-o-galo>
Fonte: <http://anaeducarte.blogspot.com/2010/10/atividades-aldemir-martins.html>
- Esperar secar.
- No final da atividade, exponha os trabalhos.
- Matemática - Fundamental | 04. Frações
(PROVA BRASIL) A estrada que liga Recife e Caruaru será recuperada em três etapas. Na primeira etapa, será recuperado 1/6 da estrada e, na segunda etapa, 1/4 da estrada. Uma fração que corresponde à terceira etapa é:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Veja alguns personagens do filme "Procurando Nemo" .
Disponível em: http://cineinsite.atarde.uol.com.br/materia/materia.php?id_filme=19063&id_materia=1742 Acesso em: 24 mar. 2013
A) Identifique o personagem que é um peixe cartilaginoso.
B) Todos os personagens fazem parte do grupo dos vertebrados? Justifique sua resposta.
- Inglês - Fundamental | 06. Superlative Adjectives (Adjetivos Superlativos)
Say it another way.
(A) Petroleum is more expensive than water.
______________________________________________________________________________________
(B) Recycling is cheaper than manufacturing.
______________________________________________________________________________________
(C) Preserving is better than destroying.
______________________________________________________________________________________
(D) The American economy is stronger than the Brazilian economy.
______________________________________________________________________________________
(E) Russia is larger than France.
______________________________________________________________________________________