O século XVIII é, por diversas razões, um século diferenciado. Razão e experimentação se aliavam no que se acreditava ser o verdadeiro caminho para o estabelecimento do conhecimento científico, por tanto tempo almejado. O fato, a análise e a indução passavam a ser parceiros fundamentais da razão. É ainda no século XVIII que o homem começa a tomar consciência de sua situação na história.
ODALIA, N. In: PINSKY, J.; PINSKY. C. B. História da cidadania. São Paulo: Contexto. 2003.
No ambiente cultural do Antigo Regime, a discussão filosófica mencionada no texto tinha como uma de suas características a
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee atentamente el texto y contesta a la cuestion.
Así es mi familia, por Valentina Tabares
Hay familias muy pequeñas y otras muy grandes. Hay familias en las que solo hay 2 o 3 personas y otras que hay muuuuuuchas, como en la mía. Pero grandes o pequeñas, las familias son lo mejor que te puede pasar. Pero ¿qué es una familia? Es... gente que te cuida, que te acompaña, que está ahí siempre para vos. Y mi familia, haaay!!! Mi familia! Mi familia es mi mamá enojada porque el perro le rompió su sandalia preferida. Y papá que rezonga porque no le alcanza para las cuentas, o robándose una galletita creyendo que mamá no lo ve. […] Es hablar todos juntos los domingos al mediodía disfrutando los fideos de la abuela Noni. Es jugar a los dados entre risas y bromas con el abuelo José. [..] Familia es papá, mamá, hermanos, tíos, abuelos, muchos primos, cuñados, tíos postizos, amigos de toda la vida que se unen tanto para decirle “ajoooo” con voz de tontos a un nuevo integrante del clan, como para afrontar momentos difíciles como cuando papá enfermó. Es hasta el perro, el gato y loro haciéndonos compañía. […]Es reír y llorar a la vez. Es pasar momentos de felicidad y de tristeza, pero siempre en compañía de seres amados. […]La familia puede ser grande o pequeña, rica o pobre, vivir cerca o lejos, pero en definitiva es gente que te quiere, te cuida, te acompaña y está siempre ahí para vos. Mafalda pregunta con una curita en la mano: “ y como se pone esto en el alma?? Y yo digo la curita del alma es sin dudas, LA FAMILIA. La autora tiene 11 años, y es de Campana.Valentina Tabares es el nombre real, y su madre autorizó la publicación.
Disponible en: <http://www.encampana.com/cat.php?txt=442#PSz6mped4oj3mY8V.99> Acceso el: 02 mar. 2014. (Fragmento)
De acuerdo al texto, contesta:
¿Cómo es la familia de Valentina? Descríbela en una frase.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Tem um bicho na parede
Nas paredes e tetos de cavernas pré-históricas, em várias partes do mundo, mamutes, veados, bisões e outros animais selvagens fogem de seus caçadores. Com as pinturas rupestres, como são chamadas, o homem pré-histórico representava o cotidiano.
Ele desenhava figuras humanas, as emocionantes caçadas, os tipos de plantas que rodeavam a "casa", os rituais, e muitas outras cenas do dia-a-dia. Como a agricultura ainda não tinha sido desenvolvida, eles deixaram nas paredes as pegadas da principal atividade que garantia a sobrevivência: a caça.
De 25000 a 8000 a.C. (antes de Cristo), no período conhecido como Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada (mais primitiva, anterior ao uso de instrumentos), os antepassados do homem atual utilizavam carvão para contornar os desenhos. Coloriam o interior com o pó de blocos de terra esfarelada utilizando pincéis grosseiros de peles e folhas, que tingiam os desenhos em tons avermelhados.
Já no Período Neolítico (por volta de 5.000 a 3.000 a.C.), os artistas das cavernas tiravam leite de pedra! Isto é, tinta! Raspavam pedras coloridas e misturavam o pó desses minérios com resina de árvores e cera de abelha. A mistura virava uma espécie de tinta, que fixou as cores nas pedras por milênios.
O vermelho e o amarelo, por exemplo, eram obtidos do minério de ferro. Os artistas pintavam com os dedos, com pincéis feitos de pêlo de animais e espátulas de madeira, e utilizavam os relevos das paredes como parte da cena. Assim, uma elevação da pedra poderia ser o enorme dorso de um mamute furioso, e dois buraquinhos podiam ser os olhos de um cavalo apavorado.
Eram espertos, esses artistas antigos. Não tinham muitos recursos, mas fizeram seus trabalhos tão bem feitos que até hoje os bichos parecem estar correndo em cavernas na Europa, na África, nas Américas, preservados contra a ação do tempo.
Muito mais tarde, o homem iria pintar sobre papel, tela, cerâmica, madeira, seda, e até ovos. Mas essas primeiras pinturas são especiais. São a memória dos primeiros homens que e tornaram artistas, mesmo sem saber que aquilo já era arte...
Disponível:http://www.canalkids.com.br/arte/pintura/bicho.htm. Acesso em: 20 nov. 2011.
As pinturas rupestres são fontes históricas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A tabela apresenta dados sobre mudanças ocorridas no mundo do trabalho no Brasil. Considerando que a industrialização possibilitou o crescimento da urbanização, o estado com maior expansão urbana entre 1907 e 1920 foi
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(UEFS) A restrição das briófitas a ambientes úmidos também está ligada ao fato de elas dependerem da água para a reprodução sexuada, pois seus gametas masculinos, chamados anterozoides, são flagelados, deslocando-se apenas em meio líquido. Ao atingir o gameta feminino, chamado oosfera, forma ao zigoto, que é imóvel.
(LOPES, 2008. p. 444)
Em relação à adaptação dos grupos vegetais ao ambiente terrestre ao longo de sua história evolutiva, pode-se considerar:
- Química | 2.4 Cinética Química
(UNISC) Considerando que em uma reação hipotética A B + C observou-se a seguinte variação na concentração de A em função do tempo:
A velocidade média (Vm) da reação no intervalo de 180 a 300 segundos é: