A tabela apresenta dados sobre mudanças ocorridas no mundo do trabalho no Brasil. Considerando que a industrialização possibilitou o crescimento da urbanização, o estado com maior expansão urbana entre 1907 e 1920 foi
Questões relacionadas
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(PUC-CAMP) O glúten é formado pelas proteínas gliadina e glutenina, que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia. A formação das proteínas depende da união dos aminoácidos por meio de ligações do tipo:
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(UECE) Apartheid é um termo que define a política de segregação racial e territorial, que tem como objetivo separar as diferentes “raças” existentes em um território. Ate o início da década de 1990, o país em que esta política prevaleceu fortemente foi o (a)
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Maias usavam sistema de água eficiente e sustentável
Um estudo publicado recentemente mostra que a civilização maia da América Central tinha um método sustentável de gerenciamento da água. Esse sistema hidráulico, aperfeiçoado por mais de mil anos, foi pesquisado por uma equipe norte-americana. As antigas civilizações têm muito a ensinar para as novas gerações. O caso do sistema de coleta e armazenamento de água dos maias é um exemplo disso. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores fizeram uma escavação arqueológica nas ruínas da antiga cidade de Tikal, na Guatemala. Durante o estudo, coordenado por Vernon Scarborough, da Universidade de Cincinnati, em Ohio, e publicado na revista científica PNAS, foram descobertas a maior represa antiga da área maia, a construção de uma barragem ensecadeira para fazer a dragagem do maior reservatório de água em Tikal, a presença de uma antiga nascente ligada ao início da colonização da região, em torno de 600 a.C., e o uso de filtragem por areia para limpar a água dos reservatórios. No sistema havia também uma estação que desviava a água para diversos reservatórios. Assim, os maias supriam a necessidade de água da população, estimada em 80 mil em Tikal, próximo ao ano 700, além das estimativas de mais cinco milhões de pessoas que viviam na região das planícies maias ao sul. No final do século IX a área foi abandonada e os motivos que levaram ao seu colapso ainda são questionados e debatidos pelos pesquisadores. Para Scarborough é muito difícil dizer o que de fato aconteceu. “Minha visão pessoal é que o colapso envolveu diferentes fatores que convergiram de tal modo nessa sociedade altamente bem-sucedida que agiram como uma ‘perfeita tempestade’. Nenhum fator isolado nessa coleção poderia tê-los derrubado tão severamente”, disse o pesquisador à Folha de S. Paulo. Segundo ele, a mudança climática contribuiu para a ruína dessa sociedade, uma vez que eles dependiam muito dos reservatórios que eram preenchidos pela chuva. É provável que a população tenha crescido muito além da capacidade do ambiente, levando em consideração as limitações tecnológicas da civilização. “É importante lembrar que os maias não estão mortos. A população agrícola que permitiu à civilização florescer ainda é muito viva na América Central”, lembra o pesquisador.
Revista Dae. Disponível em: www.revistadae.com.br. Acesso em: 21 jun. 2013 (adaptado).
Os sistemas de água se desenvolveram, ao longo da história da Humanidade, com base nos recursos e nos conhecimentos de cada época e região. A reportagem apresenta um recorte sobre esse desenvolvimento e, de acordo com o texto,
- Matemática | 13.4 Quadriláteros Notáveis
(UEFS)
O trapézio representado na figura tem bases medindo 12cm e 4cm, e os ângulos internos da base maior medem 60º e 30º.
Seu perímetro, em cm, é igual a:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(FASA) A lei da Conservação da Energia é uma das mais importantes e fundamentais leis de toda a ciência. Apesar das mudanças de um para outro tipo de energia, a energia nunca é criada nem destruída. Com base nos conhecimentos sobre Energia, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A energia cinética de uma partícula de 500,0g, a uma velocidade de 1,0 m/s, é de 5,0 mJ.
( ) A perda de 20% da velocidade de uma partícula significa perda em torno de 10% de sua energia cinética.
( ) A potência de uma máquina que realiza um trabalho de 360,0J, em um tempo de 1,0 min, é igual a 6,0W.
( ) Um bloco deslizando, inicialmente, a uma velocidade de 4,0 m/s penetra em uma superfície cujo coeficiente de atrito é igual a 0,2 e para, após percorrer uma distância de 4,0m.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a