(UNIPÊ)
Nos anos de 1960, um médico da Universidade de São Paulo, USP, descobriu no veneno da jararaca uma toxina que promove a redução da pressão arterial. O estudo não foi aproveitado pela indústria brasileira, mas nos Estados Unidos levou uma empresa a analisar a composição química da toxina e desenvolver o captopril, remédio anti-hipertensivo e vasodilatador.
Considerando-se essas informações e com base nos conhecimentos das propriedades dos compostos orgânicos, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UECE) As cactáceas são plantas típicas das regiões semiáridas nordestinas que se apresentam adaptadas às condições adversas do meio em que vivem. São exemplos de adaptações morfológicas dessas plantas:
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
TEXTO I
Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção.
HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
TEXTO II
Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano.
ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado).
Os trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de uma
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Textos do Dia a Dia: Receita
Texto para a questão
Mousse de maracujá
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 porções
Ingredientes
• 4 maracujás
• pacote de gelatina sem sabor
• 1 lata de creme de leite
• 1 lata de leite condensado
Modo de preparo
1. Tire o suco do maracujá e bata com um garfo ou uma batedeira de mão para liberar a semente. Peneire o suco para tirar as sementes e reserve-as.
2. Em outro recipiente, misture o creme de leite e o leite condensado. Depois, acrescente o suco de maracujá. Mexa bastante e coloque a gelatina, sempre misturando para não empedrar.
3. Coloque a mousse em um recipiente e decore com as sementes. Leve à geladeira para resfriar.
Disponível em: <http://receitasgnt.com.br/video/mousse-de-maracuja-com-gelatina/14339/>. Acesso em: 12 jan. 2015. Adaptado.
São ingredientes usados na mousse
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
A Barbie
Quem dá uma Barbie para uma criança põe a criança numa arapuca sem saída. Porque, ao ter uma Barbie, ela ingressa no Clube das Meninas que têm Barbie. E as conversas, nesse clube, são assim: Eu tenho o chalé de praia da Barbie. Você não tem. Ao que a outra retruca: Não tenho o chalé, mas tenho o marido loiro da Barbie, que você não tem.
Essa é a primeira lição que a inofensiva boneca de plástico ensina. Ensina a terrível fala do eu tenho, você não tem. A maldição das comparações. A maldição da inveja. Você deve conhecer alguns adultos que fazem esse jogo. Haverá coisa mais chata, mais burra, mais mesquinha? Ao dar uma Barbie de presente, é preciso que você saiba que a menina inevitavelmente aprenderá essa fala. [...]
Mas há uma saída. E, para ela, procuro sócios. Vamos começar a produzir o próximo e definitivo complemento para a bruxa de plástico: urnas funerárias para a Barbie. Por vezes o feitiço só se quebra com o assassinato da feiticeira – por bonitinha que ela seja...
A Barbie. In: ALVES, Rubem. Teologia do cotidiano: Meditações sobre o momento e a eternidade.
1. ed. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1994. p. 24-25.
O autor defende o ponto de vista de que
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
A entrada excessiva de nutrientes a partir de fontes como esgoto e lixiviação agrícola tem transformado muitos lagos saudáveis em águas eutrofizadas. Nesse caso, grandes entradas de nutrientes levam a alta produtividade do fitoplâncton, o que deixa as águas turvas e, na situação mais crítica, leva a ausência de oxigênio e a mortalidade de muitos peixes. Uma solução é a reversão da eutrofização pela combinação do controle das entradas de fósforo com intervenções, como a biomanipulação. A abordagem envolve um aumento do zooplâncton, via redução de animais zooplanctívoros.
BEGON.Metal. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. Porto Alegre
A intervenção biológica indicada como biomanipulação consiste na redução do fitoplâncton devido: