O nitrogênio é essencial para a vida e o maior reservatório global desse elemento, na forma de N2, é a atmosfera. Os principais responsáveis por sua incorporação na matéria orgânica são microrganismos fixadores de N2, que ocorrem de forma livre ou simbiontes com plantas.
ADUAN, R. E. et aI. Os grandes ciclos biogeoquímicos do planeta. Planaltina: Embrapa, 2004 (adaptado).
Animais garantem suas necessidades metabólicas desse elemento pela:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Leia o texto a seguir para responder as questões.
O lobo guará
Devido às suas pernas longas e finas parece mais uma raposa do que um lobo. É o maior mamífero carnívoro da América do Sul. Sua altura nos ombros chega a 87 centímetros. O corpo é coberto de pelos cor de ferrugem,e os pelos dorsais, atrás da cabeça, ficam em pé quando o animal está excitado. As partes inferiores das pernas, a extremidade da cauda e o focinho do guará são negros. O comprimento incomum das pernas facilita a tarefa de subir morros.
O lobo guará é solitário, tem hábitos noturnos e alimenta-se de pequenas cutias, pacas, aves, répteis, frutas, mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e pequenos insetos. Veloz e ágil, salta longe para apanhar a presa e consegue localizá-la de longe, graças à sua altura. Selvagem e medroso, o guará evita lugares mais habitados e raramente ataca carneiros ou cabras dispersos no mato, mas chega a capturar galinhas junto às casas isoladas. O guará é um animal pouco agressivo. Reúnem-se em casais apenas durante o período de reprodução.
Hoje restam apenas alguns milhares de espécimes nas planícies de Mato Grosso. Praticamente desapareceu das serras e dos pampas. Vive em média 13 anos.
Disponível em: www.curiosidade animal.com/mamífero_loboguara._sthml /adaptado. Acesso em: 08 out. 2012.
Releia a frase a seguir.
“Selvagem e medroso, o guará evita lugares mais habitados...”
O sujeito dessa frase, o guará, pode ser substituído por um pronome pessoal. Cite esse pronome.
- Literatura
Ardor em firme coração nascido!
Pranto por belos olhos derramado!
Incêndio em mares de água disfarçado!
Rio de neve em fogo convertido!
[...]
Se és fogo como passas brandamente?
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai! Que andou Amor em ti prudente.
Pois para temperar a tirania,
Como quis, que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu, parecesse a chama fria.
“Soneto VII”, de Gregório de Matos.
Na estruturação do poema, destaca-se o(a)
- Biologia | 03. Bioquímica
(Unit)
A imagem ilustra uma das etapas presente em um teste de DNA, que consiste em submeter o material genético à ação de enzimas de restrição que o fragmenta em porções de diferentes tamanhos e pesos moleculares. Esses
pedaços de DNA, sujeitos à eletroforese, revelam um padrão de fragmentos de restrição, que é único para cada indivíduo, funcionando como um “código de barras” genético.
A confiabilidade existente nos resultados obtidos nesse tipo de procedimento está alicerçada, dentre outros motivos, no fato de o
- Matemática | 14.3 Pirâmide
(IME) Seja SABCD uma pirâmide, cuja base é um quadrilátero convexo ABCD. A aresta SD é a altura da pirâmide. Sabe-se que e O volume da pirâmide é:
- Geografia - Fundamental | E. Os Domínios Morfoclimáticos
Leia as informações e analise a imagem a seguir que apresenta a localização de biomas na América do Sul.
A América do Sul é um continente com muitas variações no que diz respeito ás suas condições de clima. De uma forma geral, podemos distinguir entre o norte, tropical, e o sul temperado e oceânico, sendo que no extremo sul, na Antártida, as temperaturas descem abaixo de zero. Existem vários climas dentro de um mesmo continente que variam entre as duas costas e os dois extremos, norte e sul.
(Trecho do texto adaptado)
Disponível em: http://america-do-sul.costasur.com/pt/clima.html Acesso em: 15 mar. 2012.
Biomas da América do Sul
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1280&bih=705&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=XYlrhGFQVwgBVM:&imgrefurl=http://www.scielo.br/scielo.php%3Fpid%3DS0102- Acesso em: 15 de mar de 2012.
Relacione uma característica da Floresta tropical perene e da Caatinga a seus tipos climáticos.