Algumas plantas captam o gás carbônico durante a noite, convertendo-o em ácido málico que fica armazenado nos vacúolos de suas células. Pela manhã, os estômatos fecham-se e as trocas gasosas entre a planta e o ar atmosférico são praticamente interrompidas.
A vantagem fisiológica dessa captação noturna é
Questões relacionadas
- Física | 2.6 Hidrostática
Uma balsa de 1410 toneladas de massa tem o casco, parte que fica em contato com a água, em forma de um bloco retangular com dimensões de 20 m de largura, 80 m de comprimento e 2 m de altura. Ela é utilizada para transportar veículos de 1,5 toneladas de uma margem a outra de um rio cuja água tem densidade igual a 1 t/m3. Uma das medidas de segurança adotadas nesse transporte é a de que a água não pode chegar à metade da altura do casco.
Qual a quantidade máxima de veículos que essa balsa pode transportar, em uma mesma viagem, respeitando essa regra de segurança?
- Química | 2.5 Oxirredução
(UPE) Analise a seguinte imagem:
O prego vai enferrujar, apenas:
- Matemática
Considere dois círculos concêntricos em um ponto O e de raios distintos; dois segmentos de reta e perpendiculares em O como na figura abaixo.
Sabendo que o ângulo mede e que o segmento mede 12 pode-se afirmar que os diâmetros dos círculos medem:
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
A figura mostra uma antiga área de cultivo em processo de recuperação ambiental.
Já os gráficos representam alterações que ocorrem nessa área durante o processo de recuperação.
Durante o processo de sucessão secundária da área, em direção ao estabelecimento de uma comunidade clímax florestal, os gráficos que representam o número de espécies de gramíneas, a biomassa, o número de espécies de arbustos e a diversidade de espécies são, respectivamente,
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
Fornecer suporte às folhas e transporte das seivas bruta e elaborada são as principais funções dos caules. Analise as proposições em relação à informação.
I. O caule do tipo volúvel é um caule aéreo, ereto e lenhoso, a exemplo, uva, chuchu e feijão.
II. O caule do tipo colmo é um tipo de caule lenhoso e rastejante no qual são nitidamente observadas as regiões de nó e interno, a exemplo, palmito e coqueiro.
III. O caule do tipo rizoma é um caule subterrâneo com desenvolvimento perpendicular à superfície, a exemplo, batata inglesa, cenoura e aipim.
IV. O caule do tipo bulbo é um caule subterrâneo, de tamanho reduzido e envolvido por folhas modificadas, a exemplo, cebola e alho.
V. O caule do tipo estipe é um caule com muitos galhos e lenhoso, a exemplo, laranjeira e coqueiro.
Assinale a alternativa correta.