Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
As pessoas se alimentam, se vestem, moram, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado.
Suponhamos que você vá com seus amigos comer Big Mac e tomar Coca-Cola no Mc Donald’s. Em seguida, assiste a um filme de Steven Spielberg e volta para casa num ônibus de marca Mercedes. Ao chegar em casa, liga seu aparelho de TV Philips para ver o videoclipe de Michael Jackson e, em seguida, deve ouvir um CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG Ariola Discos em seu equipamento AIWA.
Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programa de algumas horas.
PRAXEDES, Walter; PILETTI, Nelson. O Mercosul e a Sociedade Global. São Paulo: Ática, 1997. (Fragmento adaptado)
O texto evidencia características do mundo globalizado, no qual as pessoas vivenciam experiências locais e, ao mesmo tempo, globais.
A) Tendo como referência o texto, descreva essa característica marcada pela conjugação do local e do global.
B) Comente os impactos dessa conjugação entre o local e o global nas práticas culturais dos seres humanos.
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(UNESP) O texto foi extraído da peça "Tróilo e Créssida" de William Shakespeare, escrita provavelmente, em 1601.
"Os próprios céus, os planetas, e este centro
reconhecem graus, prioridade, classe,
constância, marcha, distância, estação, forma,
função e regularidade, sempre iguais;
eis porque o glorioso astro Sol
está em nobre eminência entronizado
e centralizado no meio dos outros,
e o seu olhar benfazejo corrige
os maus aspectos dos planetas malfazejos,
e, qual rei que comanda, ordena
sem entraves aos bons e aos maus."
(personagem Ulysses, Ato I, cena III).
SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida. Porto: Lello & Irmão, 1948.
A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a descrição feita pelo geógrafo árabe Al-Bakri sobre o Reino de Gana no século X.
O rei [de Gana] adorna usando colares no pescoço e pulseiras nos braços. Quando se senta diante do povo, coloca-se em um lugar alto decorado com ouro e usando um turbante de algodão fino. Há dez cavalos cobertos com mantas bordadas a ouro. Atrás do rei ficam dez pajens segurando escudos e espadas decorados com ouro. [...] Na entrada do pavilhão estão os cães que usam ao redor de seus pescoços colares de ouro e de prata enfeitados com sinos do mesmo metal.
A audiência é anunciada pela batida em um longo cilindro oco que se chama “daba”. Quando os povos que professam a mesma religião se aproximam do rei, caem de joelhos e polvilham suas cabeças com pó, uma forma de mostrar respeito por ele.
Al-Bakri. Description de l’Afrique septentrionale, século X.
Leia as afirmativas sobre o texto e sobre o reino de Gana:
I. A grande extração de ouro que havia no reino de Gana fez com que ele se tornasse conhecido como “a terra do ouro”.
II. O ouro foi muito utilizado em adornos e enfeites, especialmente na corte que cercava o rei de Gana.
III. Utilizar joias e vestes luxuosas e exigir sinais de submissão das pessoas nas audiências eram formas do rei de Gana exibir seu poder.
São corretas as afirmativas:
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UNIC) A hemofilia é uma doença causada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X. Uma mulher com o fenótipo normal tem uma mãe portadora, um pai com fenótipo normal e um irmão com a doença.
A probabilidade de essa mulher, ao se casar com um homem normal, ter um descendente com hemofilia é de:
- Filosofia | 3. Medieval
(UECE) O trecho que se apresenta a seguir trata da compreensão de Agostinho de Hipona sobre a origem do mal e do pecado:
“Logo só me resta concluir: tudo o que é igual ou superior à mente que exerce seu natural senhorio e acha-se dotada de virtude não pode fazer dela escrava da paixão. Não há nenhuma outra realidade que torne a mente cúmplice da paixão a não ser a própria vontade e o livre-arbítrio”.
Santo Agostinho. O livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995. P.52.
No que diz respeito ao conceito de livre-arbítrio e à origem do mal na obra filosófica de Agostinho de Hipona, considere as seguintes afirmações:
I. Para Agostinho, o livre-arbítrio é sempre um bem concedido ao homem por Deus, mesmo que o homem utilize-o de forma errônea, o que provoca o mal.
II. Em concordância com a tradição dos pensamentos maniqueísta e neoplatônico, Santo Agostinho defendia a visão dualista de um mundo em perpétua luta entre o Bem e o Mal.
III. Segundo o bispo de Hipona, o mal não possui ser, não pertence à ordem, ele é a corrupção do ser e é de inteira responsabilidade do homem, enquanto ser livre.
É correto o que se afirma em