Leia o texto a seguir.
As pessoas se alimentam, se vestem, moram, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado.
Suponhamos que você vá com seus amigos comer Big Mac e tomar Coca-Cola no Mc Donald’s. Em seguida, assiste a um filme de Steven Spielberg e volta para casa num ônibus de marca Mercedes. Ao chegar em casa, liga seu aparelho de TV Philips para ver o videoclipe de Michael Jackson e, em seguida, deve ouvir um CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG Ariola Discos em seu equipamento AIWA.
Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programa de algumas horas.
PRAXEDES, Walter; PILETTI, Nelson. O Mercosul e a Sociedade Global. São Paulo: Ática, 1997. (Fragmento adaptado)
O texto evidencia características do mundo globalizado, no qual as pessoas vivenciam experiências locais e, ao mesmo tempo, globais.
A) Tendo como referência o texto, descreva essa característica marcada pela conjugação do local e do global.
B) Comente os impactos dessa conjugação entre o local e o global nas práticas culturais dos seres humanos.