Leia a seguir o trecho retirado da charge.
Devia comprar também os espíritos de porco. Pois o Brasil tá cheio!
A Linguagem Popular (ou Formal) destacada anteriormente, na fala do personagem da charge, mostra o que os chineses deveriam comprar no Brasil: os espíritos de porco. De acordo com a informação, EXPLIQUE o sentido que essa Linguagem Popular traz a determinada crítica feita ao Brasil, especificando o motivo de estabelecer essa expressão.
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Meu pai disse que meu avô contou que minha avó era muito linda e que olhou bem nos seus olhos antes de correr. Meu avô ficou enfeitiçado por ela. Imediatamente ele tirou o laço do lombo do cavalo em que estava montado e a laçou. Ela, no começo, esperneou, gritou, chamou pelos outros ‘índios’, mas ninguém voltou, e meu avô a levou para casa e com ela teve nove filhos. Meu avô contou para meu pai que vovó era baixinha, tinha cabelos longos bem pretinhos e olhos puxadinhos. Ela ficava horas sentada na frente de casa penteando os cabelos e com os olhos perdidos no horizonte. Meu avô dizia que ela ficou a vida inteira aguardando que sua ‘tribo’ viesse resgatá-la. Nunca ninguém apareceu.
Disponível em:http://danielmunduruku.blogspot.com.Acesso em: 1º fev. 2020 (adaptado).
O texto traz a memória contemporânea de um dos netos de mulheres indígenas que foram “pegas no laço”, prática recorrente desde o período colonial até o início do século XX. No processo de formação do povo brasileiro, o caso mencionado é emblemático porque evidencia a
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Enunciado:
Con la viñeta se pretende denunciar
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Entrevista Almir Suruí
Não temos o direito de ficar isolados
Soa contraditório, mas a mesma modernidade que quase dizimou os suruís nos tempos do primeiro contato promete salvar a cultura e preservar o território desse povo. Em 2007, o líder Almir Suruí, de 37 anos, fechou uma parceria inédita com o Google e levou a tecnologia às tribos. Os índios passaram a valorizar a história dos anciãos. E a resguardar, em vídeos e fotos on-line, as tradições da aldeia. Ainda se valeram de smartphones e GPS para delimitar suas terras e identificar os desmatamentos ilegais. Em 2011, Almir Suruí foi eleito pela revista americana Fast Company um dos 100 líderes mais criativos do mundo dos negócios.
ÉPOCA - Quando o senhor percebeu que a internet poderia ser uma aliada do povo suruí?
Almir Suruí - Meu povo acredita no diálogo. Para nós, é uma ferramenta muito importante. Sem a tecnologia, não teríamos como dialogar suficientemente para propor e discutir os direitos e territórios de nosso povo. Nós, povos indígenas, não temos mais o direito de ficar isolados. Ao usar a tecnologia, valorizamos a floresta e criamos um novo modelo de desenvolvimento. Se a gente usasse a tecnologia de qualquer jeito, seria um risco. Mas hoje temos a pretensão de usar a ferramenta para valorizar nosso povo, buscar nossa autonomia e ajudar na implementação das políticas públicas a favor do meio ambiente e das pessoas.
RIBEIRO, A. Época, 20 fev. 2012 (fragmento).
As tecnologias da comunicação e informação podem ser consideradas como artefatos culturais. No fragmento de entrevista, Almir Suruí argumenta com base no pressuposto de que:
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UFG) As reações a seguir são fundamentais para o equilíbrio ácido-base em mamíferos.
CO2 + H2O --> H2CO3 + H+ + HCO3-
Com base nessas reações, conclui-se que um primata, introduzido em uma atmosfera rica em CO2, após a absorção desse gás, apresentará, como resposta fisiológica imediata, uma
- Biologia
(UNIFESP) Considere o ciclo de vida e as características de uma tênia ou solitária (‘Taenia solium’) e de uma lombriga (‘Ascaris lumbricoides’), e assinale a alternativa correta.